Fatores Sociais Da Economia Pisicologia

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Fatores Sociais Da Economia Pisicologia as PDF for free.

More details

  • Words: 410
  • Pages: 2
FATORES SOCIAIS DA ECONOMIA Para a sociedade seguir repressora e competitiva; para seguir na sua carreira de ‘os ricos ser cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres’;para seguir a carreira, onde o posto vazio precisa ser preenchido por um homem que seja como aquele que o deixou. Então essa sociedade precisa formar pessoas reprimidas e competitivas. E mudar significa PERIGO! Deve – se preservar a idéia de o grupo é mais importante do que o individuo. O que acaba criando a idéia de que alguns indivíduos são mais importantes do que outros. E isso, geralmente, leva a importar grande sacrifício de minutos – a maioria dos indivíduos (grupos) – para o “beneficio do grupo” (alguns indivíduos). Por isso, ser autônomo, consciente e espontâneo significa PERIGO! Pois dessa forma altera-se a linha de produção do individuo. E como a linha de produção de uma grande empresa automobilística tem setores especializados – portas, chassis, motores, pintura etc. – a linha de produção da sociedade também tem seus setores especializados: médicos e enfermos, policiais e bandidos, sacerdotes e pecadores etc. todos se estimulam e preservam-se mutuamente. Uns não sobrevivem sem os outros. Então, todos precisam uns dos outros e uns criam os outros. Assim como a mãe superprotetora cria filhos dependentes, professores críticos criam alunos rebeldes ou submissos. A CARICIA ESSENCIAL É ilusão pensar que nós usamos sempre convenientemente o fato de sermos livres! Nós realmente sabemos como satisfazer nossas necessidades... mas nada de ter necessidades fora de hora, nem necessidades próprias... pois é PERIGOSO! Então, substitui-se a necessidade de água por uma coca-cola. A necessidade de reconhecimento por trabalho duro. A necessidade de descansar por tomar comprimidos. Para cada necessidade individual, há substituição por uma necessidade de consumo! Lógico que somos “livres” para conseguir o que queremos! Então, as substituições são cada vez mais profundas: - amor por sexo - trabalho por tarefa - poder por controle - cooperação por competição...!

Isso continua por que cada um dá de si o melhor que tem... mas dá alguma coisa, e não outra... e continua porque cada um produz o que o leão feminino espera. Anulando nossa vocação para a felicidade, embora nosso potencial permaneça intacto, ou seja: Cada um de nós pode iniciar a sua revolução natural. Cada um de nós pode reestruturar seu grupo, suas revelações. Cada um pode criar o respeito ao ser humano. E não existe o perigo do pecado! Nem de o homem virar besta!

Related Documents