Farra Do Boi

  • Uploaded by: Veterinária
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Farra Do Boi as PDF for free.

More details

  • Words: 1,124
  • Pages: 16
Francisco Rezek

"Não posso ver como juridicamente correta a idéia de que em prática dessa natureza a Constituição não é alvejada. Não há aqui uma manifestação cultural, com abusos avulsos; há uma prática abertamente violenta e cruel para com os animais, e a Constitução não deseja isso. "Bem disse o advogado da Tribuna: manifestações culturais são as práticas existentes em outras partes do país, que também envolvem bois submetidos à farra do público, mas de pano, de madeira, de 'papier maché' ; não seres vivos, dotados de sensibilidade e preservados pela Constituição da República contra esse gênero de comportamento. "De resto, com a negligência no que se refere à sensibilidade de animais anda-se meio caminho até a indiferença a quanto se faça a seres humanos. Essas duas formas de desídia são irmãs e quase sempre se reúnem, escalonadamente".

Ministro Francisco Rezek Relator da decisão do Supremo Tribunal Federal, de 3/6/1997 (Recurso Extraordinário número 153.531-8/SC; RT 753/101), que proíbe a Farra do Boi.

O QUE É A FARRA DO BOI Apesar da proibição, todos os anos centenas de bois são torturados e mortos em mais de trinta comunidades de Santa Catarina. Em outros estados, a prática é duramente criticada. A Farra começa quando o boi é solto e perseguido pelos "farristas“ (homens, mulheres e crianças), que carregam pedaços de pau, facas, lanças de bambu, cordas, chicotes e pedras. Eles perseguem o boi, que, no desespero de fugir, corre em direção ao mar, onde acaba se afogando; ou em direção às vilas, podendo invadir casas, hotéis ou qualquer lugar onde o animal possa se abrigar. Quando isso acontece, é comum pessoas serem feridas e terem danos materiais. Antes do evento, o boi é confinado, sem alimento disponível, por vários dias. Para aumentar o desespero do animal, comida e água são colocados num local onde ele possa ver, mas não possa alcançar. A Farra do Boi ocorre com mais freqüência na época da Páscoa, culminando na SextaFeira Santa. Algumas comunidades celebram casamentos, aniversários, jogos de futebol e outras festas especiais juntamente com a Farra do Boi.

Animal tentando, em vão, fugir para o oceano, para escapar da tortura

Criança segurando a cabeça de um boi morto durante a Farra do Boi

Crianças na Farra do Boi

Animal tentando, em vão, fugir para o oceano, para escapar da tortura

EPOIS DE DIAS O ALÍVIO DA MORTE Fontes da WSPA-Brazil (World Society for Protection of Animals) afirmam ter visto bois sendo torturado de diversas maneiras: • • • •

Animais banhados em gasolina e depois incendiados, Pimenta jogada em seus olhos que, geralmente, são arrancados. Participantes quebram os cornos e patas do animal e cortam seus rabos. Os bois podem ser esfaqueados e espancados, mas há um certo "cuidado“ para que o animal permaneça vivo até o final da "brincadeira".

Essa tortura pode continuar por três dias ou mais. Finalmente o boi é morto e a carne é dividida entre os participantes. Alguns dizem que é um ritual simbólico, uma encenação da Paixão de Cristo, onde o boi representaria Judas; outros acreditam que o animal representa Satanás e torturando o Diabo, as pessoas estariam se livrando dos pecados. Mas hoje em dia a Farra do Boi não tem nenhuma conotação religiosa. Para as pessoas que moram na área litorânea, onde a barbárie acontece, a Farra do Boi é apenas uma oportunidade pra se fazer uma festa e de se ganhar algum dinheiro extra, pois alguns moradores aproveitam para vender bebidas e petiscos para os participantes.

Animal morto após muitas horas de tortura

Animal, que já não agüenta mais ficar em pé, é sacrificado e a carne dividida entre os participantes

Esse animal mutilado ainda está vivo

O QUE NÃO FALTA É LEI Além da Lei Federal 9.605/98, que prevê em seu artigo 32, que é proibido “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, impondo pena de detenção e multa, sendo aumentadas até um terço se ocorre a morte do animal, a Farra do Boi foi expressamente proibida através de Recurso Extraordinário número 153.531-8/SC; RT 753/101 em território catarinense, por força de acórdão do Supremo Tribunal Federal, na Ação Civil Pública de n.o 023.89.030082-0. Conforme decidiu o Supremo Tribunal Federal, a Farra do Boi é intrinsecamente cruel, é crime, punível com até um ano de prisão, para quem pratica, colabora, ou no caso das autoridades, omite-se de impedí-la.

Irresponsabilidade: bebê usado para atiçar o animal

Puxar o boi pelo rabo é uma das técnicas

Animal agonizando

Boi morre afogado ao tentar escapar para o mar

POR QUE A IMPUNIDADE REINA? "Aos políticos interessa fazer o jogo da situação; os religiosos acreditam que devemos respeito somente ao semelhante; os intelectuais aplaudem-na - alguns até dela participam - como uma "manifestação genuína" do povo; os cidadãos comuns, na sua costumeira indiferença, julgam que o sofrimento dos animais não lhes diz respeito; a imprensa, que poderia esclarecer o que se passa, não se preocupa em denunciar as atrocidades dessa diversão macabra. É uma pena, pois, se nessa farra os animais perdem a vida, nós, seres humanos, perdemos a dignidade.“ - Dra. Vânia Rall Daró, Bacharel em Direito, em carta enviada a um jornal.

DE PAI PARA FILHO

As crianças fazem suas próprias "farrinhas", torturando e matando animais menores (cabras, cães e gatos)

MALTRATAR ANIMAIS COMPLETA O INSTINTO VIOLENTO. DE ACORDO COM O FBI, ASSASSINOS EM SÉRIE QUASE SEMPRE PRATICARAM CRUELDADE COM ANIMAIS NA INFÂNCIA OU ADOLESCÊNCIA.

Foto publicada na Revista Veja em 1997

\

Animal tentando, em vão, fugir para o oceano, para escapar da tortura

Animal ferido após a Farra do Boi

A Farra começa depois do animal ter sido deixado com comida por perto, mas sem poder alcançá-la

OS ANIMAIS VÍTIMAS DA FARRA PRECISAM DE VOCÊ Mande FAX OU CARTA para o Governador de Santa Catarina, pois e-mails geralmente são deletados sem serem repassados para o Governador: Governador Luiz Henrique da Silveira Rua José da Costa Moellmann 193 - Florianópolis, SC 88020-170 - Brazil Fax: (048) 221-3137 Escreva pedindo programas de educação, que conscientizem as crianças sobre a importância de respeitarmos animais e, sobretudo, que a farra do boi seja duramente reprimida e os infratores PUNIDOS. Até hoje ninguém foi preso por praticar a farra do boi!

SUA MENSAGEM É MUITO IMPORTANTE. NÃO IMPORTA O TAMANHO, MAS SUA SINCERIDADE. UMA CARTA REPRESENTA PARA UM POLÍTICO A OPINIÃO DE MILHARES DE CIDADÃOS. Se você quiser mandar a carta pelo correio online usando cartão de crédito, clique aqui (opção CARTA NACIONAL): www.correios.com.br/servicos_quiosque

NTES DE PESQUISA PARA ESTA APRESENTAÇÃO Farra do Boi: www.farradoboi.org (últimas notícias, vídeos, fotos etc.) Sociedade Animal: www.sociedadeanimal.com.br

FARRA DO BOI É CRIME EXIJA O CUMPRIMENTO DA LEI POR AMOR REPASSE ESTA APRESENTAÇÃO O MUNDO CIVILIZADO AGRADECE Realização

www.pea.org.br

Responsável Gabriela Toledo

Related Documents

Farra Do Boi
April 2020 1
Boi
November 2019 19
Boi Vui
June 2020 14
Yeh Boi
May 2020 8
Thi-boi
November 2019 10