Clique aqui para imprimir. Objetivos da aula • Refletir sobre a dinâmica das mudanças no âmbito das organizações modernas; • Abordar o tema da “organização que aprende”; • Analisar os impactos da tecnologia sobre as organizações. Ao final desta aula, você deverá estar apto a compreender como as tecnologias estão mudando definitivamente o conceito de organização empresarial, tornando-as mais adaptáveis à nova realidades dos mercados globalizados. Onde paramos? Nas aulas 11 e 12, abordamos o comportamento macro-organizacional, enfocando os temas Estrutura, Cultura e Desenvolvimento Organizacional. Próximo passo: Nesta aula, vamos abordar a questão da Mudança Organizacional , com foco nas organizações modernas, e nas influências do processo de mudança sobre a Estrutura e Cultura das organizações. “Numa economia em que a única certeza é a incerteza, apenas o conhecimento é fonte segura de vantagem competitiva”. (Nonaka Takeuchi)
Definindo Mudança Organizacional Qualquer que seja a definição adotada para o verbo mudar , uma organização está sempre sujeita a situações mutáveis, tanto no contexto externo como no contexto interno. Este processo de mudança é considerado natural, pois toda e qualquer organização está sujeita a forças desestabilizadoras para o seu estado atual; uma vez que existe um equilíbrio dinâmico entre as forças provocadoras de mudanças e a resistência a elas. Tipos de mudança As mudanças podem ocorrer de forma linear e contínua , ou de forma brusca e radical . Podem ser ainda planejadas ou não. A mudança planejada pode servir para melhorar a capacidade da empresa de acompanhar as mudanças do ambiente, ou para mudar o comportamento dos colaboradores. As pessoas responsáveis pelas mudanças planejadas são chamadas de agentes de mudança .
As forças provocadoras de mudança são aquelas que tendem a iniciar um processo de transformação e alimentá-lo. As forças de resistência atuam no sentido de conter as mudanças. Se a força desestabilizadora é maior do que a resistência, acontece uma mudança na organização. Caso contrário, a organização permanecerá inalterada.
Causas da Mudança Organizacional As organizações modernas enfrentam um ambiente de forte mutação. A capacidade da organização de adaptar-se a estas mudanças (mudando ela própria) é determinante para a sua sobrevivência e desenvolvimento. Forças de mudança Mudanças na força de trabalho
:mudanças profundas nos hábitos, cultura, nível de escolaridade, etc, forçam as empresas a reverem seus paradigmas de relacionamento com seus colaboradores; Tecnologia : as rápidas mudanças no ambiente tecnológico, combinando informática, comunicações, automação, etc, têm alterado o ambiente de negócios de foram rápida, radical e imprevisível; Choques econômicos : mudanças no preço de petróleo, aço e em outras matérias-primas, as grandes crises financeiras, as alterações profundas nos mercados; Competição : a globalização mudou radicalmente a forma das empresas competirem nos últimos anos; Tendências sociais : profundas mudanças de atitudes quanto a valores como: família, casamento, divórcio, religião, etc; Política internacional : o fim da União Soviética, o colapso do socialismo no Leste Europeu, a abertura da China, alterações na distribuição de poder nos países emergentes, a formação e crescimento dos blocos econômicos
Reações à Mudança Organizacional Fatores de resistência à mudança
“Fatores estabilizantes : familiaridade com padrões existentes e a oposição à mudança por parte de grupos com privilégios dentro da organização; “Incapacidade para a mudança : bloqueios mentais que impedem a capacidade de mudar, causados pelo fato de o pessoal ser selecionado e treinado para fazer o que foi feito no passado, do modo como era feito; “ Obstáculos sistêmicos: capitais ou investimentos (ativos, processos, etc); a acumulação de leis e regulamentos; costumes informais; acordos inter-organizacionais.
Apesar de todos estes obstáculos, as organizações mudam! As mudanças provocam sentimentos. As pessoas sentem necessidade de segurança, estabilidade, auto-estima, e manter uma imagem coerente do mundo. Ao considerar as necessidades psicológicas que estão sempre subjacentes às ações dos indivíduos e das instituições, torna-se mais fácil compreender porque pessoas, grupos e organizações podem reagir negativamente a certas mudanças e como apoiá-las durante o processo. As pessoas reagem de formas diferentes às mudanças. Os dois principais diferenciais são a conscientização (capacidade das pessoas compreenderem os processos de mudança) e a intensidade de resposta (capacidade das pessoas de produzir soluções adequadas) à mudança.
Novos paradigmas: a “learning organization” A empresa que aprende Uma das formas mais radicais de mudança que vêm ocorrendo tem a ver com a própria concepção do que constitui-se uma empresa. Cada vez mais, a empresa está sendo vista não como um conjunto de ativos (prédios, máquinas, etc), mas como um estoque de conhecimento que consiste: • Das maneiras pelas quais a informação é codificada e disponibilizada para aplicação; e • Do conhecimento relacionado à coordenação das ações da organização. A organização atua como agente organizador do conhecimento existente, tornando-o aplicável e gerando novo conhecimento.
A liderança na organização que aprende O novo líder Um dos grandes desafios nas organizações do futuro é saber como usar os conhecimentos de cada um, e somá-los para se criar um ambiente no qual esta sinergia possa alavancar os negócios. O papel da liderança nas organizações de aprendizagem não é a de tomador de decisões. Os dirigentes têm as funções de projetista , guia e professor , que envolvem novas habilidades: a idéia de construir uma visão compartilhada; a de trazer à superfície e questionar os modelos mentais vigentes; e a de incentivar padrões sistêmicos de pensamento .
O que fazem os novos líderes? O desafio do gerente da organização que aprende é passar do papel de sargento de batalhão para o de maestro de orquestra, ou seja, assumir a tarefa de coordenar os esforços de especialistas capacitados e nada dispostos a simplesmente cumprir ordens . Os gerentes devem propiciar aos funcionários uma estrutura conceitual que os ajude a extrair significado de sua própria experiência . Os gestores da empresa que aprende têm a responsabilidade de construir organizações nas quais as pessoas expandam continuamente sua capacidade de entender a complexidade , definir objetivos , aperfeiçoar modelos mentais e criar o futuro. Empresa que Aprende é simplesmente uma organização em que o recurso-chave é o conhecimento.
Learning organization e organização em rede Organização em rede é um tipo de estrutura empresarial que se opõe ao modelo clássico de pirâmide hierárquica e apresenta as seguintes características: ü A estrutura em rede significa que a organização desagrega suas funções principais, e as transfere para empresas separadas que são interligadas por uma pequena organização coordenadora, que passa a constituir o núcleo central; ü Na organização em rede as reservas de bens, conhecimentos e competências são distribuídas por múltiplas localizações. A interdependência entre as entidades é facilitada segundo as metas comuns, processos administrativos e incentivos comuns. O sistema de valores da organização é caracterizado pela partilha, colaboração, confiança e valorização do conhecimento; ü A rede pode chegar a assumir a forma de teia de aranha , pela leveza das suas interconexões. A organização em teia de aranha opera com um mínimo de autoridade formal.
ü O exemplo final de organização em rede são as chamadas empresas virtuais , que utilizam a internet , redes de computadores e outros recursos tecnológicos de última geração como ferramentas fundamentais para sua atuação.
Atividade Nesta aula, desejo que você faça a seguinte atividade: realize uma pequena redação abordando os seguinte tema: Para onde vai a minha organização? 1 – Descreva brevemente a atitude geral da sua organização diante da mudança. Ela é uma organização inovadora? 2 – Na sua opinião, como será a sua organização em 2010? Justifique brevemente. Vamos discutir este assunto no Fórum desta aula! Ok? A entrega final do Estudo de Caso será na aula 14 (ver área de publicação de trabalhos ), quando você deverá entregar o Estudo da Caso para avaliação final.
Síntese Esta aula foi dedicada ao estudo da mudança organizacional nas empresas modernas: suas causas, sua dinâmica e as novas formas de organizações que têm surgido nos últimos anos. Em resumo, pudemos constatar que as mudanças têm ocorrido em um ritmo acelerado, e de formas que sugerem alterações estruturais no mundo dos negócios e do trabalho; Embora pessoas e grupos possam resistir aos processos de mudança na organização e na sociedade, as forças provocadoras de mudanças se mostram incontroláveis e imprevisíveis.. Na próxima aula, faremos uma síntese geral dos conceitos abordados durante todo o curso. Até lá!