INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA Prof. Ms. Rodrigo de Freitas Amorim Educação de Jovens e Adultos
ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE O PARECER Nº 11/2000 (2,0 pontos)
ALUNO(A): Adryele da Silva Ferreira Questão nº 01 [0,1]: Na introdução do Parecer, o relator Carlos Roberto Jamil Cury, explica os motivos que levaram a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação a instituir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Assinale a alternativa que explica este motivo. a) (X) A EJA é uma modalidade de educação básica tanto do Ensino Fundamental (EF) e Médio (EM) e como tal deveria ser regida pelos pareceres e resoluções que as regulamentam. Todavia suas características e especificidades estavam gerando muitas dúvidas nos sistemas de ensino, associações, organizações e entidades que atuavam no antigo supletivo, que levadas ao conhecimento do Conselho Nacional de Educação, cobraram esclarecimentos sobre como deveria ser a nova modalidade. Disso decorreu a compreensão de que as DCN’s do EF e EM não eram suficientes. b) ( ) A Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Parecer CEB nº 4, de 29 de janeiro de 1998 e Resolução CEB nº 2, de 15 de abril de 1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15, de 1º de junho de 1998 e Resolução CEB nº 3, de 23 de junho de 1998) eram suficientes para instruir os sistemas de ensino sobre como lidar com a Educação de Jovens e Adultos. c) ( ) A Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (COEJA), do Ministério da Educação e Desporto (MEC), avaliou as solicitações dos diversos entes envolvidos com a educação de jovens e adultos, porém, não julgou necessária a realização de novas diretrizes, mas apenas audiências públicas para esclarecimento das dúvidas emergentes. d) ( ) A luta dos próprios jovens e adultos matriculados nas escolas que sentiam a necessidade de terem diretrizes próprias relacionadas à sua modalidade de educação, o que demonstrou atitudes críticas e participativas destes sujeitos. Questão 02 [0,1]: Um dos problemas da educação brasileira apresentado pelo Parecer n.º 11/2000 se refere à distorção idade própria/ano escolar. Apesar da contínua ampliação das vagas e matrículas para crianças no ensino fundamental, os problemas com a repetência, reprovação e evasão constituem-se numa das razões porque tantos jovens e adultos acabam excluídos da escola. Neste sentido, como pode ser conceituada a EJA?
Data: 03/07/2018 a) ( ) A EJA é uma modalidade de ensino dentro da Educação Profissional cujo objetivo é a formação técnica e profissionalizante de jovens e adultos, para se inserirem no mercado de trabalho, reparando assim sua condição de sujeitos excluídos. b) ( ) A EJA é uma modalidade da educação básica destinada a amparar jovens e adultos que não quiseram estudar na idade própria. c) ( ) A EJA é uma instituição legal e governamental com o objetivo de promover educação de qualidade para jovens e adultos afro-brasileiros e indígenas. d) (X) A EJA é uma modalidade de ensino da educação nacional, com finalidades e funções específicas, representando uma dívida social não reparada para com as pessoas que não tiveram acesso ou não permaneceram na escola da idade própria. Questão 03 [0,1]: Um dos preconceitos com os jovens e adultos que não tiveram acesso ou não permaneceram na escola na idade própria é: a) ( ) São pessoas acostumadas com uma atitude passiva diante da realidade e que jamais esperam receber benefícios do governo para suprir suas necessidades. b) ( ) São pessoas de vontade apesar de não conseguiram enfrentar as dificuldades de permanência na escola e desistiram. c) (X) São pessoas incultas vocacionadas para tarefas e funções “desqualificadas” no mercado de trabalho. d) ( ) São pessoas autônomas que vivem independentemente do letramento porque conseguem se utilizar da escrita ainda que não tenham domínio dela. Questão 04 [0,1]: São fundamentos e funções da Educação de Jovens e Adultos. Marque a alternativa correta. a) ( ) Função de suprimento, equalizadora permanente. b) (X) Função reparadora, equalizadora permanente. c) ( ) Função equalizadora, superadora libertadora. d) ( ) Função superadora, reparadora e libertadora. e) ( ) Função permanente, qualificadora reparadora.
e e e
e
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA Prof. Ms. Rodrigo de Freitas Amorim Educação de Jovens e Adultos
Questão 05 [0,1]: O que caracteriza a função reparadora da EJA? Marque a alternativa correta: a) ( ) É a função que visa suprir as necessidades de educação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade própria. b) ( ) É a função que resgata a dignidade teleológica do ser humano em todas as suas dimensões, especialmente, as transcendentais. c) (X) É a função que restaura um direito negado aos jovens e adultos: o direito a uma escola de qualidade e, que reconhece a igualdade ontológica de todo ser humano que só pode ser garantida através da oferta da educação para todos d) ( ) É a função que garante a inserção das pessoas deficientes e com necessidades especiais nos sistemas de educação, por meio das políticas de inclusão.
Questão 06 [0,1]: Assinale a afirmativa abaixo que é verdadeira em relação à função equalizadora. a) (X) É a função que se inicia logo após a função reparadora ter cumprido seu objetivo. Visa oportunizar aos jovens e adultos e a outros segmentos, tais como donas de casa, imigrantes, aposentados e encarcerados, as mesmas oportunidades de inserção no mundo do trabalho que os demais. b) ( ) É a função que torna os jovens e adultos da EJA iguais aos estudantes das outras modalidades. c) ( ) É a função que transforma a situação social de exclusão e pobreza dos jovens e adultos. d) ( ) É a função que garante acesso dos jovens e adultos ao ensino superior, indo além da formação básica.
Questão 07 [0,1]: Em relação à função permanente, assinale a alternativa incorreta: a) ( ) É também uma função chamada de qualificadora. b) ( ) É a função que procura proporcionar conhecimentos a todos ao longo de toda a vida. c) ( ) É uma função que visa a formação do ser humano com valores como universalismo, solidariedade, igualdade e diversidade. d) (X) É a função que evita o problema da evasão das crianças da escola na idade própria, corrigindo as disparidades de idade/série escolar.
Questão 08 [0,3]: O terceiro tópico do Parecer n.11/2000 retoma um breve histórico da educação brasileira deste os tempos do Império para demonstrar como é recente a conquista da escola pública no Brasil, consequentemente, mais recente ainda é a conquista do espaço da EJA enquanto modalidade de educação. Leia as afirmações abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso. a) (F) A Constituição Imperial de 1824 reservava a todos os cidadãos os direitos da instrução pública gratuita. b) (F) No período imperial a educação era privilégio de todos, inclusive, escravos que podiam participar das aulas ministradas nas escolas públicas das províncias.
c) (V) As condições políticas, sociais e econômicas do Império, tais como: escravismo, modelo econômico egroexportador, aristocraria rural dominante, foram fatores relacionados ao alto índice de analfabetismo no Brasil. d) (F) Várias reformas foram propostas no período imperial, dentre elas a de Leôncio de Carvalho e Rui Barbosa, que efetivamente, conseguiram diminuir, e muito, o analfabetismo no Brasil. e) (V) A Constituição Republicana de 1891 deixou a responsabilidade da educação primária a cargo dos Estados e à União tornou responsável animar no país o desenvolvimento das letras, artes e ciências. f) (V) Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um importante documento de intelectuais que defenderam a escola pública e um novo modelo de educação não mais baseado nos padrões tradicionais da escola jesuítica. g) (V) A Constituição Federal de 1934 foi um importante marco para a publicização da educação brasileira, pois defendeu a educação como direito de todos, dever da família e dos poderes públicos, inclusive, extensiva aos adultos. h) (V) A criação do Ministério da Educação e Saúde Pública foi um importante ato do governo que passou a dar atenção especial às questões da educação no país. i) (F) A Constituição Federal de 1988 pode ser entendida como um retrocesso nas conquistas de então, pois mudou o foco do direito da educação para todos para o direito às questões de proteção e controle da sociedade.
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA Prof. Ms. Rodrigo de Freitas Amorim Educação de Jovens e Adultos
Questão 09 [1,0]: Imagine a seguinte situação! Uma determinada escola pública da periferia de uma grande cidade brasileira oferece a EJA para o ensino fundamental e médio. A escolha de uma nova diretora, resistente ao trabalho com a EJA, por acreditar que se trata de um público pouco interessado e acomodado, levou para a Secretaria de Educação do Estado um documento solicitando a transferência da modalidade para outra escola, dizendo que gostaria de ceder suas dependências, no período noturno, para fechar um convênio com uma grande indústria, que alugaria as salas e equiparia a escola com recursos tecnológicos para oferecer treinamento profissional para seus funcionários durante dois anos. Os alunos e alunas do bairro que são atendidos pela escola não têm como se locomover para outro local, além de se sentirem discriminados pela diretora. Então, os professores e professoras da escola foram convidados pela Secretária de Educação a escreverem um documento argumentando sobre o porquê do não atendimento da solicitação da diretora. Escreva o documento. A educação de adultos das classes pobres sempre foi vista como desnecessária pela classe dominante. O discurso da elite naturaliza a condição financeira; assim, os menos favorecidos devem aceitar a posição à qual foram destinados na sociedade, mas, na verdade, o que se esconde por trás dessa ideia é que a educação seria subversiva e poderia criar indivíduos perigosos: capazes de entender seu papel enquanto cidadãos, questionadores, insubordinados, “inimigos da sociedade” estabelecida. Segundo o Parecer nº 11/00: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso ao domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas.
Essa função reparadora da EJA proporciona ao adulto analfabeto a possibilidade de estar em pé de igualdade numa sociedade que, muitas vezes, marginaliza e exclui esses indivíduos. Trabalhadores bem preparados, capazes de pensar sua realidade são necessários para que haja desenvolvimento da ciência e da tecnologia do país. A perspectiva é de que ainda durante um bom tempo serão necessários investimentos em políticas democratizadoras como a EJA. O objetivo da Educação de Jovens e Adultos, diferentemente de outras políticas de alfabetização de adultos, não deve ser apenas a certificação ou o treinamento para o mercado de trabalho; deve, sim, oferecer formação profissional continuada. Deve ter significação maior, possibilitar uma formação geral do indivíduo, dando a ele o direito de entender e intervir na sociedade na qual está inserido, o direito de tornar-se cidadão. Deve também possibilitar o desenvolvimento de talentos. Para Paulo Freire, esta é uma das funções da educação dirigida a jovens e adultos; ela humaniza o homem.
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA Prof. Ms. Rodrigo de Freitas Amorim Educação de Jovens e Adultos
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Boas férias!