Higiene corporal É muito importante proporcionar ao paciente que está restrito ao leito, um banho diário. Além de proporcionar limpeza e conforto, ajuda a refrescar o corpo e o espírito. O banho pode ser dado pela manhã, pois o paciente, geralmente está com mais energia para cooperar, ou em qualquer outro horário, de acordo com a necessidade ou preferência do paciente. Material necessário -
bacia grande com água morna; forro absorvente e impermeável, para não molhar a cama; sabonete, esponja e toalhas; coberta leve para prevenir calafrios; loção hidratante.
Como dar o banho Antes de despir o paciente, feche as janelas e a porta do quarto para evitar correnteza de ar. O forro protetor deve ficar em baixo do paciente para que não molhe a cama. Para facilitar, peça para que o paciente vire de lado para você colocar o forro protetor. Banhe uma área do corpo de cada vez. Ensaboe a pele com a esponja, enxágüe e seque delicadamente com a toalha. Comece lavando a face, o pescoço, as axilas, o tórax, as costas, as genitálias, as pernas e por último os pés. Lavar diariamente as nádegas e a área genital é de fundamental importância, pois as bactérias tendem a se acumular nesta região. Lave esta área, sempre com movimentos de frente para trás. Em seguida enxágüe bem e seque delicadamente com uma toalha. Caso o paciente tenha descontrole de urina ou de fezes, é importante aplicar uma loção protetora de pele específica para este caso (peça orientação à equipe de saúde). Após terminar o banho, peça para que o paciente vire de lado, de forma que o forro impermeável e o lençol de baixo possam ser trocados. As roupas de cama deverão ser trocadas diariamente depois do banho, pois os lençóis cheirosos proporcionam uma sensação agradável de conforto para o acamado. Se for possível, troque a roupa de cama de noite também, antes do paciente dormir. Lembre-se:
- se a movimentação do banho provocar dor, e o médico prescreveu analgésico em caso de dor, dê o medicamento cerca de uma hora antes do banho; - se o paciente estiver em cama hospitalar, regule a altura da cama para minorar a tensão em suas costas; - respeite a privacidade do paciente durante o banho; feche a porta e impeça interrupções de terceiros. - pergunte ao paciente se você está esfregando forte ou fraco demais, pois cada pessoa tem uma sensibilidade diferente ao toque; - mantenha o corpo do paciente protegido com uma toalha ou uma coberta leve durante o banho para evitar que ele se resfrie; - se o paciente sente-se impossibilitado de tolerar um banho completo, pelo menos o rosto, as mãos e a genitália devem ser lavados diariamente; - evite o uso de talco, por tender a solidificar-se nas dobras do corpo e provocar desconforto; - escovar e pentear o cabelo, assim como barbear o paciente faz parte da higiene corporal. Para muitos pacientes, a manutenção de seus cuidados pessoais habituais, tais como aplicar perfume, loção pós barba, batom, ajudam a melhorar sua auto-estima.