Guia De Internet E De Pequisa Web

  • Uploaded by: Arminda Sousa
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Guia De Internet E De Pequisa Web as PDF for free.

More details

  • Words: 1,725
  • Pages: 9
Prof. Arminda Sousa

2008/2009

Índice Introdução.......................................................................................................................................... 3 O que é a Internet .............................................................................................................................. 4 O que se pode fazer na Internet?....................................................................................................... 4 O que é necessário para aceder à internet ........................................................................................ 4 Diferença entre Web e Internet................................................................................................. 4 Navegação na Internet....................................................................................................................... 5 Endereços na Internet........................................................................................................................ 5 Estrutura de um endereço ............................................................................................................. 5 Pesquisar informação utilizando os motores de busca?.................................................................... 6 O que é um motor de busca (search engine)..................................................................................... 6 Técnicas de pesquisa.......................................................................................................................... 6 Pesquisa utilizando o motor de busca Google: .................................................................................. 7 Outros serviços do google.................................................................................................................. 8 DICAS de PESQUISA............................................................................................................................ 8 Metodologia de Pesquisa................................................................................................................... 9

2

Introdução Tradicionalmente, para resolver problemas, as pessoas pensavam neles até eventualmente os solucionarem. Uma vez obtida a solução, tentava-se memorizar o modo como foi obtida, ou seja, a receita geral e não a solução de um caso em concreto. Hoje em dia as coisas mudaram. Perante um problema, a primeira reacção normal é aceder a um motor de pesquisa e tentar encontrar a solução existente mais parecida possível. “Evoluiu-se” do clássico “resolver e memorizar” para o moderno “procurar e adaptar”. Porquê? Porque é mais fácil, rápido e... pode ser feito. Antes de haver internet, as grandes concentrações de informação encontravam-se quase em exclusivo nos livros, revistas e publicações em geral, que, por razões logísticas, são de acesso e consulta mais limitada. Uma limitação óbvia é o facto de não serem pesquisáveis de forma automática. Com os computadores surgiu um novo espaço para criar, armazenar e manipular informação. Com a internet surgiu uma nova forma de a publicar e aceder. Qualquer pessoa ou empresa dispõem de uma enorme facilidade de criar informação — por mais insignificante ou incorrecta que seja — e publicá-la na rede. Paralelamente dispõe também de uma forma simples e eficiente de a consultar (browsers, por exemplo) e de a procurar (motores de pesquisa). Os motores de busca1 são serviços que nos permitem tentar encontrar a informação que pretendemos, na quantidade semi-anárquica que está disponível na internet. Apesar dos esforços e tecnologias empregues no processo de indexação e pesquisa, uma boa parte do sucesso das nossas procuras continua a depender do tipo de pesquisa que fazemos. Tendo em conta as considerações de cima, procurar bem, significa “resolver” melhor e mais rapidamente problemas. Este texto tenta dar uma abordagem da Internet, a Web, os e fornecer algumas pistas e técnicas de como bem procurar, usando o google, que é o motor de pesquisa mais popular actualmente.

3

O que é a Internet A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação.

O que se pode fazer na Internet? A Internet tem como dois objectivos fundamentais: 1. Partilha e divulgação de informação; 2. Comunicação entre os seus utilizadores.

O que é necessário para aceder à internet

Actualmente a consulta de informação na Internet oferece muitas vantagens: rapidez, informação actualizada, pesquisas automáticas, versatilidade do suporte (pode imprimir-se ou copiar para dispositivos de armazenamento, como por exemplo uma pen), inexistência de fronteiras, etc.

Diferença entre Web e Internet A Web (www) utiliza a rede da Internet para interligar os seus Websites. Consiste num conjunto de informação que existe em todo o mundo em centenas de milhar de computadores chamados servidores web. A web possibilita o acesso a textos, gráficos, áudio, vídeo e também efectuar transferências de ficheiros. Para poder consultar os documentos disponíveis na web, basta ter um browser e conhecer o endereço ou URL (Universal Resource Location) da página a consultar.

4

Dada a vastidão de informação, a melhor forma de localizar o que se procura é recorrer a um sistema automático de pesquisa. Aí, apenas se têm de fornecer palavras-chave que melhor identifiquem o tema a pesquisar. Existem vários sistemas desse tipo, nomeadamente sapo, Clix, Google, aeiou, etc…

Navegação na Internet A forma tradicional de aceder à Internet, através do nosso computador, conta hoje com browsers simples de utilizar mas dotados de funcionalidades bastante avançadas.

Endereços na Internet Para aceder directamente do browser a um site na Web é necessário conhecer o seu endereço, ou seja, saber a localização específica da página a que pretendemos aceder.

Estrutura de um endereço

Se já conheces o endereço de um sítio da Internet que queiras visitar ou consultas, apenas terás de o introduzir na barra de endereços. Por exemplo: Imagina que queres ir ao sítio ou site do sapo. Deves fazer clique sobre a barra de endereços e escrever o endereço, , ou seja, www.sapo.pt

5

Pesquisar informação utilizando os motores de busca? A procura de informação é um processo frequente e muito importante na sociedade de informação, na internet é comum recorrer-se a motores de busca ou directórios. Estes ajudam-te a encontrar a informação que procuras, isto, quando não sabes onde procurar ou não conheces o endereço do sítio ou site que contém informação que precisas.

O que é um motor de busca (search engine) Um mecanismo de pesquisa ou motor de busca na Web, é um servidor especializado em pesquisar informação, em base de dados próprias ou em outros sites e páginas da Web e fornecer aos utilizadores indicações sobre a informação requerida. Exemplos de motores de busca

www.altavista.com www.altavista.pt

www.google.pt

www.lycos.com

www.google.com

www.clix.pt

www.cusco.pt

www.busca.net

www.aeiou.pt

www.yahoo.com www.infoseek.com

www.dejanews.com

Apesar dos esforços e tecnologias empregues no processo de indexação e pesquisa, uma boa parte do sucesso das nossas procuras continua a depender do tipo de pesquisa que fazemos. Assim, procurar bem significa “resolver” melhor e mais rapidamente problemas. Assim é necessário usar de algumas estratégias de pesquisa. Este texto tenta fornecer algumas pistas e técnicas de como bem procurar, usando

Técnicas de pesquisa Uma procura, ou pesquisa, consiste normalmente em introduzir algum (pouco) texto numa caixa e submeter esse pedido a um motor de busca. O problema mais comum é o texto ser demasiadamente curto, logo muito genérico, encontrando muitas soluções que não nos interessam, a que vulgarmente se chama “lixo”. Adicionar demasiado texto à pesquisa não ajuda, pois passa-se de uma situação demasiada genérica, com muitos resultados, para outra demasiado específica, sem resultados ou com poucos resultados de lixo. A principal regra é contextualizar. Aliás, esta regra é importante em motores de busca, em discurso verbal, escrito, etc... É importante contextualizar. Por exemplo, Unix é um sistema operativo inventado no fim dos anos 60 e muito popular na internet e na área da computação. Se se procurar apenas por unix é natural que as primeiras dezenas, ou mais, de ligações encontradas, sejam relacionadas com esse sistema operativo. Neste caso não é preciso contextualizar. Mas se se quiser encontrar informação sobre a marca de canetas Unix, convém adicionar uma ou outra palavra extra, como “canetas Unix” (com aspas), que será entendida pelo motor de busca como uma frase exacta (ver outros exemplos abaixo).

6

Pesquisa utilizando o motor de busca Google: As pesquisas mais avançadas permitem procuras selectivas com associações variadas de palavras. De referir no entanto, que cada um dos motores de busca acima referidos tem a sua especificidade, daí ser necessário ler com atenção a Ajuda disponível em cada um dos motores utilizados. Assim podemos ter dois modos de pesquisa: o Pesquisa principal o Pesquisa Avançada Para pesquisar deves: o Dizer aquilo que pretende procurar, digitando a (s) palavras (s) chave na caixa de pesquisa. o Seleccionar o idioma e pressionar o botão de “Pesquisar” o O serviço responde dando uma lista de endereços de páginas sobre o tema. A informação mais relevante será apresentada em 1º lugar o Se utilizarmos um serviço de pesquisa como o Google, podemos refinar a pesquisa de diferentes formas: o

7

Para se proceder a uma pesquisa mais detalhada, existem palavras chave especiais para procurar correspondências em itens tais como títulos de páginas ou domínios. Para uma pesquisa avançada, mais específica, podemos usar expressões boleanas, que permitem criar relações entre as palavras. Também podemos utilizar caracteres especiais, para criar relações entre palavras. A tabela a seguir mostra alguns exemplos. Palavras-Chave

Resultado da Pesquisa

Natureza Morta

Encontra páginas que contem uma das palavras Natureza ou Morta, mas não encontra qualquer variante. Quando é utilizada uma palavra com maiúsculas o motor assume que só está interessado numa correspondência exacta

+natureza +morta

Encontra apenas páginas que contêm ambas as palavras. Certifique-se de que não existe qualquer espaço entre o sinal + e a palavra.

+natureza morta

Encontra páginas como domínio especificado. Todas as páginas encontradas devem conter natureza ou qualquer variante com maiúsculas.

+natureza-morta

Encontra páginas que contêm a palavra “natureza” mas não contêm a palavra “morta”.

“natureza morta”

A colocação de aspas em qualquer série de palavras transformam-na numa frase e indica ao motor que só está interessado em documentos que contenham as palavras nesta ordem especifica.

Outros serviços do google Além de procuras web, o google fornece uma variedade de outros serviços, muitos dos quais não são tão amplamente conhecidos como a pesquisa web. o http://images.google.com/ — procura de imagens o http://groups.google.com/ — procura nos grupos de discussão o http://directory.google.com/ — serviço de directório: informação classificada por tópicos. o http://news.google.com/ — serviço de notícias o http://answers.google.com — perguntas e respostas o http://translate.google.com/translate_t — tradução de texto entre umas poucas línguas (inclui o português)

DICAS de PESQUISA o Utilizar uma expressão exacta, se for uma frase colocar aspas. o Procurar as páginas num idioma especifico.

8

o Utilizar apenas texto em minúsculas, para o motor pesquisar tanto maiúsculas como minúsculas. o Para se certificar de que determinada palavra irá ser sempre incluída nas pesquisas coloque um sinal de mais “+” antes da palavra-chave (sem espaços) o Para se certificar de que determinada palavra irá ser sempre excluída nas pesquisas coloque um sinal de menos “-” antes da palavra-chave (sem espaços). o Para procurar variantes de uma palavra coloque um asterisco (*) no fim da palavra-chave (sem espaços).

Metodologia de Pesquisa Uma pesquisa na Internet exige paciência, flexibilidade e prudência o Paciência, porque é quase impossível dispor de tempo para explorar todos os resultados listados na sequência de uma pesquisa ou porque a ligação à Internet pode ser lenta e levar ao desespero. o Flexibilidade porque é preciso conjugar e articular várias ferramentas para se encontrar a informação pertinente. o Prudência porque quando se encontra a informação pertinente é necessário tomar medidas que garantam o seu acesso nos dias seguintes. Pode-se guardar o endereço da página nos Favoritos ou gravá-la em disco.

9

Related Documents


More Documents from ""

May 2020 7
December 2019 13
December 2019 11
Latelara_..
May 2020 35