TEXTO PARA A PRÓXIM A QUESTÃO (G1) Há um ano, uma seca extrema atingiu diversos municípios da Amazônia, mudando a paisagem da região: barcos encalhados em enormes bancos de areia, milhares de peixes mortos nos rios e comunidades inteiras de ribeirinhos sem comida ou água boa para consumo. De acordo com cientistas, o desmatamento e as queimadas afetam a formação de nuvens de chuvas, o que diminui a precipitação sobre a Amazônia. O aquecimento global torna a floresta mais seca e vulnerável à destruição. Estima-se que, em algumas décadas, este efeito perverso do desmatamento e das mudanças climáticas pode ser irreversível e a floresta amazônica pode desaparecer. "Se a Amazônia perder mais de 40 % de sua cobertura florestal, nós atingiremos um ponto onde será impossível reverter o processo de savanização da maior floresta tropical do mundo", disse Carlos Nobre, pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e presidentedo Programa Internacional de Geosfera Biosfera (IGBP). O círculo é vicioso: a destruição das florestas diminui a formação de nuvens de chuva, tornando a região mais seca. Por sua vez, florestas mais secas são mais suscetíveis às queimadas e aos efeitos do aquecimento global, como por exemplo, a alteração do clima na região amazônica, favorecendo climas mais secos, novas queimadas e mais emissão de carbono. O desmatamento e as queimadas na Amazônia são responsáveis por mais de 75 % das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, colocando o Brasil entre os quatro maiores emissores do mundo. "O Brasil precisa assumir sua responsabilidade como grande emissor de gases de efeito estufa. O governo deve combater o desmatamento de maneira implacável, promover as energias limpas e programas de economia de energia, afirma Carlos Rittl, coordenador da campanha de clima do Greenpeace. Os brasileiros têm todo o direito de saber onde somos mais vulneráveis aos efeitos devastadores do aquecimento global e como vamos reduzir nossa contribuição ao problema. A Amazônia, por exemplo, é uma das regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas por causa da sua enorme diversidade de ambientes e espécies", explica. (Extraído do texto Greenpeace encerra, em Manaus, expedição para alertar brasileiros sobre os efeitos perversos das mudanças climáticas). Disponível em http://www.brasiloeste.com.br/noticia/1914/mudancas-climaticas. (Acesso em 07/11/2006) 1. A formação de nuvens de chuva, citada no texto, se dá pelas mudanças de estado que a água apresenta em função da temperatura ambiente.Estas mudanças podem ser esquematizadas como:
Os números de 1 a 5 podem ser substituídos, respectivamente,por: a) fusão, condensação, ebulição, liquefação, vaporização. b) liquefação, solidificação, evaporação, sublimação, condensação. c) fusão, solidificação, vaporização, condensação, sublimação. d) liquefação, solidificação, calefação, sublimação, fusão. e) fusão, liquefação, evaporação, calefação, sublimação. TEXTO PARA A PRÓXIM A QUESTÃO (G1) O AZUL DA COR DA TERRA Quando, em 12 de abril de 1961, o planetaTerra foi visto a uma distância jamais atingida antes por qualquer mortal, o astronauta soviético Yuri Gagarin, que foi o primeiro a vê-la sob este ângulo, exclamou admirado: - A Terra é azul! Pela primeira vez fotografada, assim foi ela vista também pelos olhos não menos admirados de toda a humanidade: AZUL! Azul da cor da água límpida dos lagos, rios, mares e oceanos que cobrem a maior parte da superfície de nosso planeta chamado, contraditoriamente(ou não), de Terra. Água que existe em toda parte, dentro e fora de nós, e cuja presença percebemos ou pressentimos o tempo todo, ainda que não a vejamos na forma líquida, que, por algum motivo, sempre nos pareceu "a mais normal". Sob essa ou outras formas que lhe são próprias, ela está mesmo em toda parte, ainda que não tão evidente e explícita para nós: está nos lugares, nos objetos e nos seres animais, vegetais e minerais que constituem o nosso ambientenatural, social e cultural. Se não está no momento presente, já esteve em algum outro tempo na formação, composição, preparação, conservação ou na higienização dos objetos que nos rodeiam, por mais sólidos, rígidos, resistentes ou por mais etéreos que sejam. Como também está ou já esteve nas paisagens e nos ambientes onde tais objetos e seres se encontram. Está nos alimentos, remédios, tratamentos de saúde, vestimentas, edificações; na luz que nos ilumina e no ar condicionado que aquece ou refrigera nossos ambientes; na decoração, arte, literatura; no lazer e no transporte; na política, economia e religião. Nas comemorações de paz e nas disputas de guerra. Enfim, no nascimento,na sobrevivência e na morte. Graças à água, a humanidade se libertou de suas limitações, à medida que soube aproveitá-la, conduzindo-a para os lugares onde melhor poderia ser utilizada e servir às suas inúmeras necessidades.
Contudo, apesar da dádiva que ela sempre representou para nós, humanos, as relações das civilizações modernas e pós-modernas, com essa mãe provedora, nem sempre têm sido pautadas pelo princípio do "amor com amor se paga". Hoje, a nossa Terra corre o risco de se tornar um planeta de terras áridas pelos maltratos que infligimos à natureza,em suas mais variadas manifestações e diversidade. Mas quem usa, cuida; quem necessita, zela; quem ama, protege. Quem recebeu a dádiva da vida deve manter viva a fonte da qual a recebeu. Daí a razão de termos escolhido a ÁGUA como tema para análise e reflexão nesta prova. Planeta Terra: este planeta Azul que, um dia, o compositor e cantor Guilherme Arantes homenageou com a belíssima música "Planeta Água". Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra, planeta água 2. No ambiente, a água apresenta-se nos estados sólido, líquido e gasoso, estando em constante interação com o solo, com a atmosfera, com a flora e com a fauna. A compreensão desta interação não é simples, pois a água muda de estado em determinadas ocasiões. No desenho temos uma representação simplificada do ciclo da água.
As mudanças de estados físicos que acontecem em 1, 2 e 3 são, respectivamente, a) sublimação, condensação e evaporação. b) ebulição, condensação e evaporação. c) ebulição, condensação e condensação. d) evaporação, liquefação e sublimação. e) condensação, condensação e evaporação. TEXTO PARA A PRÓXIM A QUESTÃO (Ufrs) - Algumas cadeias carbônicas nas questões de química orgânica foram desenhadas na sua forma simplificada apenas pelas ligações entre seus carbonos. Alguns átomos ficam, assim, subentendidos. - Constantes físicas: 1 bar = 10¦N.m£ 1 faraday = 96500 coulombs R = 8,314 J.mol¢ K ¢ 3. As principais propriedades físicas que estabelecem a diferença entre metais e ametais são a) densidade,dureza e condutividade térmica. b) reflexão da luz, ponto de fusão e condutividade elétrica. c) ponto de ebulição, refração da luz e condutividade térmica. d) densidade,ponto de fusão e ponto de ebulição. e) maleabilidade,ductilidade e condutividade elétrica. TEXTO PARA A PRÓXIM A QUESTÃO (Ufpel) É comum, quando uma pessoa sofre uma contusão (batida), a imediata colocação de uma compressa de gelo sobre o local atingido, para que não fique inchado, pois a diminuição da temperatura diminui a velocidade das reações (inclusive as que causam inflamações musculares). Depois de um certo tempo, as compressas usadas passam a ser quentes, para facilitar a dispersão dos fluidos acumulados. Atualmente, os primeiros socorros para atletas em competição contam com a aplicação de bolsas instantâneas frias e quentes. Esses dispositivos funcionam mediante reações químicas exotérmicas ou endotérmicas e são constituídos por uma bolsa de plástico contendo água em uma seção e uma substância química seca, em outra. Essas substâncias, quando misturadas (pelo rompimento da seção com água), provocam o aumento ou a diminuição da temperatura. Em geral, as substâncias usadas são o CaCØ‚ (ou o MgSO„) e o NH„NOƒ e as equações termoquímicas de suas reações com a água são:
Bolsa 1. CaCØ‚(s) + n H‚O(Ø)ëCa£® + 2CØ(aq) ÐH = - 82,8 kJ. Bolsa 2. NH„NOƒ(s) + n H‚O(Ø)ëNH„®(aq) + NOƒ®(aq) ÐH = + 26,2 kJ. TITO & CANTO, v. 2, 2003. [adapt.] 4. O reagente sólido utilizado na bolsa 1 apresenta um cátion metálico oriundo de um átomo que perdeu dois elétrons. Sobre o elétron diferenciador (último elétron a ser distribuído) desse átomo, no estado fundamental (eletricamente neutro), tem-se, como números quânticos principal, secundário (azimutal) e magnético, respectivamente,os seguintes valores: a) n = 4; Ø = 0 e m = 0. b) n = 3; Ø = 0 e m = +1. c) n = 4; Ø = +1 e m = 0. d) n = 3; Ø = +1 e m = -2. e) n = 3; Ø = 0 e m = 0. TEXTO PARA A PRÓXIM A QUESTÃO (Ufsm) A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história. Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra "Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul" (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004). "Errantes eram os primeiros grupos humanos que perambulavam pela região Sul." 5. Os primeiros habitantes cozinhavam seus alimentos sobre pedras aquecidas, dentro de recipientes de couro cheios d'água ou envolvidos em folhas vegetais e cobertos por terra. Classifique em físicos e químicos os fenômenos a seguir. 1. Físico 2. Químico a. cozer alimentos b. evaporar água c. queimar madeira A seqüência correta é a) 1a - 1b - 1c. b) 2a - 1b - 1c. c) 1a - 2b - 2c. d) 2a - 1b - 2c. e) 2a - 2b - 1c. 6. (Fgv) O titânio e seus compostos são amplamente empregados tanto na área metalúrgica como na produção de cosméticos e fármacos. No Brasil, são extraídos os minérios na forma de óxidos, rutilo (TiO‚) e ilmenita (FeTiOƒ). O titânio apresenta o mesmo estado de oxidação nesses dois minérios. O número de oxidação do titânio e a configuração eletrônica da camada de valência do ferro no estado de oxidação em que se encontra na ilmenita são, respectivamente, a) + 2 e 3d§ 4s£. b) + 2 e 3d¥ 4s£. c) + 3 e 3d¦. d) + 4 e 3d§.
e) + 4 e 3d¥. 7. (Fgv) As figuras representam alguns experimentos de raios catódicos realizados no início do século passado, no estudo da estrutura atômica.
O tubo nas figuras (a) e (b) contém um gás submetido à alta tensão. Figura (a): antes de ser evacuado. Figura (b): a baixas pressões. Quando se reduz a pressão, há surgimento de uma incandescência, cuja cor depende do gás no tubo. A figura (c) apresenta a deflexão dos raios catódicos em um campo elétrico. Em relação aos experimentos e às teorias atômicas, analise as seguintes afirmações: I. Na figura (b), fica evidenciado que os raios catódicos se movimentam numa trajetória linear. II. Na figura (c), verifica-se que os raios catódicos apresentam carga elétrica negativa. III. Os raios catódicos são constituídos por partículas alfa. IV. Esses experimentos são aqueles desenvolvidos por Rutherford para propor a sua teoria atômica, conhecida como modelo de Rutherford. As afirmativas corretas são aquelas contidas apenas em a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I e II. d) II e IV. e) IV. 8. (G1) Os quatro números quânticos do elétron diferenciador (maior energia) de um átomo são: n = 4; Ø = 2; m = + 2; s(ä) = + 1/2 Observação: elétron emparelhado. O número atômico do átomo citado é: a) 53 b) 46 c) 43 d) 48 e) 50 9. (G1) São dadas as seguintes informações relativas aos átomos hipotéticos X, Y e W: - o átomo Y tem número atômico 46, número de massa 127 e é isótono de W; - o átomo X é isótopo de W e possui número de massa igual a 130; - o número de massa de W é 128. Com essas informações é correto concluir que o número atômico de X é igual a a) 47. b) 49. c) 81. d) 83. 10. (G1) Referindo-se à evolução dos modelos atômicos, é INCORRETO afirmar que a) a energia de um elétron é quantizada, isto é, restrita a determinados valores, segundo Bohr. b) as partículas alfa de carga positiva, sofrem desvios, porque são repelidas pelos elétrons, de acordo com Rutherford. c) a formação dos materiais ocorre através de diferentes associações entre átomos iguais ou diferentes, conforme Dalton. d) a descontinuidade dos espectros de absorção ou emissão de energia pelo átomo de hidrogênio evidencia a existência de níveis de energia.
11. (G1) Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas. As cores produzidas resultam de transições eletrônicas. Ao mudar de camada, em torno do núcleo atômico, os elétrons emitem energia nos comprimentos de ondas que caracterizam as diversas cores. Esse fenômeno pode ser explicado pelo modelo atômico proposto por a) Niels Bohr. b) Jonh Dalton. c) J.J.Thomson. d) Ernest Rutherford. 12. (Pucmg) Os interruptores brilham no escuro graças a uma substância chamada sulfeto de zinco (ZnS), que tem a propriedade de emitir um brilho amarelo esverdeado depois de exposta à luz. O sulfeto de zinco é um composto fosforescente. Ao absorverem partículas luminosas, os elétrons são estimulados e afastados para longe do núcleo. Quando você desliga o interruptor, o estímulo acaba e os elétrons retornam, aos poucos, para seus lugares de origem, liberando o seu excesso de energia na forma de fótons. Daí a luminescência. (Texto adaptado do artigo de aplicações da fluorescência e fosforescência, de Daniela Freitas) A partir das informações do texto, pode-se concluir que o melhor modelo atômico que representa o funcionamento dos interruptores no escuro é o de: a) Rutherford b) Bohr c) Thomson d) Heisenberg 13. (Pucmg) O íon y¤ tem 38 elétrons e 45 nêutrons. O átomo neutro Y apresenta número atômico e número de massa, respectivamente: a) 35 e 80 b) 38 e 83 c) 41 e 86 d) 45 e 80 14. (Pucrj) Analise as frases abaixo e assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta. a) Os nuclídeos ¢£C† e ¢¤C† são isótopos. b) Os isóbaros são nuclídeos com mesmo número de massa. c) O número de massa de um nuclídeo é a soma do número de elétrons com o número de nêutrons. d) A massa atômica de um elemento químico é dada pela média ponderada dos números de massa de seus isótopos. e) Os isótonos são nuclídeos que possuem o mesmo número de nêutrons. 15. (Pucrs) O tecnécio (Tc) é produzido em laboratório e, em virtude de sua radioatividade, é utilizado na medicina como fonte de radiação para exames médicos. Com relação a esse átomo, é correto afirmar que possui a) 43 prótons, 43 nêutrons e 56 elétrons. b) número de massa aproximadamenteigual a 43. c) número atômico igual a 99. d) propriedades semelhantes às dos demais elementos químicos localizados no 5Ž período da Tabela Periódica. e) alto ponto de ebulição, e é considerado um metal. 16. (Pucrs) Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento. Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que I. o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. II. o núcleo atômico é extremamentepequeno em relação ao tamanho do átomo. III. os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva. IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia.
As afirmativas corretas são, apenas, a) I e II b) I e III c) II e IV d) III e IV e) I, II e III 17. (Uepg) Tendo por base o modelo atômico atual, assinale o que for correto. (01) Os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em órbitas definidas de energia. (02) Um elétron, quando excitado, pode passar de um nível de energia para outro, através do salto quântico. (04) A massa do átomo não está igualmentedistribuída em sua estrutura,concentrando-se na eletrosfera. (08) Átomos neutros no estado fundamental apresentam igual número de prótons e elétrons. 18. (Ufes) A configuração eletrônica do átomo de ferro em ordem crescente de energia é 1s£2s£2p§3s£3p§4s£3d§. Na formação do íon Fe£®, o átomo neutro perde 2 elétrons. A configuração eletrônica do íon formado é a) 1s£2s£2p§3s£3p§3d§ b) 1s£2s£2p§3s£3p§4s£3d¥ c) 1s£2s£2p§3s£3p§4s¢3d¦ d) 1s£2s£2p§3s£3p¥4s¢3d§ e) 1s£2s£2p§3s£3p¥4s£3d¦ 19. (Ufmg) No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). (Na figura, essa trajetória é representada pela linha tracejadaX.)
Nesses experimentos, Thomson observou que I) a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era independenteda natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existenteno tubo; e II) os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, se desviavam na direção da placa positiva. (Na figura, esse desvio é representado pela linha tracejada Y.) Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que os raios catódicos são constituídos de a) elétrons. b) ânions. c) prótons. d) cátions. 20. (Ufpr) Considera-se que quatorze elementos químicos metálicos são essenciais para o correto funcionamento do organismo, portanto indispensáveis para manter a saúde. Os referidos elementos estão listados na tabela a seguir:
Com base na distribuição eletrônica dos átomos desses metais no estado fundamental, assinale a alternativa correta. a) K, Ca, V, Cr, Mn, Fe, Co e Ni são elementos que apresentam o elétron mais energético em orbitais d e são por isso conhecidos como metais de transição. b) Mg e Ca pertencem ao mesmo grupo ou família da Tabela Periódica. c) A camada de valência de K possui a configuração 3s£ 3p§ 3d¢. d) Mo e Sn possuem elétrons em subnível f.
e) Todos os elementos citados possuem subníveis preenchidos parcialmente. 21. (Ufsc) A cor de muitas pedras preciosas se deve à presença de íons em sua composição química. Assim, o rubi é vermelho devido à presença de Cr¤® e a cor da safira é atribuída aos íons de Co£®, Fe£® ou Ti¥®. A partir das informações do enunciado e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). (01) os elementos químicos titânio, cromo, ferro e cobalto encontram-se no terceiro período da classificação periódica dos elementos. (02) o titânio recebe 4 elétrons e se transforma no cátion Ti¥®. (04) o átomo de cromo apresenta 28 nêutrons em seu núcleo. (08) a configuração eletrônica do íon Fe£® é 1s£ 2s£ 2p§ 3s£ 3p§ 3d©. (16) o íon Co£® é isótopo do manganês. (32) o átomo de cromo, ao perder três elétrons, assume a configuração eletrônica do átomo de escândio. 22. (Unirio) O diagrama a seguir representa átomos de elementos com elétrons distribuídos em quatro níveis energéticos e que se situam nos blocos s, p e d da Classificação Periódica.
Considerando que s, p e d são conjuntos de átomos que apresentam, respectivamente, orbitais s no último nível, orbitais p no último nível e orbitais d no penúltimo nível e que formam os subconjuntos R, X e Q, só não podemos afirmar corretamenteque: a) um átomo situado em Q pertence ao subgrupo A, do grupo 1 ou 2 da Classificatória Periódica. b) um átomo situado em Q tem número atômico 19 e 20. c) os átomos situados em X têm números atômicos que variam de 19 a 36. d) os átomos situados em R têm números atômicos que variam de 21 a 30. e) os átomos situados em R são elementos classificados como metais. 23. (Mackenzie) Observando-se o comportamento das substâncias nos sistemas a seguir, é INCORRETO afirmar que:
a) o óleo deve ser solúvel em tetracloreto de carbono. b) a água e o óleo não são miscíveis, por serem ambos apolares. c) juntando-se os conteúdos dos sistemas I, II e III, obtém-se uma mistura heterogênea. d) a sacarose é um composto polar. e) o óleo é menos denso que a água. 24. (G1) Aplicando os conceitos fundamentais da matéria e da energia, é correto afirmar que: a) toda mistura de dois sólidos é sempre homogênea. b) uma mistura de vários gases pode ser homogênea ou heterogênea, dependendo da proporção entre os mesmos. c) toda mistura de um líquido mais um gasoso (gás) sempre é homogênea. d) as misturas água + sal e gasolina + álcool são homogêneas em quaisquer proporções. e) uma substância pura pode constituir um sistema heterogêneo, quando mudando de fase. 25. (G1) Observe as figuras a seguir, onde os átomos são representados por esferas e cada tamanho representaum átomo diferente.Depois, assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) Nas figuras 1 e 2 encontramos somente substâncias simples. b) As figuras 1 e 3 representam misturas. c) Na figura 2 estão representados 14 elementos químicos. d) Durante uma mudança de estado físico, a temperatura permanece constante para as amostras representadas nas figuras 2 e 3.
e) Na figura 3 estão presentes 6 substâncias. 26. (G1) Quando uma garrafa de água gaseificada é aberta,formam-se bolhas de dióxido de carbono. Nessa situação, o sistema água + gás forma: a) uma substância simples. b) uma mistura homogênea. c) uma solução. d) uma mistura heterogênea. e) uma substância composta. 27. (Uel) Um rapaz pediu sua namorada em casamento, presenteando-a com uma aliança de ouro 18 quilates. Para comemorar, sabendo que o álcool é prejudicial à saúde, eles brindaram com água gaseificada com gelo, ao ar livre. Os sistemas: ouro 18 quilates, água gaseificada com gelo e ar atmosférico, são, respectivamente: a) Substância heterogênea,mistura heterogênea e mistura homogênea. b) Mistura heterogênea,mistura homogênea e substância homogênea. c) Substância homogênea,mistura heterogênea e mistura homogênea. d) Mistura homogênea,mistura heterogênea e mistura homogênea. e) Mistura heterogênea,substância homogênea e substância heterogênea. 28. (Ufla) Considere os sistemas a seguir.
Os sistemas I, II e III correspondem, respectivamente,a a) mistura heterogênea,substância composta,mistura heterogênea. b) mistura homogênea,substância simples, mistura heterogênea. c) mistura homogênea,substância simples, mistura homogênea. d) mistura homogênea,substância composta, mistura heterogênea. 29. (Unesp) Uma amostra de água do rio Tietê, que apresentava partículas em suspensão, foi submetida a processos de purificação obtendo-se, ao final do tratamento, uma solução límpida e cristalina. Em relação às amostras de água antes e após o tratamento,podemos afirmar que correspondem, respectivamente,a: a) substâncias composta e simples. b) substâncias simples e composta. c) misturas homogênea e heterogênea. d) misturas heterogênea e homogênea. e) mistura heterogênea e substância simples. 30. (G1) Sobre os seguintes sistemas: I - ouro II - água mineral III - água + óleo IV - ar atmosférico é correto afirmar que a) II e IV são homogêneos. b) III e IV são heterogêneos. c) I e III constituem misturas. d) I e II representam substâncias puras. 31. (G1) Em um laboratório de química, em condições ambientais, foram preparadas as seguintes misturas: I) gasolina + areia II) água + gasolina III) oxigênio + nitrogênio
IV) água + sal V) água + álcool Quais misturas podem ser homogêneas? a) III, IV e V, somente. b) II, III e IV, somente. c) IV e V, somente. d) I, II e IV, somente. e) I e II, somente. 32. (Pucmg) Considere as seguintes proposições: I. Não existe sistema polifásico formado de vários gases ou vapores. II. A água é uma mistura de hidrogênio e oxigênio. III. Todo sistema homogêneo é uma mistura homogênea. IV. Existe sistema monofásico formado por vários sólidos. V. Todo sistema polifásico é uma mistura heterogênea. São VERDA DEIRAS as afirmações: a) I, II e III b) I e II apenas c) I e IV apenas d) III, IV e V 33. (Pucmg) Considere o quadro, que apresenta algumas substâncias com suas respectivas temperaturas de fusão (TF) e de ebulição (TE) ao nível do mar e a solubilidade em água, a 25 °C.
Considerando-se esses dados, é CORRETO afirmar que: a) à temperatura em que o naftaleno ferve, o ácido sulfúrico se encontra na forma de vapor. b) o estado físico da substância cloro, à temperatura ambiente,é sólido. c) o processo mais adequado para se separar uma mistura de ácido sulfúrico com água, é por decantação fracionada. d) a mistura de cloro com oxigênio, à temperatura ambiente,forma um sistema homogêneo. 34. (G1) Em uma noite de inverno rigoroso uma dona de casa estendeu as roupas recém lavadas no varal, expostas ao tempo. Pela manhã as roupas congelaram, em função do frio intenso. Com a elevação da temperatura no decorrer da manhã, começou a pingar água das roupas, em seguida elas ficaram apenas úmidas, e elas logo estavam secas. Ocorreram nestas roupas, respectivamente,as seguintes passagens de estados físicos: a) solidificação, evaporação e fusão. b) solidificação, fusão e evaporação. c) fusão, solidificação e evaporação. d) fusão, evaporação e solidificação. e) evaporação, solidificação e fusão. 35. (G1) NÃO ocorre transformação química no seguinte fenômeno: a) cozimento de um ovo em forno de microondas. b) efervescência de um refrigerantequando aberto e agitado. c) escurecimento de uma salada de frutas em contato com o ar. d) formação de coalhada num copo de leite mantido fora da geladeira. 36. (G1) Considere as seguintes situações: I) Acetona derramada sobre a pele;
II) Fermentação da massa na fabricação de pães; III) Cozimento de um ovo; IV) Destilação fracionada do petróleo; V) Dissolução de cloreto de sódio em água. São fenômenos químicos: a) II e III, somente. b) I, II e V, somente. c) I e III, somente. d) I, II e IV, somente. e) III e IV, somente. 37. (Pucmg) Considere os experimentos equacionados:
Assinale os experimentos que representam fenômenos químicos. a) I, II, III e IV b) I, III, V e VI c) II, III, V e VI d) I, IV, V e VI 38. (Pucmg) Considere os fatos representados a seguir. 1. Um pedaço de isopor flutuando na água. 2. O açúcar se tornando caramelo quando aquecido acima do seu ponto de fusão. 3. O ferro dissolvendo em ácido clorídrico com liberação de gás. 4. Um sal se dissolvendo quando colocado em um copo com água quente. 5. Um prego sendo atraído por um ímã. São fenômenos químicos: a) 3 e 4 b) 1, 3 e 5 c) 2 e 3 d) 2 e 4 39. (G1) O subnível mais energético do átomo de um elemento é o 5p¤, portanto, o seu número atômico e sua posição na tabela periódica serão, respectivamente, a) 15, 3.¡ período e coluna 5 A. b) 51, 5.¡ período e coluna 5 A. c) 51, 3.¡ período e coluna 3 A. d) 49, 5.¡ período e coluna 3 A. 40. (G1) Os elementos químicos são divididos em elementos representativos, elementos de transição e gases nobres. Assinale a alternativa correta que representa a seguinte seqüência: Transição, Gases Nobres e Representativos.
a) A, B, C b) B, A, C c) B, C, A d) C, A, B e) C, B, A 41. (G1) Sobre o elemento químico oxigênio, que compõe o dióxido de carbono, podemos afirmar: a) Suas características químicas aproximam-se mais daquelas dos elementos da família dos halogênios.
b) Na natureza, é encontrado como molécula monoatômica. c) Possui número atômico igual a 16. d) Possui apenas a camada K. e) Localiza-se no 2¡. período e na família 6A da tabela periódica. 42. (G1) Nas tabelas periódicas atuais, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescentede: a) valências. b) massas atômicas. c) números atômicos. d) número de oxidação. e) densidade. 43. (Uel) O gráfico a seguir mostra, em ordem aleatória de posição na tabela periódica, as primeiras energias de ionização (EI) dos oito elementos representativos do quinto período da tabela periódica. Os oito elementos estão denominados genericamentepor A, B, C, D, E, G, J e M.
Com base nos dados apresentados no gráfico e nos conhecimentos sobre o tema,analise as afirmativas. I. O elemento B possui dois elétrons na camada de valência. II. O elemento D possui apenas 4 camadas eletrônicas. III. O elemento G possui configuração de valência igual a 5s£5p§. IV. O elemento C se estabiliza quando perde 1 elétron da camada de valência. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a) I e II. b) I e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) II, III e IV. 44. (Uepg) Os elementos químicos aqui designados A, B, C e D apresentam os seguintes números e massas atômicas. Com base na tabela, que apresenta as temperaturas de fusão e de ebulição dos compostos A‚, B‚, C‚ e D‚, assinale o que for correto.
(01) Os quatro elementos pertencem ao mesmo grupo ou família da tabela periódica. (02) O número de massa representado por algarismo decimal indica que nem todos os átomos deste elemento químico apresentam o mesmo número de nêutrons. (04) Os elementos citados são ametais. (08) O composto C‚ é um sólido de baixo ponto de fusão. (16) O composto A‚ encontra-se no estado gasoso. 45. (Uerj) Um átomo do elemento químico x, usado como corante para vidros, possui número de massa igual a 79 e número de nêutrons igual a 45. Considere um elemento y, que possua propriedades químicas semelhantes ao elemento x. Na Tabela de Classificação Periódica, o elemento y estará localizado no seguinte grupo: a) 7 b) 9 c) 15 d) 16 46. (G1) As propriedades de um material utilizadas para distinguir-se um material do outro são divididas em Organolépticas, Físicas e Químicas. Associe a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a ordem corretadas respostas.
PRIMEIRA COLUNA (A) Propriedade Organoléptica (B) Propriedade Física (C) Propriedade Química SEGUNDA COLUNA ( ) Sabor ( ) Ponto de Fusão ( ) Combustibilidade ( ) Reatividade ( ) Densidade ( ) Odor ( ) Estados da Matéria a) A, B, C, C, B, A, B b) A, B, C, A, B, C, B c) A, C, B, C, B, C, B d) A, B, C, B, B, A, B e) C, B, A, C, B, A, B 47. (Ita) O fato de um sólido, nas condições ambientes, apresentar um único valor de massa específica em toda sua extensão é suficiente para afirmar que este sólido: I. É homogêneo. II. É monofásico. III. É uma solução sólida. IV. É uma substância simples. V. Funde a uma temperatura constante. Das afirmações feitas, estão CORRETAS a) apenas I e II. b) apenas I, II e III. c) apenas II, III e V. d) apenas IV e V. e) todas. 48. (Pucmg) Um professor realizou várias experiências (a 20°C e 1 atm) e organizou a seguinte tabela:
De acordo com a tabela, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O estado físico da substância D, à temperatura ambiente,é gasoso. b) Se misturarmos a substância B com a substância D, à temperatura ambiente, forma-se uma mistura homogênea. c) A substância mais volátil, à temperatura ambiente,é a A. d) Se misturarmos as substâncias A, C e água, forma-se um sistema difásico. e) O processo mais adequado para separarmos uma mistura da substância C com a água, à temperatura ambiente,é destilação simples. 49. (Pucmg) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades: 1. ponto de ebulição 2. massa 3. volume
4. densidade Assinale as propriedades que podem permitir ao estudantea identificação desses líquidos. a) 1 e 2 b) 1 e 3 c) 2 e 4 d) 1 e 4 50. (Fuvest) Três variedades alotrópicas do carbono são diamante, grafita e fulereno. As densidades dessas substâncias, não necessariamente na ordem apresentada, são: 3,5; 1,7 e 2,3g/cm¤. Com base nas distâncias médias entre os átomos de carbono, escolha a densidade adequada e calcule o volume ocupado por um diamantede 0,175 quilate.Esse volume, em cm¤, é igual a Dados: Distância média entre os átomos de carbono, em nanômetro (10ªm) diamante...........................0,178 fulereno.............................0,226 grafita................................0,207 1 quilate = 0,20g a) 0,50 × 10£ b) 1,0 × 10£ c) 1,5 × 10£ d) 2,0 × 10£ e) 2,5 × 10£
GABARITO 1. [C] 2. [E] 3. [E] 4. [A] 5. [D] 6. [D] 7. [C] 8. [D] 9. [A] 10. [B] 11. [A] 12. [B] 13. [A] 14. [C] 15. [E] 16. [A] 17. 1 + 2 + 8 = 11 18. [A] 19. [A] 20. [B] 21. 52 22. [E] 23. [B] 24. [E] 25. [D] 26. [D] 27. [D]
28. [D] 29. [D] 30. [A] 31. [A] 32. [C] 33. [D] 34. [B] 35. [B] 36. [A] 37. [B] 38. [C] 39. [B] 40. [D] 41. [E] 42. [C] 43. [B] 44. 1 + 2 + 4 + 16 = 23 45. [D] 46. [A] 47. [A] 48. [C] 49. [D] 50. [B]