Impactos no dia-a-dia, baseados no livro "O mundo é plano"
Débora Camilo - Turma Babilônia
Globalização A globalização afeta a vida de todos os seres humanos.
O avanço da tecnologia e comunicação causa grande impacto em meu dia-a-dia, como por exemplo: - O uso do computador, mais precisamente, da internet; Assim que eu chego da escola, vou logo para o computador, e fico horas no msn, conversando com meus amigos, ou fazendo tarefas (pois há vários trabalhos relacionados à informática na escola), fazer pesquisas, devido a facilidade em encontrar informações, e também vejo notícias pela internet, devido ao mesmo motivo do último.
- O uso de aparelhos tecnológicos;
Utilizo muito o celular, pois consigo manter contato com meus pais e amigos. Também utlizo bastante o mp3 quando não tenho nada para fazer. - A variedade de opções que temos hoje; A globalização possibilitou um maior conhecimento das vontades dos consumidores, devido ao avanço da comunicação, e juntamente com o aumento da concorrência, houve a criação de novos produtos que garantissem lucro aos produtores.
Existem aparelhos de toda cor, formato, etc, que estão sempre mudando em um curto período de tempo. Há sempre uma moda que seguimos, para não nos sentirmos ultrapassados.´ - A adoção cada vez maior da cultura estadunidense. É muito comum eu assistir a filmes estadunidenses, comer no McDonald's, Giraffas ou Bob's, ouvir músicas estadunidenses e etc. Estou perdendo cada vez mais a cultura brasileira, devido a forte influência dos EUA, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Offshoring A entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) trouxe novos impactos em nosso dia-a-dia. Por exemplo: - Houve a criação do modelo econômico Offshoring, no qual uma empresa paga uma de suas fábricas, em outro país, para fazer o mesmo produto, da mesma maneira, só que com um custo de mão-de-obra mais barato, uma carga tributária menor, menor gastos com plano de saúde, entre outros. Isso fez com que o custo com a produção diminuísse, barateando o produto no mercado, e garantindo lucros para os empresários.
É isso que acontece com muitas empresas na China. Os trabalhadores chineses são explorados, trabalhando muito, recebendo salários baixíssimos e correndo grandes riscos de acidentes, enquanto os empresários ficam com o lucro. O consumidor não tem conhecimento desse tipo de exploração, senão, acho que muitas empresas desse ramo perderiam boa parte do seu mercado consumidor.