ES/3 JOÃO DE BARROS CORROIOS
FICHA DE TRABALHO Decreto-Lei Nº24/2006 de 6 de Fevereiro
BIOLOGIA 12º ano de escolaridade | Curso Científico-Humanístico Científico de Ciências e Tecnologias Ficha de trabalho (3) | 2 páginas Duração: até 135 min
Prof. Renato Costa | Setembro 2009 | Ano Lectivo de 2009/2010 CICLO SEXUAL FEMININO Analise a seguinte figura que expõe parte da informação sobre o processo cíclico sexual da mulher e responda aos itens seguintes.
Figura 1
1. Legende o nº1 sabendo que é um conjunto de gonadoestimulinas.
1.1. Embora se tenham duas hormonas a actuar nos ovários: 1.1.1.Onde se encontram os receptores da foliculoestimulina? 1.1.2.Onde se encontram os receptores da luteoestimulina?
2. Identifique os números 2 e 3.
2.1. Classifique genericamente as duas substâncias. 2.2. Quais as estruturas biológicas que produzem produ a substância nº2? 2.3. Qual a estrutura biológica que produz a substância nº3? Ficha de Trabalho (3). Página 1 de 2
3. Legende as letras A, B e C relativas ao ciclo uterino.
3.1. Refira as fases da evolução do endométrio condicionadas pela substância nº2 devido ao aumento da sua concentração. 3.2. Refira a fase da evolução do endométrio condicionada pela substância nº3 devido ao aumento da sua concentração.
3.3. Tendo em conta as informações anteriores, descreva muito sucintamente cada fase considerando:
3.3.1.A espessura do endométrio. 3.3.2.A origem da espessura apresentada.
4. Analise as afirmações que se seguem relativas à relação entre as concentrações das hormonas hipofisárias e ováricas ao longo do ciclo sexual da mulher. Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados segundo uma relação de causa-efeito, colocando por ordem as letras que os identificam.
(A) A [estrogénios] no sangue sobe bruscamente ultrapassando o valor-limite que tem permitido até então desencadear retrocontrolos negativos. (B) A descida da [estrogénios] e da [progesterona] pela involução do corpo lúteo estimula a produção da neurohormona GnRH e, numa reacção em cadeia, das gonadoestimulinas. (C) A LH liga-se, agora na sua concentração máxima, aos receptores correspondentes que já existem no folículo maduro e estimula a sua ruptura para a consequente ovulação. (D) Descida da [FSH] por mecanismos de feedback negativo pelo teor relativamente elevado de estrogénios produzidos pelas células foliculares. (E) Em 12 dias e devido a este cenário, o corpo lúteo, que tem funcionado como glândula endócrina transitória, perde a sua função secretora e degenera na ausência de fecundação. (F) Logo a seguir à expulsão do oócito II, os níveis de [LH] e [FSH] decrescem continuamente ao longo de toda a fase luteínica: a progesterona e os estrogénios (em menor quantidade) que começam a ser gerados pelas células do corpo amarelo, remanescentes do folículo de Graaf, exercem mecanismos de feedback negativo sobre o hipotálamo. (G) Na primeira metade da fase folicular, a actuação da FSH sobre os folículos primários motiva a produção de estrogénios pelas células desta estrutura. (H) Nesta situação, a [estrogénios] no sangue tem consequências inversas: são exercidos mecanismos de feedback positivo sobre o hipotálamo, assistindo-se a picos de LH e FSH, com maior quantidade da primeira hormona. (I) Pouco antes da menstruação, sobem os níveis de FSH e LH.
FIM
Ficha de Trabalho (3). Página 2 de 2