Representacoes Sociais

  • Uploaded by: José Hiroshi Taniguti
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Representacoes Sociais as PDF for free.

More details

  • Words: 618
  • Pages: 2
PSICOLOGIA SOCIAL

9 de marco de 2009

Psicologia Social e as Representações Sociais lSegundo Malrieu (estudioso francês: língua, pensamento, comunicação e relações sociais - nesta ordem), a representação social se constrói no processo de comunicação no qual o sujeito põem á prova, através de suas ações, o valor (vantagens e desvantagens) do posicionamento dos que se comunicam com ele, objetivando e selecionando seus comportamentos de papeis que se relacionam passíveis de comportamento. lPosição Social = Vou me comunicar ao outro (processo) = seja verbal ou comportamental. lA representação social se estrutura tanto pelos objetivos da ação do sujeito social como pelos dados que concordam ou que se opõem a eles, exemplo: ambivalência do objeto (minha ação): “é bom - é ruim”. A bola que é bom brincar - a bola que pode ser perigosa se pular perto dos vasos de flores. A tomada elétrica que a criança não pode por a mão, mas que liga a TV que diverte.

Diferenciação (identificação)) determinam e são determinadas pelas representações que implicam objetivação, seleção, coordenação das posições do outro e de si. Exemplo: Caneta: Significações pessoais para Leandro Caneta: Significações pessoais para Luana Representação daquilo que eu faço (coordeno e percebo). “Tenho posicionamento de que estou melhor do que antes, já escrevo de caneta na escola, sou melhor do quê aquela criança que só escreve á lápis” lFrancois Flahault analisa as representações sociais, partindo da análise de atos ilucutórios (exemplo: na minha fala (posição) eu me caracterizo por “professora” e quem me escuta(alunos)), isto é, as falas que caracterizam as posições ocupadas pelas interlucutores, de forma de explícita ou implícitas. Forma Explícita: ordens, pedidos, insultos, um manda e outro obedece. O que fala de forma clara.

lNeste processo, a criança vai criando o seu próprio mundo através de percepções, comunicações, representados por objetos pessoais.

Forma Implícita: os indivíduos são donos de oprerar seus posicionamentos, este que estabelece suas identidades, exemplo: não é clara, jeitinho de levar sua namorada na conversa, a mãe. Não se caracteriza a fala ( um posiconamento). É falar para um outro, sem esperar que o outro vá escultar.

A comunicação e a personalização (ID e

lA relação de linguagem como o real sofre

Toda forma de comunicação: CederXLimite

PSICOLOGIA SOCIAL a mediação (eu e o outro) das posições sociais do grupo, exemplo: No meu grupo de 10 pessoas ( que recebe ordens), há dois no comando (que manda) - então digo a posição minha neste grupo, a relação que me deu neste grupo. lCompreender representações sociais implica conhecer não só o discurso, mas a situação que define o indivíduo que a produz. Exemplo: aquele que já tem uma bagagem, acha legal tal atividade que já tem afinidade. Outro caso fazendo paraleamento com este: aquele que não tem bagagem, diz que tem afinidade também. lEspaço (maneira como relaciono com o mundo) de realização do sujeito (ERS - partilhar conhecimento): é o espaço da comunicação, da intersubjetividade, das relações sociais que identificam o indivíduo e assim reproduz a formação social nos indivíduos.

9 de Marco de 2009 o ERS se apresenta: 1. Com objetivos comuns ao grupo social. “Nos acreditamos nisso também, nós achamos aquilo também”. 2. Com um conjunto de regras e valores. “Quero que fulana seja honesta comigo, quero que o rapaz obedeca minha ordem.” 3. Como substância enquanto mediação de realidades materiais( o que eu tenho) e corporais (o que eu sou), através da linguagem. lConcluindo, para conhecer as representações sociais de um indivíduo, é necessário através dos atos ilocutórios definirmos o lugar que ele ocupa, e através do discurso, como seu espaço de constítui nesta relação, enquanto realidade subjetiva, socialmente representado e produzido. Dentro do ambiente social ( relações subjetivas = em todas as sociedades)

Related Documents

Representacoes Sociais
December 2019 12
Categorias Sociais
December 2019 18
Redes Sociais
May 2020 12
Redes Sociais
November 2019 17
Estudos Sociais
April 2020 13

More Documents from ""

Freindship
October 2019 124
October 2019 155
Industria Iso099.docx
November 2019 83
S2.pdf
December 2019 90
Humn1.docx
December 2019 93