Guia Do Aluno Basquetebol

  • Uploaded by: Pedro Bessa
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Guia Do Aluno Basquetebol as PDF for free.

More details

  • Words: 1,089
  • Pages: 5
Escola Secundária Abel Salazar Departamento de Expressões

Núcleo de Estágio 2008/2009

Pedro Filipe Silva Bessa

GUIA DO ALUNO

CARACTERIZAÇÃO DA MODALIDADE O Basquetebol é um Jogo Desportivo Colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 5 jogadores efectivos e 5 jogadores suplentes, que têm como objectivo, introduzir a bola no cesto do adversário, tentando impedir que este faça o mesmo, ganhando a equipa que obtiver o maior numero de pontos.  Terreno de Jogo O terreno de jogo é um espaço rectangular, estável e com todas as medidas e sinalizações perfeitamente estabelecidas e determinadas, no qual se desenvolve a confrontação entre duas equipas. O campo de Basquetebol tem em termos de dimensões máximas 28m de comprimento e 15 de largura, podendo ter até menos de 4m de comprimento e 2m de largura. Possui ainda duas áreas restritivas, um círculo central e duas tabelas com cestos, cujas características e medidas estão estabelecidas pelas regras oficiais do jogo. Ainda podemos salientar a linha de meio campo, que divide o campo em meio campo ofensivo e meio campo defensivo.

 Os jogadores No sentido de melhor coordenar esforços no ataque e na defesa, os jogadores devem conhecer as suas disposições relativamente ao campo de jogo e aos seus colegas de equipa.

Escola Secundária Abel Salazar

Núcleo de Estágio 2008/2009

Departamento de Expressões

Pedro Filipe Silva Bessa Desta forma as posições que os jogadores ocupam no campo têm regras bem claras e bem definidas, que cada jogador deverá assumir enquanto ocupante dessa mesma posição. Mudança de posição, mudança de tarefa.  Equipa de arbitragem A equipa de arbitragem é constituída por 2 árbitros. Existem ainda 3 oficiais de mesa: 1 marcador que regista os pontos obtidos pelas equipas e as faltas, 1 cronometrista que controla o tempo de jogo e os descontos de tempo, e 1 operador de 24 segundos.

 Regras de jogo



Sistema de pontuação

Uma equipa pontua cada vez que a bola entra no cesto adversário. Cada cesto tem valores diferenciados conforme a zona de onde é efectuado o lançamento. Nos lances livres, executados após faltas em lançamentos, cada cesto vale 1 ponto. Qualquer outro tipo de lançamento vale 2 pontos, exceptuando se for efectuado fora da zona dos 6,25m, neste caso vale 3 pontos. Ganha como já foi referido a equipa de obtiver maior número de pontos e em caso de igualdade no final do encontro, haverá tantos prolongamentos necessários de 5 minutos, até que uma equipa termine em vantagem pontual.



Duração

A duração de um jogo de Basquetebol é de 40 minutos, divididos por 4 períodos de 10 minutos cada. O intervalo maior é de 15 minutos e acontece entre o segundo e o terceiro período, enquanto os restantes intervalos têm a duração de 2 minutos. Cada treinador dispõe de 1 minuto de repouso nos primeiros 3 períodos.



Inicio e recomeço do jogo

Em cada um dos períodos e em todos os períodos suplementares o jogo inicia-se com o lançamento da bola ao ar pelo árbitro. Nesse momento a bola é disputada por 2 jogadores adversários, os únicos que podem estar no círculo central.

Escola Secundária Abel Salazar

Núcleo de Estágio 2008/2009

Departamento de Expressões

Pedro Filipe Silva Bessa



Bola fora / Reposição da bola em jogo

A bola é considerada fora de jogo quando: - Um jogador na posse de bola está sobre ou para lá das linhas limites do campo; - A bola bate no solo sobre ou para lá das linhas limite do campo; - A bola toca nos suportes ou na parte exterior da tabela; A reposição da bola em jogo é feita pela linha lateral ou pela linha final, no local onde a bola saiu.



Faltas e incorrecções

- Falta pessoal – falta cometida por um jogador quando envolve um contacto pessoal com um adversário, como tocar, agarrar, empurrar ou impedir qualquer movimento do adversário. - Falta técnica – é cometida quando um jogador tem uma atitude anti desportiva ou usa linguagem imprópria. - Contacto com a bola A bola é jogada com as mãos, não podendo ser pontapeada, socada nem transportada na mão. No entanto, se o contacto com um membro inferior ocorrer de forma intencional não é considerada falta. - Passos Um jogador só pode efectuar 2 apoios com a bola nas mãos sem driblar. - Dribles Um jogador não pode efectuar dois dribles consecutivos, ou seja, não pode driblar a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a driblar, assim como também não pode driblar com as duas mãos em simultâneo. - Bola presa È bola presa quando 2 jogadores ou mais agarram a bola em simultâneo. Nesta situação a bola é posta em jogo com um lançamento de bola ao ar. - Violações de campo Um jogador que está na sua zona de ataque, não pode passar nem driblar para a sua zona defensiva.

Escola Secundária Abel Salazar

Núcleo de Estágio 2008/2009

Departamento de Expressões

Pedro Filipe Silva Bessa - Restrições de campo Um jogador não poderá permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipe está na posse da bola. Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo. Após a conquista da posse da bola a equipe atacante tem 8 segundo para abandonar o seu meio campo defensivo. Quando uma equipa entra na posse de bola tem no máximo 24 segundos para lançar a bola ao cesto adversário.

 Simbologia da arbitragem

Tentativa de Lançamento dos 3 pontos Lançamento de 3 pontos convertido

Penalização com lances livres

Substituições

Passos

Drible ilegal

Transporte ilegal

Parar o cronómetro de jogo

Falta técnica

Violação da regra dos

DEFESA Á ZONA 3 segundos

Cesto anulado ou jogo interrompido

Falta desqualificante

Na defesa à zona, cada defensor fica responsável por uma determinada zona do campo, próxima do cesto, e por marcar o atacante que nela aparecer. Na defesa à zona, os deslocamentos da bola é que irão servir de referência para a movimentação dos defensores. Neste tipo de defesa, é importante não abrir espaços no interior da zona – pressionando o portador da bola, movimentando-se em bloco – e haver uma permanente ajuda defensiva para com os colegas de equipa, através da recuperação defensiva e da comunicação verbal acerca das movimentações dos adversários.

Escola Secundária Abel Salazar

Núcleo de Estágio 2008/2009

Departamento de Expressões

Pedro Filipe Silva Bessa No basquetebol utilizam-se fundamentalmente quatro formas de defesa à zona : •

2: 1: 2;



2: 3;



3: 2;



1: 2: 2.

Defesa à Zona

Related Documents

Guia Do Aluno Basquetebol
December 2019 28
Guia Do Aluno Badminton
December 2019 31
Guia Do Aluno Futebol
November 2019 28
Guia Do Aluno Voleibol
November 2019 23
Guia Do Aluno Atletismo
December 2019 31

More Documents from "Duarte Teixeira"

Feliz Natal 08
December 2019 19
Guia Do Aluno Badminton
December 2019 31
November 2019 9
December 2019 13
Guia Do Aluno Atletismo
December 2019 31
Guia Do Aluno Basquetebol
December 2019 28