Fund Comp Ind - Aula 11

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Fund Comp Ind - Aula 11 as PDF for free.

More details

  • Words: 979
  • Pages: 2
Clique aqui para imprimir. Objetivo de Aula • Definir e discutir os conceitos de estrutura e cultura organizacional; • Refletir sobre as influências mútuas e sobre o desempenho da organização.

Onde paramos? Na aula passada, fizemos uma síntese dos conceitos sobre o comportamento de indivíduos (micro-organizacional) e grupos (meso-organizacional) nas organizações. Próximo passo: A partir desta aula, abordaremos o comportamento macro-organizacional, ou seja, as dinâmicas presentes nos “comportamentos” da empresa como um todo. Nesta aula, daremos ênfase aos conceitos de estrutura e cultura da organização e suas inter-relações.

“A lição eloqüente deixada pelos dinossauros é que ser grande é bom, ser muito grande não é necessariamente melhor”. (E.A.Johnston)

Para pensar! São os indivíduos e grupos que moldam a estrutura e a cultura da organização, ou... ... a organização seleciona seus membros e condiciona os comportamentos individuais e a formação dos grupos?

Definição da Estrutura Organizacional É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa que define como as tarefas serão distribuídas, agrupadas e coordenadas. É expressa pelo organograma organizacional e consiste no conjunto de relações relativamente estáveis e resultantes de processo decisório anterior.

Elementos básicos da estrutura organizacional: 1. Especialização do trabalho: como dividir as tarefas? 2. Departamentalização: como agrupá-las? 3. Cadeia de comando: A quem cada um se reporta? 4. Amplitude de controle: quantos funcionários podem ser dirigidos e liderados com eficiência por um administrador? 5. Delegação: Onde fica a autoridade no processo decisório? 6. Formalização: Até que ponto as atividades serão padronizadas?

Estrutura formal Como já vimos no estudo dos grupos, o resultado dos processos de decisão explícitos sobre a estrutura mais adequada ao atingimento dos objetivos da empresa é a sua organização ou estrutura formal: os departamentos, as formas de comunicação e comando, as normas explícitas e regulamentos formais. Estrutura informal A estrutura informal não é planejada e surge naturalmente da interação social entre os colaboradores da empresa. Constitui uma rede de relacionamentos que não é estabelecida, requerida ou controlada pela estrutura formal. Estes relacionamentos se manifestam em geral à margem do organograma formal e podem exercer grande influência sobre as dinâmicas da organização. O conjunto dos grupos organizacionais formais e suas relações estabelecidas pelas normas explícitas formam a estrutura formal da empresa. Analogamente, os grupos informais em correlação e interação constituem a estrutura informal da empresa.

A organização como sistema cultural “Cultura” pode ser entendida como o conjunto dos padrões de comportamento, crenças e manifestações culturais e intelectuais, transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade ou (no contexto do nosso curso), de uma organização. A cultura de uma organização é constituída de elementos formais e informais . Alguns autores dividem a análise da cultura organizacional em três níveis: - A cultura observável é aquela facilmente percebida pelo ambiente externo: métodos de trabalho, histórias,

símbolos, heróis, rituais, etc. - Os valores compartilhados constituem o núcleo da cultura organizacional e transformam as atividades de rotina em ações que caracterizam a organização. - As suposições comuns , verdades implícitas inerentes às organizações, geram os mitos (crenças não-confirmadas, aceitas sem questionamento ou análise) criados pela organização.

Estratégia, Estrutura e Cultura Os componentes formais da cultura organizacional são ditados pela estratégia e que decorrem da estrutura organizacional formal: -> Missão: é a mais ampla definição da razão pela qual a organização existe, justificando sua criação e seus propósitos; -> Visão: é a imagem que a organização tem sobre si mesma e seu futuro, sobre os recursos que dispõe, sobre seus relacionamentos com clientes e mercados, oportunidades e desafios; -> è Políticas : são amplas expressões desenhadas para servir como guia das decisões de comportamento na organização; -> Procedimentos e regras : providenciam guias mais específicos para essas decisões, sem deixar espaço para interpretações pessoais; -> Normas : são padrões ou regras de conduta pelos quais os membros da organização se guiam. Podem ser explícitas (regulamentos) ou implícitas. O conjunto daquilo que a força de trabalho julga positivo ou negativo numa organização constitui o sistema de valores da organização. Normas e valores inter-relacionam-se; normalmente, os valores estarão refletidos nas normas .

Renovação estrutural e cultural As mudanças no meio-ambiente obrigam as organizações à renovação e às mudanças. A aceitação de qualquer mudança apresenta algumas etapas básicas: Desconhecimento - Conhecimento - Entendimento - Aceitação e Comprometimento Esta última fase acontece quando a mudança é incorporada à cultura organizacional. Cada vez que novos comportamentos são introduzidos à organização, estes automaticamente entram em choque com os valores correntes. O processo de comparação entre eles leva à adoção dos comportamentos considerados “melhores”: a cultura organizacional é alterada. Esta nova cultura entra novamente em choque com os padrões de comportamento a serem adotados e o processo recomeça. O processo é contínuo, pois o ambiente está em constante alteração.

Atividade A proposta de hoje desta atividade é que você realize uma pequena redação abordando os seguinte tema: Estudo de caso – Parte 10 – Como funciona a minha organização? 1 – Descreva brevemente a estrutura da sua organização. Você percebe a presença da estrutura formal e informal? Há conflitos ou elas se complementam? 2 – Descreva brevemente a cultura da organização em que você atua. Analise principalmente a relação entre a cultura formal (missão, etc) e a informal (mitos organizacionais). Ao finalizar publique sua resposta na área de trabalho. Atividade Extra: Nesta aula além da produção de parte do estudo de caso, estou propondo um Fórum para trocarmos algumas impressões e sanar dúvidas. Acompanhem e participem. Aguardo vocês!

Síntese Esta aula foi dedicada ao estudo da estrutura e cultura organizacional: Em resumo, pudemos constatar que a estrutura e a cultura são a “resposta” da organização às condições do ambiente, podendo tomar formas explícitas (formais) ou implícitas (informais); Embora a estrutura seja mais “visível” do que a cultura, esta tem influência decisiva no funcionamento e desempenho da empresa. Na próxima aula, abordaremos o tema da mudança e desenvolvimento Organizacional. Até lá!

Related Documents