Caros colegas, O exercício que vos propomos nesta segunda parte da unidade sobre a operacionalização do Modelo procura responder a este objectivo, de estabelecer nexos coerentes entre, por um lado, os indicadores e respectivos factores críticos, e por outro, os instrumentos, evidências e acções de melhoria que viabilizam, traduzem e permitem melhorar a avaliação desses indicadores em cada Domínio ou Subdomínio. A actividade a realizar consiste no seguinte: 1) Escolha, à sua vontade, um qualquer Subdomínio do Domínio D do Modelo: Gestão da BE. Se já testou este Domínio o ano transacto na sua escola (caso seja coordenador/a da BE), escolha outro que não tenha avaliado. 2) Construa uma tabela idêntica à do exemplo produzido neste Guia da Sessão (Página 3), copiando: a. para a primeira coluna, os indicadores que integram o Subdomínio que escolheu; b. para a segunda coluna, os factores críticos respeitantes a cada indicador; c. para a terceira coluna, os instrumentos de recolha de evidências propostos pelo modelo, ou outros que considere relevantes. 3) De seguida, aprecie o tipo de instrumentos que indicou e analise detalhadamente o teor ou tipo de conteúdo desses instrumentos; 4) Com base nessa análise dos instrumentos, construa na quarta coluna “frases – tipo” que exemplifiquem as evidências passíveis de serem obtidas a partir daqueles instrumentos, para cada um dos indicadores do Subdomínio escolhido, à semelhança do realizado no exemplo dado na Página 3. 5) Tendo por base a sua prática empírica de acompanhamento às BES e/ou o conhecimento directo da BE da Escola a que está afecto ou de que é o/a coordenador/a, e tendo por objectivo a melhoria dessa/s BE/s, sugira acerca do Subdomínio por que optou, justificando as suas sugestões:
•
Duas Coisas que considere que a/s BE/s devessem deixar de fazer;
•
Duas Coisas que considere que a/s BE/s devessem continuar a fazer;
•
Duas Coisas que considere que a/s BE/s devessem começar a fazer.
Coloque até ao final da sessão, os seus trabalhos nos fóruns criados para o efeito para que todos os colegas possam vê-los, e vice-versa. Para o efeito, faça dois Posts: O primeiro, no Fórum 1, para a colocação da Tabela, escrevendo no assunto do Post apenas a palavra “Tabela” e a indicação do Subdomínio sobre que se debruçou. Por exemplo: Tabela D.1; Tabela D.2 ou Tabela D.3 O segundo, no Fórum 2, para a colocação das suas propostas, conforme descrito em 5), escrevendo no assunto do Post apenas a expressão “Acções Futuras” e a indicação do Subdomínio sobre que se debruçou. Por exemplo: Acções Futuras D.1; Acções Futuras D.2 ou Acções Futuras D.3 Para que não exista o risco de todos se orientaram para um dado Subdomínio em detrimento dos outros, solicita-se que, mais uma vez, à semelhança do que fizeram na sessão anterior, façam uma inscrição prévia no Fórum 0, que funcionará apenas
para este fim, escrevendo no assunto do Post: Inscrição D.1; Inscrição D.2 ou Inscrição D.3. Na TURMA 1, só são admitidos até um máximo de 8 inscrições por Subdomínio. Na TURMA 2, só são admitidos até um máximo de 7 inscrições por Subdomínio.