Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
1
EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO 01) (PUC-MG) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: a) b) c) d) e)
A formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre átomos iguais ou não. O átomo possui um núcleo positivo envolto por órbitas eletrônicas. O número de átomos diferentes existente na natureza é pequeno. Os átomos são partículas que não se podem dividir. Toda matéria é formada por partículas extremamente pequenas.
02) (UFPA) A realização de experiências com descargas elétricas, em tubo de vidro fechado que contém gás a baixa pressão, produz os raios catódicos. Esses raios são constituídos por um feixe de: a) b) c) d) e)
nêutrons. partículas alfa. raios X. prótons. elétrons.
03) (ITA-SP) Considerando a experiência de Rutherford, assinale a alternativa falsa: a) A experiência consistiu em bombardear películas metálicas delgadas com partículas alfa. b) Algumas partículas alfa foram desviadas de seu trajeto devido à repulsão exercida pelo núcleo positivo do metal. c) Observando o aspecto de difração das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme. d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleo atômico e seu tamanho relativo. e) Rutherford sabia antecipadamente que as partículas alfa eram carregadas positivamente. 04) (UFMG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido, e com praticamente toda massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson. a) A maioria das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos. b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina. c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio. d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocarem contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la. e) Os elétrons giram em torno do núcleo juntamente com os nêutrons. 05) (Covest-98) Qual o valor mais aproximado para expressar a relação entre o raio do átomo e o raio do seu núcleo? a) 5 b) 10· c) 10 5. 10 d) 10 . e) 1015 06) As idéias de diferentes cientistas tiveram uma grande contribuição para a moderna teoria atômica. As figuras indicadas abaixo (I, II, e III) indicam respectivamente os modelos atômicos propostos por: I II III
a) b) c) d) e)
Thompson, Dalton e Rutherford Rutherford, Dalton e Thompson Thompson, Rutherford e Dalton Rutherford, Thompson e Dalton Dalton, Rutherford e Thompson
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
2
07) (UFRGS) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis originais, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando-se o modelo atômico proposto por: a) b) c) d) e)
Dalton. Thomson. Lavoisier. Rutherford. Bohr.
08) (UGF-RJ) O físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) enunciou, em 1913, um modelo atômico que relacionou a quantidade de energia do elétron com sua localização na eletrosfera. Em relação à energia associada às transições eletrônicas, um elétron, ao absorver energia, pode sofrer a seguinte transição: a) b) c) d) e)
da órbita N para a órbita M. da órbita P para a órbita O. da órbita L para a órbita K. da órbita O para a órbita P. da órbita M para a órbita L.
09) (UFPI) O sulfeto de zinco (ZnS) tem a propriedade denominada de fosforescência, capaz de emitir um brilho amarelo-esverdeado depois de exposto à luz. Analise as afirmativas a seguir, todas relativas ao ZnS, e indique a opção correta: a) b) c) d) e)
salto de núcleos provoca fosforescência. salto de nêutrons provoca fosforescência. salto de elétrons provoca fosforescência. os elétrons que absorvem fótons aproximam-se do núcleo. ao apagar a luz, os elétrons adquirem maior conteúdo energético.
10) (UCDB-MT) No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga..........................., onde ......................... estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os .................... . A alternativa que completa corretamente a frase é: a) b) c) d) e)
negativa – toda massa – elétrons. positiva – metade da massa – elétrons. positiva – toda a massa – elétrons. negativa – toda a massa – nêutrons. positiva – toda a massa – nêutrons.
11) (Covest-2009) No decorrer do tempo, diferentes modelos foram propostos e aplicados ao estudo da estrutura do átomo. Interpretações consistentes com as idéias básicas desses modelos, permitem afirmar que: 0 0 a experiência de Rutherford sugere que prótons e elétrons estão distribuídos uniformemente no interior do átomo 1 2
1 2
3
3
4
4
o modelo proposto por Bohr introduziu o conceito de orbital atômico. energia é liberada quando um elétron migra do estado fundamental para um estado excitado. o modelo mecânico-quântico do átomo define órbitas circulares, nas quais o elétron se movimenta ao redor do núcleo. um dos sucessos do modelo de Bohr para o átomo foi a explicação das raias no espectro atômico do hidrogênio.
0-0) A experiência de Rutherford levou à concepção do núcleo atômico, contendo toda a carga positiva e praticamente toda a massa do átomo. 1-1) O conceito de orbital surgiu com a mecânica quântica. 2-2) Quando um elétron migra do estado fundamental para um estado excitado, há absorção de energia. 3-3) O modelo mecânico-quântico define a probabilidade de o elétron estar a uma certa distância do núcleo atômico numa dada direção. 4-4) O objetivo de Bohr foi propor um modelo teórico que explicasse o espectro atômico do hidrogênio.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
12) (Pucrs 2003) No modelo atômico atual, os elétrons a) são partículas que estão mergulhadas em uma massa homogênea de carga positiva. b) ocupam níveis definidos de energia. c) giram ao redor do núcleo em órbitas circulares ou elípticas. d) têm caráter corpuscular e de onda, simultaneamente. e) podem ter a sua posição e velocidade determinadas em um dado instante. 13) (SSA – 2008) Em relação ao modelo atômico proposto em 1911, por Rutherford, é CORRETO afirmar que a) os elétrons giram em torno do núcleo, em órbitas elípticas, sem perderem nem ganharem energia. b) o átomo é uma esfera maciça formada por partículas positivas, muitas vezes mais pesadas que o elétron. c) o modelo confirma as idéias de Thomson sobre o átomo e justifica experimentalmente suas propriedades. d) embora os prótons fossem os responsáveis por toda a carga do núcleo, sozinhos, eles não correspondiam à totalidade da massa do núcleo. e) a massa do núcleo é estável, sendo constituída, sempre, de quantidades iguais de prótons e nêutrons. 14) (Covest-2004) Ao longo da história da ciência, diversos modelos atômicos foram propostos até chegarmos ao modelo atual. Com relação ao modelo atômico de Rutherford, podemos afirmar que: 0 1
0 1
2
2
3 4
3 4
Foi baseado em experimentos com eletrólise de solução de sais de ouro. É um modelo nuclear que mostra o fato de a matéria ter sua massa concentrada em um pequeno núcleo. É um modelo que apresenta a matéria como sendo constituída por elétrons (partículas de carga negativa) em contato direto com prótons (partículas com carga positiva). Não dá qualquer informação sobre a existência de nêutrons. Foi deduzido a partir de experimentos de bombardeamento de finas lâminas de um metal por partículas α.
15) (UFU-MG) O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é uma região externa – a eletrosfera –, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das partículas constituintes do átomo. Em relação a essas características, indique a alternativa correta. a) Prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos. b) Entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. c) Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. d) Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo. e) Entre as partículas atômicas, os elétrons são as de maiores massas. 16) (UGF-RJ) Prótons e nêutrons são constituídos de partículas chamadas quarks: os quarks “u” e “d”. O próton é formado por dois quarks do tipo “u” e um quark do tipo “d”, enquanto o nêutron é formado de dois quarks do tipo d e um do tipo “u”. Se a carga elétrica do próton é igual a uma unidade de carga e a do nêutron igual a zero, as cargas de “u” e “d” valem, respectivamente: a) b) c) d) e)
2/3 e 1/3. – 2/3 e – 1/3. – 2/3 e 1/3. 2/3 e – 1/3. 2/3 e 2/3.
17) A principal característica de um elemento químico é seu número atômico (Z), que corresponde, por definição, ao número de: a) nêutrons. b) prótons e nêutrons. c) prótons no núcleo. d) prótons e elétrons. e) nêutrons ou elétrons.
3
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
18) (Covest-2003) Isótopos radiativos são empregados no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças. Qual é a principal propriedade que caracteriza um elemento químico? a) b) c) d) e)
Número de massa Número de prótons Número de nêutrons Energia de ionização Diferença entre o número de prótons e de nêutrons
19) (CEESU – 2003) Átomos de um mesmo elemento químico apresentam igual número de... a) b) c) d) e)
massa. prótons. elétrons. nêutrons. níveis de energia.
20) As partículas fundamentais subatômicas de carga nula são chamadas de: a) b) c) d) e)
prótons. nêutrons. íons. elétrons. ânions.
21) (UFSM-RS) Analise a tabela: Espécie genérica X Y Z W
Nº de nêutrons 20 17 78 18
Nº de prótons 17 17 79 18
Nº de elétrons 17 18 78 18
Assinale a alternativa que apresenta apenas espécie(s) neutra(s): a) b) c) d) e)
X, apenas. Y, apenas. Z, apenas. W, apenas. X e W, apenas.
22) (UERJ) Um sistema é formado por partículas que apresentam composição atômica: 10 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons. A ele foram adicionadas novas partículas. O sistema resultante será quimicamente puro se as partículas adicionadas apresentarem a seguinte composição atômica: a) b) c) d) e)
21 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons. 20 prótons, 20 elétrons e 22 nêutrons. 10 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons. 11 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons. 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons.
23) Um elemento químico é caracterizado pelo(a) ... I) II) III) IV) V)
número atômico. carga nuclear. número de nêutrons. número de massa. símbolo.
Estão corretos os itens: a) b) c) d) e)
I, II e IV. I, II e V. I, II, IV e V. III, IV e V. I, II, III, IV e V.
4
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
5
24) Com relação às características do átomo e ao conceito de elemento químico, assinale a afirmação correta: a) Um elemento químico é caracterizado pelo número de massa. b) Os átomos de um mesmo elemento químico obrigatoriamente devem apresentar o mesmo número de nêutrons. c) Na eletrosfera, região que determina a massa do átomo, encontram-se os elétrons. d) O número de massa é a soma do número de prótons com o número de elétrons. e) Um elemento químico é constituído de átomos de mesma carga nuclear. 25) Com relação à estrutura do átomo e ao conceito de elemento químico, são feitas as afirmações: I. Um átomo do elemento químico cloro com 17 prótons, 17 elétrons e 20 nêutrons é representado por 17Cl34. II. Se tivermos 10000 átomos de mesmo número atômico, teremos 10000 elementos químicos. III. O próton e o nêutron são partículas elementares. 23 24 IV. Os átomos 11X e 11Y pertencem ao mesmo elemento químico. Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões): a) b) c) d) e)
I e IV. II e III. II, III e IV. I, II e III. IV.
Obs: Prótons e nêutrons não são partículas elementares pois, são formadas por quarks. 26) O número atômico de um determinado átomo é conhecido. Para se determinar o seu número de massa, é preciso conhecer-se também o número de: a) b) c) d) e)
nêutrons. oxidação. prótons. Avogadro. elétrons.
27) (UERJ) Ao comprar as partículas elementares sugeridas pela Associação de Físicos Nucleares (anunciada a seguir), adquire-se o material necessário para a construção de um isótopo do: Associação de Físicos Nucleares Compre Liquidação de 1 elétron e partículas atômicas 1 próton e leve um nêutron de graça!
a) b) c) d) e)
Lítio. Boro. Hélio. Berílio. Hidrogênio.
28) (MACK-SP) O número de prótons, de elétrons e de nêutrons do átomo 17Cl 35 é, respectivamente: a) b) c) d) e)
17, 17 e 18. 35, 17 e 18. 17, 18 e 18. 17, 35 e 35. 52, 35 e 17.
29) (UFMA) Em um átomo com 22 elétrons e 26 nêutrons, seu número atômico e número de massa são, respectivamente: a) b) c) d) e)
22 e 26. 26 e 48. 26 e 22. 48 e 22. 22 e 48.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
30) O número de nêutrons do átomo 20 X a) 104. b) 10. c) 62. d) 42. e) 20. 31) A quantidade de nêutrons do 21 P a) b) c) d) e)
61
62
www.agamenonquimica.com
6
é:
é:
21. 82. 61. 41. 40.
32) (UCS-RS) O conhecimento das partículas subatômicas, bem como do seu número, é útil para a compreensão das propriedades individuais dos átomos. Os átomos distinguem-se uns dos outros pelo número de prótons e de nêutrons que contêm. Com relação ao átomo de boro (5B11), é correto afirmar que ele distingue dos demais átomos por possuir... a) 5 prótons e 6 nêutrons. b) o número atômico e o número de nêutrons iguais a 6. c) o número atômico e o número de nêutrons iguais a 5. d) número igual de prótons e nêutrons. e) 11 prótons e 5 nêutrons. 33) (CEFET-SP) Um átomo genérico X apresenta a seguinte estrutura: Prótons Nêutrons Elétrons
13 14 13
O número de massa deste átomo é igual a: a) 13. b) 14. c) 26. d) 27. e) 40. 34) Recentemente foi sintetizada uma forma alotrópica do carbono, de fórmula C60, chamada fulereno ou Buckminsterfulereno, ou ainda buckbola ou futeboleno. Esta forma alotrópica é diferente do diamante e da grafite. Se considerarmos uma molécula do C60 podemos afirmar que a relação entre o número de prótons e nêutrons é igual a: a) 1/6. b) 1/3. c) 1/2. d) 1. e) 2. 35) A diferença entre o número de massa de um átomo e o seu número atômico fornece o número de: a) prótons. b) nêutrons. c) elétrons. d) mésons. e) pósitrons. 36) (Unifor-CE) Dentre as espécies químicas: 9 10 11 10 12 14 5B , 5B , 5B 6C , 6C , 6C As que representam átomos cujos núcleos possuem 6 nêutrons são: a) b) c) d) e)
10 12 e 6C 6C 11 12 e 6C 5B 9 14 B e 5 6C 10 11 5B e 5B 10 14 5B e 6C
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
37) Um elemento tem número de massa atômica (3x + 6), onde x é seu número atômico. O número nêutrons desse elemento será dado por: a) 2x + 2. b) 2x + 3. c) 2x + 6. d) x + 6. e) x + 3. 38) (UFRS) Em 1987, ocorreu em Goiânia, um grave acidente por contaminação com material radioativo, quando a blindagem de uma fonte de césio 137 foi destruída. Sobre o átomo de 55Cs137 é correto afirmar que apresenta: a) número de prótons igual ao de um átomo de 56Ba137. b) número de nêutrons igual ao de um átomo de 56Ba138. 137 c) número atômico igual ao de um átomo de 54Xe . 137 d) distribuição eletrônica igual à de um átomo de 53I . e) número de nêutrons igual ao de um átomo de 55Cs133. 39) (UGF-RJ) Um átomo “M”, eletricamente neutro, possui número de massa igual a “3x” e (x + 1) elétrons na eletrosfera. Sabendo-se que o núcleo de “M” tem cinco nêutrons, o valor de “x” é: a) b) c) d) e)
3. 4. 5. 6. 8.
40) Os números atômicos e de massa dos átomos A e B são dados em função de “x”. 8x 3x + 4
5x + 12
A
4x - 1
B
Sabendo-se que o número de massa de A é igual ao número de massa de B, podemos concluir que: a) b) c) d) e)
A e B pertencem ao mesmo elemento químico. B possui 16 nêutrons. o número atômico de A é 15. o número de nêutrons é igual ao número de prótons para o átomo A. o número de massa de B é 33.
41) As espécies químicas 3x x+5
A
e
3x - 2 2x - 10
B
representam átomos com igual número de prótons. O número de nêutrons encontrado em A e B é, respectivamente: a) b) c) d) e)
25 e 23. 25 e 25. 5 e 15. 15 e 5. 23 e 25.
42) O único átomo que não possui nêutrons é o: a) b) c) d) e)
1
H. H. 3 H. 3 He. 4 He. 2
1
2
3
43) As representações 1H , 1H e 1H indicam átomos de hidrogênio com números diferentes de: a) atomicidade. b) valência. c) elétrons. d) prótons. e) nêutrons.
7
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
44) (Covest-90) Preencha as lacunas da seguinte tabela: Elemento
Nº de prótons
Th Cl
17
Nº de elétrons no átomo neutro 90
Nº de nêutrons
Nº de massa 232
19
Lendo da esquerda para a direita, formar-se-á, com os números inseridos, a seguinte seqüência numérica: a) 90, 142, 17, 36. b) 142, 90, 19, 36. c) 142, 90, 36, 17. d) 90, 142, 36, 17. e) 89, 152, 7, 36. 45) (UFV-MG) Observe a tabela abaixo: Elemento neutro Número atômico Número de prótons Número de elétrons Número de nêutrons Número de massa
x 13 A B C 27
y D 15 15 16 E
Os valores corretos de A, B, C, D e E são, respectivamente: a) b) c) d) e)
13, 14, 15, 16 e 31. 14, 14, 13, 16 e 30. 12, 12, 15, 30 e 31. 13, 13, 14, 15 e 31. 15, 15, 12, 30 e 31.
46) O número atômico, número de massa e número de nêutrons de um átomo são expressos, respectivamente por (3x + 5), (8x) e (6x – 30). Determine os números de prótons e nêutrons desse átomo.
47) Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de de 80Hg201, o total de partículas será: a) 281. b) 158. c) 368. d) 108. e) 360.
28Ni
59
com as do átomo
48) O nome que se dá ao íon carregado negativamente: a) cátion. b) próton. c) elétron. d) ânion. e) neutro. 49) Quando se compara o átomo neutro do enxofre com o íon sulfeto (S2–), verifica-se que o segundo possui: a) um elétron a mais e mesmo número de nêutrons. b) dois nêutrons a mais e mesmo número de elétrons. c) um elétron a mais e mesmo número de prótons. d) dois elétrons a mais e mesmo número de prótons. e) dois prótons a mais e mesmo número de elétrons.
8
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
50) (Covest-2002) Isótopos radiativos de iodo são utilizados no diagnóstico e tratamento de problemas da tireóide, e são, em geral, ministrados na forma de sais de iodeto. O número de prótons, nêutrons e elétrons no isótopo 131 do iodeto a) b) c) d) e)
131 − 53 I
são, respectivamente:
53, 78 e 52. 53, 78 e 54. 53, 131 e 53. 131, 53 e 131. 52, 78 e 53.
51) (NPSU) Pessoas anêmicas necessitam de uma dieta com alto teor de ferro. Isso significa que as pessoas devam aumentar a ingestão de íons ferro II, encontrados, por exemplo, em sais de ferro II. O íon ferro II possui: 56 dado: 26Fe a) b) c) d) e)
24 prótons. 26 nêutrons. 26 elétrons. 32 nêutrons. 24 elétrons.
52) O átomo mais abundante do alumínio é o 13Al27. Os números de prótons, nêutrons e elétrons do íon Al3+ deste isótopo são, respectivamente: a) b) c) d) e)
13, 14 e 10. 13, 14 e 13. 10, 14 e 13. 16, 14 e 10. 10, 40 e 10.
53) (Fuvest-SP) As espécies Fe2+ e Fe3+, provavelmente de isótopos distintos do ferro, diferem entre si, quanto ao número: a) atômico e ao número de oxidação. b) atômico e ao raio iônico. c) de prótons e elétrons. d) de elétrons e de nêutrons. e) de prótons e de nêutrons. 54)(UEL-PR) Considere os íons representados a seguir: 127 1 A 53
e
48 4+ C 22
É correto afirmar que o: a) ânion “A” possui 74 nêutrons. b) ânion “A” possui número de massa igual a 126. c) cátion “C” possui 22 elétrons. d) cátion “C” possui 48 prótons. e) cátion “C” possui 30 nêutrons. 55) (MACK-SP) I II III Número Prótons Elétrons Nêutrons de massa 3 H 1
H
2
H+
1
Completando a tabela acima, a soma de cada uma das colunas I,II e III, nesta ordem, nos dará a seqüência numérica: a) b) c) d) e)
3, 3, 3. 2, 2, 1. 2, 0, 0. 1, 2, 0. 3, 2, 5.
9
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
56) A espécie química Pb2+ apresenta 127 nêutrons. Pode-se afirmar que o número total de partículas no seu núcleo é: Dado: 82Pb a) 205. b) 206. c) 207. d) 208. e) 209. 57) Um íon de carga – 3 tem o mesmo número de elétrons que um certo átomo, cujo número atômico é 14. Sabendo que o íon possui 20 nêutrons, o número atômico e o número de massa do átomo que dá origem ao íon são, respectivamente: a) 11 e 31. b) 14 e 34. c) 17 e 37. d) 37 e 17. e) 34 e 14. 58) Se o isóbaro do chumbo que apresenta número de massa 210 forma os íons Pb2+ e Pb4+, que possuem respectivamente 80 e 78 elétrons, então o número de nêutrons desse átomo neutro é: a) b) c) d) e)
138. 130. 132. 128. 158.
59) O número atômico do átomo X é 30. Os íons X2+ e Y3– são isoeletrônicos. Identifique a opção correta para o número atômico de Y. a) 33. b) 30. c) 25. d) 31. e) 28. 60) Analise este quadro, em que se apresenta o número de prótons, de nêutrons e de elétrons de quatro espécies químicas: Espécies I II III IV
Nº de prótons 1 9 11 20
Nº de nêutrons 0 10 12 20
Nº de elétrons 0 10 11 18
Considerando-se as quatro espécies apresentadas, é INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) e)
I é o cátion H+. II é o ânion F– . III tem massa molar de 23 g / mol. IV é um átomo neutro. III tem número atômico 11.
61) (Unifor-CE) Sejam as espécies químicas:
I)
37 Cl 17
40
II) 18 Ar
40
III) 20Ca
2+
55
IV) 25 Mn
2+
Apresentam igual número de nêutrons e também igual número de elétrons: a) b) c) d) e)
I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.
10
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
62) (UFCG-PB) Na identificação de um átomo ou íon inclui-se o seu símbolo (X), o número de massa (A), o número atômico (Z) e o número de carga (n+ ou n-). Na tabela abaixo são dados exemplos de identificação de seis átomos/íons. Elemento M Q R T Y G
Nº de massa 37 40 138 3 2 40
Nº atômico 17 20 56 1 1 19
Carga 0 0 +2 +1 –1 0
Com base nestas informações, assinale dentre as alternativas abaixo a afirmação INCORRETA. a) b) c) d) e)
R tem um número de nêutrons igual a 82 e um número de elétrons igual a 54. Y tem um elétron e G não tem elétrons. T tem um próton. M e Q são isótonos. Q e G são isóbaros.
63) O ânion cloreto (Cl–), o argônio (Ar) e o cátion potássio (K+) têm em comum o mesmo número: a) b) c) d) e)
de prótons. de elétrons. de nêutrons. de massa. atômico.
64) O átomo 52M apresenta 28 nêutrons. Assim, o íon M+3 é isoeletrônico ao átomo: a) b) c) d) e)
20Ca 22Ti 21Sc 23V 25Mn
65) Quantos elétrons apresentam cada espécies isoeletrônicas PH3, S2- e SiH4? a) 15. b) 16. c) 17. d) 18. e) 19. 66) (UFSCAR-SP) Um modelo relativamente simples para o átomo o descreve como sendo constituído por um núcleo contendo prótons e nêutrons, e elétrons girando ao redor do núcleo. Um dos isótopos do 56 elemento Ferro é representado pelo símbolo 26Fe . . Em alguns compostos, como a hemoglobina do sangue, o Ferro encontra-se no estado de oxidação 2+ (Fe2+). Considerando-se somente o isótopo mencionado, é correto afirmar que no íon Fe2+: a) b) c) d) e)
o número de nêutrons é 56, o de prótons é 26 e o de elétrons é 24. o número de nêutrons + prótons é 56 e o número de elétrons é 24. o número de nêutrons + prótons é 56 e o número de elétrons é 26. o número de prótons é 26 e o número de elétrons é 56. o número de nêutrons + prótons + elétrons é 56 e o número de prótons é 28.
1 2 3 67) (UNIP-SP) O hidrogênio comum (1H ), o hidrogênio deutério (1H ) e o hidrogênio trítio (1H ) são...
a) b) c) d) e)
isótopos. isóbaros. isótonos. isômeros. alótropos.
11
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
12
www.agamenonquimica.com 1
2
3
68) (UFPA) Os isótopos do hidrogênio receberam os nomes de prótio (1H ), deutério (1H ) e trítio (1H ). Nesses átomos os números de nêutrons são, respectivamente, iguais a: a) b) c) d) e)
0, 1 e 2. 1, 1 e 1. 1, 1 e 2. 1, 2 e 3. 2, 3 e 4.
69) UNIP-SP) Os átomos isótopos de um elemento químico apresentam: a) b) c) d) e)
propriedades químicas diferentes. número de nêutrons diferente. número de elétrons diferente. a mesma massa nuclear. número de prótons diferente.
70) Um átomo possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons. Qual dos seguintes átomos é seu isótopo? a) b) c) d) e)
19A
41
. 40 B . 18 38 C . 18 58 39D . 39 20E .
71) (CEFET-PI) Nos compostos H2O, HDO, D2O e CDCl3, o número de elementos químicos diferentes presentes é: a) b) c) d) e)
2. 3. 4. 5. 6.
72) Segundo dados experimentais, o oxigênio do ar que respiramos contém exatos 99,759 % de 8O16. 0,037% de 8O17 e 0,204% de 8O18. Diante desta constatação, pode-se afirmar que essas três formas naturais de oxigênio constituem átomos que, entre si, são: a) b) c) d) e)
alótropos. isóbaros. isótonos. isótopos. isômeros.
73) (UFPA) Recentemente o Departamento de Química da UFPA adquiriu um equipamento de ressonância magnética nuclear. Este equipamento tem como finalidade à análise de estruturas moleculares, e para a sua operação é necessária a utilização de solventes deuterados, tais como D2O, CDCl3, MeOD e outros. O átomo de deutério em relação ao átomo de hidrogênio é um: a) b) c) d) e)
isóbaro. isótopo. isótono. alótropo. derivado radioativo.
74) Isótopos são átomos: a) b) c) d) e)
do mesmo elemento, com números de massa iguais. de elementos diferentes, com números de massa iguais. do mesmo elemento, com números atômicos diferentes. do mesmo elemento, com números de massa diferentes. de mesmo número de massa e diferentes números de elétrons.
75) Os isótopos de um mesmo elemento químico possuem núcleos com diferentes números de: a) prótons. b) nêutrons. c) elétrons. d) elétrons ou prótons. e) nêutrons ou prótons.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
13
76) (PUC-MG) O carbono 14 é um isótopo radioativo do carbono 12, utilizado para identificar a idade de fósseis. Sobre ele, é correto afirmar que: a) tem maior número de prótons que o carbono 12. b) apresenta 14 prótons. c) tem maior número de elétrons que o carbono 12. d) tem maior número de camadas eletrônicas que o carbono 12. e) tem maior número de nêutrons que o carbono 12. 77) Identifique a alternativa falsa: a) A soma do número de prótons e nêutrons de um átomo indica o número de massa desse átomo. b) Um elemento deve ter seus átomos com o mesmo número de nêutrons. c) Embora os números de massa dos átomos de um mesmo elemento possam variar, seu número de prótons permanece constante. d) Átomos de um mesmo elemento, com diferentes números de massa são chamados isótopos. e) O número de prótons no núcleo de um átomo é conhecido como seu número atômico. 78) Dados os átomos: I)
80 35
0 1 2 3 4
0 1 2 3 4
Br
80
II)
Kr
III)
36
81
IV)
Br
35
81
Kr
36
I e II são isótopos. II e IV são isóbaros. I e IV são isótonos. II e IV são isótopos. III e IV são isóbaros
79) Dadas as espécies: I
II
35 17Cl
19K
39
III
IV
V
76 32Ge
40 20Ca
37 17Cl
Classifique os itens em verdadeiro ou falso. 0
0
I e IV são isóbaros.
1 2
1 2
II e V não são isoeletrônicos. II e V são isótopos.
3
3
I e III são isótonos.
4
4
IV e V são isótonos.
80) (UNEB-BA) A soma dos números de massa dos átomos isóbaros de nêutrons no átomo 18 Ar A? a) b) c) d) e)
20Ca
A
e
18Ar
A
vale 80. Qual o número
18. 20. 22. 36. 40.
81) (Covest-2009) Entre as seguintes espécies nucleares I 91Pa
II 235
92U
235
III 92U
238
IV 93Np
239
V
VI
235 94Pu
239 94Pu
com representações caracterizadas pelo número de carga (número atômico) e número de massa, 0 1 2 3 4
0 1 2 3 4
(IV) e (VI) possuem o mesmo número de massa e são isóbaros. (III) e (IV) possuem o mesmo número de nêutrons e são isótonos. (I), (II) e (V) possuem o mesmo número de prótons + nêutrons e são isótopos. (II) e (V) possuem o mesmo número de massa e são alótropos. os constituintes dos pares [(II) e (III)] ou [(V) e (VI)] possuem a mesma carga e são isômeros nucleares.
Prof. Agamenon Roberto 239
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
14
239
0 0 Os átomos 93Np e 94Pu são isóbaros por terem massas iguais e nº atômicos diferentes. 238 1 1 Os átomos 92U (N = 238 – 92 = 146) e 93Np239 (N = 239 – 93 = 146) são isótonos por terem mesmo número
de nêutrons e diferentes nº de massa e atômicos). 2 2 Os nº de massa (prótons + nêutrons) são, respectivamente, 235, 235 e 235, então são ISÓBAROS. 3 3 Os átomos possuem mesmo nº de massa e são ISÓBAROS. 4 4 Os átomos são isótopos.
82) A substância química bromo é formada por moléculas biatômicas (Br2) com massas moléculas 158, 160 e 162 e, somente essas. Com essa informação podemos concluir que o elemento bromo é formado pelos isótopos: a) b) c) d) e)
79
Br, 80Br e 81Br. 81 Br e Br, apenas. 79 80 Br e Br, apenas. 80 81 Br e Br, apenas. 158 160 Br, Br e 162Br. 79
39
40
83) (UFPA) Observe os átomos: 19X , 20Y , 19Z a) b) c) d) e)
40
39
e 20A . É correto afirmar que:
X e Z são isótonos. Y e Z são isótopos. Z e A são isótonos. X e A são isóbaros. Y e A são isóbaros.
84) (UFTM-MG) A água pesada é quimicamente formada por átomos de hidrogênio e oxigênio, tal como a á gua comum. No entanto, a água pesada contém predominantemente átomos de 2H (deutério) e 16O. Ela é utilizada em reatores nucleares para moderar nêutrons emitidos em reações nucleares que ocorrem no núcleo do reator e geram energia térmica. Os átomos de hidrogênio e deutério são classificados como ___________. Em uma molécula de água pesada, o número total de nêutrons é igual a _______. As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por a) b) c) d) e)
isômeros … 10 isômeros … 18 isótopos … 10 isótopos … 18 isótopos … 20
85) Considerando as afirmações: I. A característica fundamental de um elemento químico é sua massa atômica. II. O diamante e a grafite são formas alotrópicas do carbono. III. O deutério e o trítio são isótopos do hidrogênio. São corretas as afirmações: a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e II. d) apenas II e III. e) I, II e III. 86) (Vunesp) O elemento químico B possui 20 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui 18 prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 16 nêutrons. Com base nessas informações, podese afirmar que os elementos A, B e C apresentam, respectivamente, números atômicos iguais a: a) b) c) d) e)
16, 16 e 20. 16, 18 e 20. 16, 20 e 21. 18, 16 e 22. 18, 18 e 22.
87) (IME-RJ) Sejam os elementos 63A150, B e C de números atômicos consecutivos e crescentes na ordem dada. Sabendo que A e B são isóbaros e que B e C são isótonos, podemos concluir que o número de massa do elemento C é igual a: a) b) c) d) e)
150. 64. 153. 65. 151.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
88) O sol fornece energia ao nosso planeta devido à fusão nuclear – a união de átomos de hidrogênio para formar hélio. Um exemplo de reação de fusão é a união de dois núcleos de deutério para dar um núcleo de hélio, um nêutron e energia, que pode ser representado como: 2 1H2 2He3 + 0n1 + energia. Analise as afirmações: 0
0
1 2 3 4
1 2 3 4
É uma reação química na qual os reagentes são átomos de hidrogênio e os produtos são nêutrons, átomos de hélio e energia. O deutério é um dos isótopos do hidrogênio. O hélio produzido é isóbaro do trítio. O hidrogênio, o deutério e o trítio apresentam cargas nucleares diferentes. Os números sobrescritos e subscritos correspondem, respectivamente ao número de massa e ao número atômico.
89) (UFPR) Considere os conjuntos de espécies químicas a seguir: 1 2 3 40 40 3 4 A = {1H , 1H , 1H }; B = {20Ca , 18Ar }; C = {2He , 2He } D = {6C13, 7N13}
E = {2He3, 1H3}
Com relação aos conjuntos acima, afirma-se: I. O conjunto C contém apenas isótopos do elemento hélio. II. Os membros de E apresentam o mesmo número de elétrons, sendo, portanto, isótopos. III. O conjunto A contém apenas isótopos do elemento hidrogênio. IV. Os membros de B são isóbaros. V. Os membros de D apresentam o mesmo número de nêutrons. São verdadeiras, apenas, as afirmações: a) b) c) d) e)
I, II e IV. I, III e IV. II, III e V. III, IV e V. I, II, IV e V.
90) (SSA – 2008) 0
0
1
1
2
2
3
3
4
4
As propriedades físicas e químicas, que caracterizam uma substância pura, dependem do método utilizado para a sua obtenção. Molécula é a menor parte de uma substância pura, que apresenta todas as propriedades físicas caracterizando a referida substância. Os componentes de uma mistura formada por limalha de ferro + solução de água com açúcar podem ser separados através de uma filtração seguida de uma destilação simples. É um fato experimental que, em uma transformação química, seja ela qual for, o núcleo dos átomos permanece inalterado. Os átomos isótonos apresentam sempre o mesmo número atômico, mas diferem entre si quanto ao número de nêutrons.
91) Um átomo possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons. Qual dos seguintes átomos é seu isótono? a) b) c) d) e)
19A
41
. . 38 18C . 58 39D . 39 20E . 19B
40
92) (UFPR) Considere os conjuntos de espécies químicas a seguir: A = {1H1, 1H2, 1H3};
B = {20Ca40, 18Ar40};
D = {6C13, 7N13}
E = {2He3, 1H3}
C = {2He3, 2He4}
Com relação aos conjuntos acima, afirma-se: 0 1 2 3 4
0 1 2 3 4
O conjunto C contém apenas isótopos do elemento hélio. Os membros de E apresentam o mesmo número de elétrons, sendo, portanto, isótopos O conjunto A contém apenas isótopos do elemento hidrogênio. Os membros de B são isóbaros. Os membros de D apresentam o mesmo número de nêutrons.
15
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
93) “B” e “C” são: Dados: 10 B 30 e 40 C 60 a) vizinhos. b) isóbaros. c) iguais. d) isótonos. e) isótopos. 3+
94) O número de elétrons do cátion X é igual ao número de prótons do átomo Y, que por sua vez é isótopo do átomo W, que apresenta número atômico e número de massa, respectivamente, 36 e 84. O número atômico do elemento X é: a) 33. b) 36. c) 39. d) 45. e) 51. 95) A água pesada, utilizada em certos tipos de reatores nucleares, é composta por átomos do deutério (número de massa 2) e pelo isótopo 16 do oxigênio. O número de nêutrons na molécula de água pesada é: Dados: H (Z = 1); O (Z = 8). a) 10. b) 12. c) 16. d) 18. e) 20. 96) A soma dos números de massa dos átomos isóbaros 20CaA e no átomo 18ArA? a) 18. b) 20. c) 22. d) 36. e) 40.
18Ar
A
vale 80. Qual o número de nêutrons
97) Dois átomos A e B são isóbaros. O átomo A tem número de massa (4x + 5) e número atômico (2x + 2) e B tem número de massa (5x – 1). O número atômico, número de massa, número de nêutrons e número de elétrons do átomo A correspondem, respectivamente, a: a) b) c) d) e)
14, 29, 14 e 15. 29, 15, 14 e 15. 29, 15, 15 e 14. 14, 29, 15 e 14. 29, 14, 15 e 15.
98) (UNIPAR-PR) Em vários lugares por onde passamos, encontramos diariamente postos de venda de suco de laranja ditos naturais e puros. Descobriu-se com facilidade que os produtos em sua grande maioria estavam sendo diluídos em água. 16 18 A fraude pode ser descoberta através das medidas de teores de oxigênio ( O e O). O isótopo mais pesado fica mais concentrado na água presente nas plantas em crescimento, do que nas oriundas de fontes não-biológicas. Temos as seguintes afirmações: I) II) III) IV) V)
Os números atômicos destes isótopos são iguais. 18 O número de massa de O é 18, e indica a soma dos prótons e elétrons existentes no átomo. O número de nêutrons dos isótopos acima é 16 e 18, respectivamente. 16 18 A distribuição eletrônica de O é igual a de O. O suco puro deve conter uma maior quantidade de 18O.
Estão corretas as proposições: a) b) c) d) e)
I, IV e V. I, II e III. II, III e IV. III, IV e V. II, III e V.
16
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
99) Um átomo do elemento químico X é isótopo de 20 A 41 e isóbaro de informações, podemos concluir que o átomo do elemento X possui: a) b) c) d) e)
22
B
44
. Com base nessas
22 prótons. 24 nêutrons. 20 nêutrons. número de massa igual a 61. número de massa igual a 41.
100)Num exercício escolar, um professor pediu a seus alunos que imaginassem um átomo que tivesse o número atômico igual ao seu número de chamada e o número de nêutrons 2 unidades a mais que o número de prótons. O aluno de número 15 esqueceu de somar 2 para obter o número de nêutrons e, conseqüentemente, dois alunos imaginaram átomos isóbaros. Isso ocorreu com os alunos de números de chamadas: a) b) c) d) e)
14 e 15. 13 e 15. 15 e 16. 12 e 15. 15 e 17.
101)Considere um átomo X, isótopo de um átomo Y e isóbaro de um átomo Z, acerca dos quais afirmamos que: I. X e Y possuem o mesmo número atômico. II. X e Y possuem o mesmo número de massa. III. Y e Z possuem o mesmo número de massa. IV. X e Z possuem o mesmo número atômico. Podemos concluir que: a) b) c) d) e)
são corretas apenas as afirmações I, II e III. são corretas apenas as afirmações II e IV. são falsas apenas as afirmações II, III e IV. são falsas todas as afirmações. são corretas todas as afirmações.
102)Em relação a isotopia, isobaria e isotonia: 0 1 2 3 4
0 1 2 3 4
Isótonos são entidades químicas que possuem o mesmo número de nêutrons. Isóbaros são entidades químicas que possuem o mesmo número de prótons. Isótopos são entidades químicas que possuem o mesmo número de massa. São relações que dizem respeito ao núcleo e a eletrosfera do átomo. São relações que dizem respeito ao núcleo do átomo.
103)(ITA-SP) Dados os nuclídeos 15I30, 18II30, 13III30, 15IV30, 18V29, 14VI31, podemos afirmar que: a) b) c) d) e)
I e IV são isótopos; II e V são isóbaros; III e IV são isoneutrônicos. IV e VI são isótopos; I, II e III são isóbaros; V e VI são isoneutrônicos. I, II e III são isótopos; III e V são isóbaros; IV e VI são isoneutrônicos. II e VI são isótopos; I e IV são isóbaros; III e VI são isoneutrônicos. II e V são isótopos; III e IV são isóbaros; III e VI são isoneutrônicos.
104)(UFU-MG) A tabela abaixo apresenta o número de prótons e nêutrons dos átomos A, B, C e D. Átomo Prótons Nêutrons A
17
18
B
16
19
C
17
19
D
18
22
O átomo isótopo de “A” e o átomo de mesmo número de massa de “A” são, respectivamente: a) b) c) d) e)
C e B. C e D. B e C. D e B. B e D.
17
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
18
105)(Unifor-CE) Sejam as espécies químicas:
I)
37 40 II) 18 Ar Cl 17
40
III) 20Ca
2+
55
IV) 25 Mn
2+
Apresentam igual número de nêutrons e também igual número de elétrons: a) b) c) d) e)
I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.
106)Considere as seguintes representações: 3x + 32 R
11x + 15 5x – 8
S
12x – 2
4x + 10 T
10x + 35
Sabendo que R e S são isótopos, é possível afirmar que: a) b) c) d) e)
o número atômico de R é 90. o número atômico de S é 90. o número de massa de T é 238. o número de massa de R é 238. R e T são isóbaros.
107)(UFV-MG) considerando-se os elementos X, Y e Z e sabendo-se que eles apresentam as seguintes características: X tem “n” prótons, “n” elétrons e “n” nêutrons. Y tem “n – 1” prótons, “n – 1” elétrons e “n” nêutrons. Z tem “n + 1” prótons, “n + 1” elétrons e “n + 2” nêutrons. Podemos afirmar que: a) b) c) d) e)
Y e Z são isótopos. Y torna-se isótopo de Z quando ganha 1 próton e 1 elétron. X torna-se isótopo de Z quando ganha 1 próton e 1 elétron. Y e Z são isótonos. Z torna-se isótopo de Y quando ganha 2 elétrons e 1 próton.
108)Conhecem-se os seguintes dados referentes aos átomos A, B e C: • • •
A tem número atômico 14 e é isóbaro de B. B tem número atômico 15 e número de massa 30, sendo isótopo de C. A e C são isótonos entre si.
Qual o número de massa de C? 109)Tem-se um átomo A com número atômico 5 e número de massa (3x – 5). Este átomo é isótono de um átomo B que apresenta número de massa (2x + 1) e um próton a mais que A. Calcule os números de massa de A e B.
110)(UERJ) A maioria dos elementos químicos é constituída por um conjunto de átomos quimicamente idênticos, denominados isótopos. Observe, a seguir, os isótopos de dois elementos químicos: 1 2 3 hidrogênio: H, H e H. 16 17 18 oxigênio: O, O e O. Combinando-se os isótopos do hidrogênio com os do oxigênio em condições adequadas, obtêm-se diferentes tipos de moléculas de água num total de: a) b) c) d) e)
6. 9. 12. 18. 24.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
19
www.agamenonquimica.com
111)(UFU-MG) Em alguns xaropes contra a tosse, usa-se o ânion monovalente derivado do átomo de e, no tratamento de distúrbio da tireóide, é utilizado o átomo de 53I131. 127 131 Considerando os átomos 53I e 53I , pode-se afirmar que:
53I
127
I. Estes são isótopos. II. Estes apresentam o mesmo número de prótons e elétrons. III. Estes apresentam o mesmo número de nêutrons. 127 – 131 – IV. Os ânions I e I apresentam 52 elétrons. Indique a alternativa que contém as afirmativas corretas. a) b) c) d) e)
I e IV. I e III. II e IV. I e II. III e IV.
112)Considere as seguintes informações sobre os átomos A, B e C.
A e B são isótopos. A e C são isótonos. O número de partículas sem carga de B é 31. O número de elétrons de C é 28. Os números de nucleônicos de A, B e C são impares e consecutivos.
Assinale o número atômico do íon X3+ sabendo que ele é isoeletrônico do átomo B. a) 26. b) 27. c) 28. d) 29. e) 30. 113)Com base nas seguintes informações:
O átomo R é isótono do átomo
55
Mn e isoeletrônico do íon
25
60 28
Ni
2+
Podemos afirmar que o número de massa do átomo R é igual a: a) 56. b) 58. c) 55. d) 60. e) 62. 114)O silício, elemento químico mais abundante na natureza depois do oxigênio, tem grande aplicação na industria eletrônica. Por outro lado, o enxofre é de grande importância na obtenção do ácido sulfúrico. Sabendo que o átomo 14Si28 é isótono de uma das variedades isotópicas do enxofre, 16S, pode-se afirmar que este átomo tem número de massa: a) b) c) d) e)
19. 21. 28. 32. 30.
150 115)Sejam os elementos 62A , B e C de números atômicos consecutivos, na ordem dada. Sabendo que A e B são isóbaros e que B e C são isótonos, determine o número de nêutrons do elemento B e o número de massa do elemento C, respectivamente:
a) b) c) d) e)
87 e 151. 87 e 152. 85 e 151. 85 e 152. 80 e 150.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
116)Três átomos A, B e C apresentam, respectivamente, números de massa pares e consecutivos. Sabendo que o átomo B possui 27 nêutrons e o átomo C, 29 de prótons, determine os números de massa desses átomos, de modo que A seja isótopo de B e isótono de C. a) 54, 56 e 58. b) 52, 54 e 56. c) 50, 52 e 54. d) 48, 50 e 52. e) 56, 58 e 60. 117)Três átomos A, B e C apresentam respectivamente números de massa pares e consecutivos. Sabe-se que B tem 27 nêutrons e o seu número de massa é o dobro do seu número atômico. Os números de massa de A, B e C são, respectivamente: a) 50, 52 e 54. b) 48, 50 e 52. c) 54, 56 e 58. d) 46, 48 e 50. e) 52, 54 e 56. 118)Três átomos neutros, T, Y e R, apresentam, respectivamente, números de massa crescentes e consecutivos. O número de nêutrons de T é igual ao número de nêutrons de Y, cujo número de prótons é 17/32 vezes o número de massa de R, que tem 16 elétrons e um número de massa igual ao dobro do de prótons. Assim, T é: a) b) c) d) e)
14T
32
. . 32 16T . 30 16T . 30 14T . 15T
30
119)No esquema a seguir, considerando-se as relações entre os átomos dos elementos representados, pode-se afirmar que o número: 30X isótopos isótonos 62
Y
32Z
isóbaros a) b) c) d) e)
de massa de X é 60. de massa de Z é 60. de nêutrons de X é 62. de prótons de Y é 32. atômico de Y é 62.
120)Têm-se três átomos genéricos X, Y e T. O átomo X possui número de massa consecutivo ao seu isótopo Y. O átomo T possui número de massa e número atômico iguais ao dobro de Y. Sabe-se que T possui 30 prótons e 34 nêutrons. Assinale a alternativa que corresponde ao número atômico e de massa de X: a) 15 e 32. b) 30 e 66. c) 15 e 33. d) 30 e 64. e) 30 e 61. 121)(Vunesp-SP) Dentre as alternativas a seguir, indicar a que contém a afirmação correta. a) Dois átomos que possuem o mesmo número de nêutrons pertencem ao mesmo elemento químico. b) Dois átomos com o mesmo número de elétrons em suas camadas de valência pertencem ao mesmo elemento químico. c) Dois átomos que possuem o mesmo número de prótons pertencem ao mesmo elemento químico. d) Dois átomos com iguais números de massa são isótopos. e) Dois átomos com iguais números de massas são alótropos.
20
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
122)PUC-MG) Considere os seguintes dados: Átomo I II
Prótons 40 42
Nêutrons 40 38
Elétrons 40 42
Os átomos I e II: a) b) c) d) e)
são isótopos são do mesmo elemento químico são isóbaros são isótonos têm o mesmo número atômico
123)O átomo Q tem 36 nêutrons e é isóbaro do átomo R. Considerando que R2+ é isoeletrônico do átomo Q, identifique o número de nêutrons do átomo R. a) b) c) d) e)
40. 38. 36. 34. 32. 2–
124)(PUC-MG) O íon óxido O possui o mesmo número de elétrons que: Dados: O (Z = 8); F (Z = 9); Na (Z = 11); Ca (Z = 20); S (Z =16). a) b) c) d) e)
o íon fluoreto, F–. o átomo de sódio, Na. o íon cálcio, Ca2+. o íon sulfeto, S2– . a molécula de do H2S.
125)(FURRN) Considerando as espécies químicas: 35
Cl
17
_ 40 Ca
1
20
42
Ca
2+
59
2+
Co
20
59
65
28
30
Ni
27
Zn
Podemos afirmar que as espécies que apresentam o mesmo número de elétrons (isoeletrônicas) são: a) b) c) d) e)
Ca e Ca2+. Ni2+ e Zn. Cl – e Ca2+. Ni2+ e Co2+. Co2+ e Zn.
126)(Unaerp-SP) O fenômeno da supercondução de eletricidade, descoberto em 1911, voltou a ser objeto da atenção do mundo científico com a constatação de Bednorz e Muller de que materiais cerâmicos podem exibir esse tipo de comportamento, valendo um prêmio Nobel a esses físicos em 1987. Um dos elementos químicos mais importantes na formulação da cerâmica supercondutora é o ÍTRIO: 2
2
6
2
6
2
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d
10
6
2
4p 5s 4d
1
O número de camadas e o número de elétrons mais energéticos para o ítrio serão, respectivamente: a) b) c) d) e)
4 e 1. 5 e 1. 4 e 2. 5 e 3. 4 e 3.
127)O bromo, único halogênios que nas condições ambiente se encontra no estado líquido, formado por átomos representados por 35Br80, apresenta: a) b) c) d) e)
25 elétrons na camada de valência. 2 elétrons na camada de valência. 7 elétrons na camada de valência. 35 partículas nucleares. 45 partículas nucleares.
21
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
22
www.agamenonquimica.com 7
128)(UERJ) A figura a seguir foi proposta por um ilustrador para representar um átomo de lítio 3Li no estado fundamental, segundo o modelo de Rutherford – Böhr. Elétron
nêutron
próton
Constatamos que a figura está incorreta em relação ao número de: a) b) c) d) e)
nêutrons no núcleo. partículas no núcleo. elétrons por camada. partículas na eletrosfera. prótons na eletrosfera.
129)Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras nos ossos da mandíbula e do maxilar. Considerando que o número atômico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será: a) b) c) d) e)
1s2 2s2 2p6 3s2 3p3. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d2. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6.
130)(U. Uberaba-MG) Um átomo cuja configuração eletrônica, no estado fundamental, é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 tem como número atômico: a) b) c) d) e)
10. 20. 18. 2. 8.
131)As soluções aquosas de alguns sais são coloridas, tais como: • • •
Solução aquosa de CuSO4 = azul. Solução aquosa de NiSO4 = verde. Solução aquosa de KMnO4 = violeta.
A coloração dessas soluções pode ser relacionada à presença de um elemento de transição. Sabendo que estes elementos apresentam seu elétron mais energético situado no subnível “d”, qual dos elementos abaixo apresenta o maior número de elétrons no subnível “d”? a) b) c) d) e)
11Na. 17Cl. 20Ca. 21Sc. 26Fe.
132)O cloreto de sódio (NaCl) representa papel importante na fisiologia da pessoa, pois atua como gerador do ácido clorídrico no estômago. Com relação ao elemento químico cloro (Z = 17), o número de elétrons no subnível “p” é: a) b) c) d) e)
8. 12. 11. 10. 6.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
23
133)(UEL-PR) Considera as afirmações abaixo: I. O elemento químico de número atômico 30 tem 3 elétrons de valência. II. Na configuração eletrônica do elemento químico com “Z” igual a 26, há 6 elétrons no subnível “d”. III. 3s2 3p3 corresponde à configuração eletrônica dos elétrons de valência do elemento químico de número atômico 35. IV. Na configuração eletrônica do elemento químico de número atômico igual a 21, há 4 níveis de energia. Estão corretas somente as afirmações: a) b) c) d) e)
I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.
134)Vanádio (Z = 23), elemento de transição, constitui componente importante do aço para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, as resistências mecânicas e à corrosão do ferro. Quantos elétrons há no subnível 3d da configuração eletrônica do vanádio? a) b) c) d) e)
1. 2. 3. 4. 5.
135)Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnível mais energético “5d4”? a) b) c) d) e)
74. 78. 80. 81. 83. 4
136)Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnível mais energético “5p ”? a) b) c) d) e)
52. 58. 60. 61. 66.
137)Na configuração eletrônica de um elemento químico há dois elétrons no subnível “3d”. O número atômico desse elemento é: a) b) c) d) e)
18. 20. 21. 22. 40.
138)O titânio (Z = 22) é muito utilizado atualmente, quando se deseja um material de difícil oxidação. Sobre esse elemento, são feitas as seguintes proposições: I) Possui 12 elétrons na camada M. II) Apresenta 4 camadas eletrônicas. III) Apresenta 8 elétrons no subnível “s”. IV) O seu subnível mais energético é o subnível 4s. São corretas: a) II, III e IV. b) II e IV. c) III e IV. d) II e III. e) todas.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
139)(UEL-PR) Um estudante apresentou a seguinte distribuição eletrônica para o átomo de bromo (Z = 35): 2
2
6
2
6
2
9
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p
6
Houve incorreção no número de elétrons dos subníveis: a) b) c) d) e)
3d e 4p. 3d e 4s. 4s e 4p. 3d, somente. 4p, somente.
140)A configuração eletrônica dos subníveis mais externos do elemento químico com número atômico 30, no estado fundamental, é: a) b) c) d) e)
3d5 4s1. 3d4 4s2. 10 2 3d 4s . 9 1 3d 4s . 3d10 4s1.
141)O titânio (Z = 22) é metal usado na fabricação de motores de avião e de pinos para próteses. Quantos elétrons há no último nível da configuração eletrônica desse metal? a) 6. b) 5. c) 4. d) 3. e) 2. 142)Um elemento químico da família dos halogênios (7 elétrons na camada de valência) apresenta 4 níveis energéticos na sua distribuição eletrônica. O número atômico desse elemento é: a) b) c) d) e)
25. 30. 35. 40. 45.
143)A pedra imã natural é a magnetita (Fe3O4). O metal ferro pode ser representado por 26Fe56 e seu átomo apresenta a seguinte distribuição eletrônica por níveis: a) b) c) d) e)
2, 8, 16. 2, 8, 8, 8. 2, 8, 10, 6. 2, 8, 14, 2. 2, 8, 18, 18, 10.
144)(PUCCAMP-SP) A corrosão de materiais de ferro envolve a transformação de átomos do metal em íons (ferroso ou férrico). Quantos elétrons há no terceiro nível energético do átomo neutro de ferro? Dados: 26Fe56 a) b) c) d) e)
2. 6. 14. 16. 18.
145)(UNISA-SP) A configuração eletrônica do elemento químico de número 21 é: a) b) c) d) e)
2, 8, 9, 2. 2, 8, 8, 3. 2, 8, 10, 1. 2, 18, 1. 2, 8, 7, 4.
24
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
146)(Cesgranrio) A distribuição eletrônica correta do átomo a) b) c) d) e)
2
2
6
2
6
2
www.agamenonquimica.com 56 26
25
Fe, em camadas, é:
6
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 K = 2 L = 8 M = 16 K = 2 L = 8 M = 14 N = 2 K = 2 L = 8 M = 18 N = 18 O = 8 P = 2
147)Alguns elementos apresentam, no seu estado fundamental e no seu nível mais energético, a distribuição eletrônica npx. Dentre os elementos abaixo, o que apresenta o maior valor de “x” é: a) b) c) d) e)
13Al. 14Si. 34Se. 15P. 35Br.
148)(CESGRANRIO) Alguns elementos apresentam, no estado fundamental e no seu nível mais energético, a configuração npx. Dentre os elementos abaixo, o que apresenta maior valor de “x” é: a) b) c) d) e)
Al (Z = 13). F (Z = 9). Si (Z = 14). N (Z = 7). Ne (Z = 10).
149)Dos números atômicos que seguem, qual corresponde a um elemento químico com 5 elétrons de valência? a) 5. b) 13. c) 25. d) 33. e) 40. 150)O elemento cujo átomo tem o maior número de elétrons em sua camada mais externa é aquele cujo número atômico é igual a: a) b) c) d) e)
2. 4. 7. 11. 12.
151)Um elemento cujo átomo possui 20 nêutrons apresenta distribuição eletrônica no estado fundamental 2 2 6 2 6 1 1s 2s 2p 3s 3p 4s , tem: a) b) c) d) e)
número atômico 20 e número de massa 39. número atômico 39 e número de massa 20. número atômico 19 e número de massa 20. número atômico 19 e número de massa 39. número atômico 39 e número de massa 19.
152)Um átomo tem número de massa 31 e 16 nêutrons. Qual o número de elétrons no seu nível mais externo? a) 2. b) 4. c) 5. d) 3. e) 8. 153)Os átomos dos elementos X e Y apresentam, respectivamente, apenas 1 elétron nos subníveis 3d e 4d, logo, podemos afirmar que seus números atômicos são: a) 19 e 39. b) 21 e 39. c) 19 e 42. d) 21 e 42. e) 11 e 26.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
26
154)O átomo de telúrio (Te) possui 52 elétrons e 75 nêutrons. O seu número atômico, número de massa e número de elétrons da camada de valência são, respectivamente: a) 52, 127 e 5. b) 52, 127 e 6. c) 127, 52 e 6. d) 52, 75 e 5. e) 52, 127 e 4. 1
155)Sendo o subnível 4s (com um elétron) o mais energético de um átomo, podemos afirmar que: I. O número total de elétrons desse átomo é igual a 19. II. Esse átomo apresenta 4 camadas eletrônicas. III. Sua configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s1. a) b) c) d) e)
apenas a afirmação I é correta. apenas a afirmação II é correta. apenas a afirmação III é correta. as afirmações I e II são corretas. as afirmações II e III são corretas.
156)O ferro, número atômico 26, é um elemento muito abundante na crosta terrestre. Sobre ele são feitas as afirmações: 0 1 2 3 4
0 1 2 3 4
Possui 6 elétrons no subnível “3d”. Possui 12 elétrons em subníveis “p”. Apresenta elétrons distribuídos em 4 níveis de energia. Possui apenas 2 elétrons na camada “M”. O subnível “3d” é o mais energético.
157)(UEL-PR) Em quais níveis de energia o césio (Z = 55) no estado fundamental apresenta 18 elétrons? a) 2 e 3. b) 2 e 4. c) 2 e 5. d) 3 e 4. e) 3 e 5. 158)O número máximo de elétrons de um átomo que apresenta elétrons distribuídos em cinco níveis de energia é igual a: a) 106. b) 54. c) 92. d) 58. e) 94. 159)(UNIP-SP) O átomo desse átomo é: a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.
3x + 2
A
7x
tem 38 nêutrons. O número de elétrons existente na camada de valência
160)(Rumo-2004) O cálcio, de número atômico 20, é o quinto elemento mais abundante na crosta terrestre. Na forma de carbonato de cálcio (CaCO3), é o principal constituinte do calcário, dos corais e das conchas. O cobre (número atômico 29) é um metal de transição, muito usado em fiação elétrica por ser um bom condutor de eletricidade. Sobre esses dois elementos químicos, considerando seus estados fundamentais, a configuração eletrônica correta é: a) b) c) d) e)
[Ar] 4s2 e [Ar] 3d10 4s1. 2 9 2 [Ar] 4s e [Ar] 3d 4s . 1 1 [Ar] 3d 4s e [Ar] 3d10 4s1. [Ar] 4s2 e [Ar] 3d9 4s1. [Ar] 4s1 e [Ar] 3d9 4s2.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
27
161)(UNOPAR-PR) O selênio, elemento químico de número atômico 34, é empregado na fabricação de xampu anticaspa. A configuração eletrônica desse elemento químico permite afirmar que o número de elétrons no seu nível de valência é: a) b) c) d) e)
3. 4. 5. 6. 7.
162) “Para um átomo neutro, a configuração eletrônica chamada ativada (ou excitada) possui elétrons em posições mais energéticas em relação à configuração fundamental”. Com relação ao texto acima, assinale a alternativa que possui uma configuração ativada: 2 a) 1s . b) 1s22s1. c) 1s22s2. d) 1s22s22p3. e) 1s22s22p53s1. 163)Com relação às duas configurações eletrônicas de um mesmo átomo (11Na): 2 2 6 1 I) 1s 2s 2p 3s . 2 2 6 1 II) 1s 2s 2p 6s . Identifique a alternativa falsa: a) É necessário fornecer energia para passar de I para II. b) A passagem de II para I emite radiação eletromagnética. c) I representa configuração eletrônica de um átomo de sódio não excitado. d) A energia necessária para retirar um elétron de II é menor que a de I. e) I e II representam eletrosferas de elementos diferentes. 164)(UF-Vale Sapucaí) Se um elétron se move de um nível de energia de um átomo para outro nível de energia mais afastado do núcleo do mesmo átomo, pode-se afirmar que: a) há emissão de energia. b) não há variação de energia. c) há absorção de energia. d) há variação no número de oxidação do átomo. e) há emissão de luz num determinado comprimento de onda. 165)No esquema a seguir temos duas configurações eletrônicas de um mesmo átomo neutro: 2
2
I) 1s 2s
2
1
II) 1s 2s 2p
1
Indique a alternativa correta: a) I é uma configuração ativada. b) II é uma configuração fundamental. c) A passagem de I para II liberta energia na forma de ondas eletromagnéticas. d) I é gás nobre. e) A passagem de I para II absorve energia. 166)A configuração eletrônica de uma espécie química com número atômico 12 é: 1s2 2s2 2p6 que se refere a: a) átomo. b) cátion monovalente. c) ânion monovalente. d) cátion bivalente e) ânion bivalente. 167)(ITE-Bauru-SP) Sabendo-se que o número atômico do ferro é 26, indicar, com base na configuração 3+ eletrônica do íon Fe , respectivamente o último subnível ocupado e o número de elétrons deste subnível. a) 3d, com 6 elétrons. b) 3d, com 5 elétrons. c) 3d, com 3 elétrons. d) 4s, com 2 elétrons. e) 4s, com 1 elétron.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
28
168)A química se interessa particularmente pelo estudo da eletrosfera atômica porque a distribuição eletrônica permite prever o comportamento químico dos átomos, já que são os elétrons que podem se movimentar entre eles ou fazer sua união. A distribuição eletrônica correta para o cátion bivalente do elemento químico magnésio (Z = 12) é: a) b) c) d) e)
1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. 1s2 2s2 2p6 3s2. 1s2 2s2 2p6.
169)(UGF-RJ) Leia o texto: “No fim da década de 70, um acidente na empresa Paraibuna de Metais resultou no despejo de mercúrio e cádmio no Rio Paraibuna. Campos, a cidade mais afetada, teve seu abastecimento de água suspenso por 72 horas”. O globo, 1 de abril 2003.
Os íons dos metais citados são facilmente dissolvidos na água. O número de camadas utilizadas na distribuição eletrônica do cátion bivalente do cádmio é; Cd (Z = 48). a) 4. b) 5. c) 6. d) 9. e) 10. 170)Considerando as partículas constituintes do íon 26Fe+3, pode-se afirmar que esse íon: a) b) c) d) e)
apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5. tem um núcleo com 23 prótons. apresenta números iguais de prótons e elétrons. apresenta três níveis completamente preenchidos. tem um núcleo com 23 elétrons.
171)(BELAS ARTES-SP) O íon 13Al 3+ possui, na camada de valência, quantos elétrons? a) b) c) d) e)
1. 3. 6. 8. 13.
172)(SSA – 2008) O número total de elétrons do íon complexo [X(NH3)4] 2+ eletrônica do cátion X é Dados: N(Z = 7) e H(Z = 1) a) b) c) d) e)
1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d8. 2 2 6 2 6 2 10 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 2 2 6 2 6 2 10 1s 2s 2p 3s 3p 5s 3d 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 2 2 6 2 6 10 1s 2s 2p 3s 3p 4d
173)A configuração eletrônica do íon Ni a) b) c) d) e)
2
2
6
2
6
2
2+
(Z = 28) é:
10
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 2 2 6 2 6 2 8 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 2 2 6 2 6 1 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d7 2 2 6 2 6 2 6 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 2 2 6 2 6 8 1s 2s 2p 3s 3p 3d
174)(Cesgranrio-RJ) A configuração eletrônica do íon Ca2+ (Z = 20) é: a) b) c) d) e)
1s2 2s2 2p6 3s2 3p4. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6. 2 2 6 2 6 2 2 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d . 2 2 6 2 6 2 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d4.
2+
é igual a 68. A distribuição
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
29
3–
175)A distribuição eletrônica da espécie química N é: Dado: 7N14 a) b) c) d) e)
2
2
6
2
6
2
10
1
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p . 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. 1s2 2s2 2p6. 1s2 2s2 2p6 3s1. 1s2 2s2. 2–
2
6
176)O íon monoatômico A apresenta configuração eletrônica 3s 3p para o nível mais externo. O número atômico do elemento A é igual a: a) b) c) d) e)
8. 10. 14. 16. 18.
177)(UEPB – PB) Observe as configurações eletrônicas: • • • • •
1s2 2s2 2p6 3s2 3p4. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6. 2 2 6 2 6 5 1s 2s 2p 3s 3p 3d . 2 2 6 2 6 1s 2s 2p 3s 3p 3d6. 2 2 6 2 6 2 6 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d .
Marque a alternativa que corresponde, respectivamente, às espécies químicas: a) b) c) d) e)
S0; S2 – ; Fe3+; Fe2+; Fe0. S2 – ; S0; Fe3+; Fe2+; Fe0. Fe0; Fe2+; Fe3+; S2 – ; S0. Fe3+ ; Fe0; Fe3+; S0; S2 –. Fe2+ ; Fe3+; Fe0; S0; S2 –.
178)(MACKENZIE-SP) No composto de fórmula K2O, o cátion presente tem 20 nêutrons e distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6. O número de prótons desse íon é: a) b) c) d) e)
18. 19. 20. 38. 39.
179)(Cefet-PR) A soma do número de elétrons do subnível mais energético das espécies químicas N3–, O2– e Al 3+ é igual a: 14 16 27 Dados: 7N ; 8O ; 13Al . a) b) c) d) e)
18. 8. 14. 24. 20.
180)(Fuvest-SP) Em um átomo, quantos elétrons podem ocupar, no máximo, o orbital “p” representado na figura?
a) b) c) d) e)
2. 3. 4. 5. 6.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
30
www.agamenonquimica.com
181)Para o elemento ferro (Z = 26) a alternativa verdadeira que indica o número de orbitais semipreenchidos é: a) 4. b) 3. c) 2. d) 5. e) 6. 182)Beber refrigerante em excesso é um risco a saúde dos ossos. A ingestão de mais de quatro latas de 350 mL desta bebida por dia leva o organismo a perder cálcio e fósforo, elementos importantes para uma ossatura forte. No estudo desse assunto é fundamental o conhecimento da configuração eletrônica dos átomos de cálcio e fósforo e de seus íons. Indique a alternativa correta: Dados: Ca (Z = 20 e A = 40); P (Z = 15 e A = 31) a) b) c) d) e)
O número de prótons do íon Ca2+ é 22. O átomo neutro de fósforo é isoeletrônico do íon S– 2. O fósforo apresenta número atômico 9. 2+ O íon Ca é formado pelo ganho de 2 elétrons a partir do átomo neutro. O átomo neutro de fósforo em seu estado fundamental apresenta três elétrons desemparelhados.
183)Considere as afirmações abaixo. I. II. III. IV.
Em Em Em Em
um um um um
subnível “d” há 7 orbitais. subnível “p” há 3 orbitais. orbital “s” cabem dois elétrons. orbital “p” cabem 6 elétrons.
Quanto a tais afirmações: a) Apenas a II é correta. b) Apenas a I e a II são corretas. c) Apenas a II e a III são corretas. d) Apenas a II, a III e a IV são corretas. e) Todas são corretas. 184)Se um átomo neutro no estado fundamental tem distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p1, quantos orbitais vazios ainda restam no nível identificado pelo número quântico principal n = 2? a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 2
2
6
2
5
185)A configuração eletrônica de um átomo neutro no estado fundamental é 1s 2s 2p 3s 3p . O número de orbitais vazios remanescentes no nível principal “M” é: a) b) c) d) e)
0. 1. 5. 6. 10.
186)Observe o diagrama a seguir: K
1s
L
2s 2p
M
3s 3p 3d
N
4s 4p 4d 4f
O
5s 5p 5d 5f
P
6s 6p 6d
Q
7s
Sobre este diagrama, é correto afirmar-se que: a) b) c) d) e)
as letras s, p, d e f representam o número quântico secundário. o número máximo de orbitais por subnível é igual a dois. a ordem crescente de energia segue a direção horizontal, da direita para a esquerda. o elemento de número atômico 28 apresenta o subnível 3d completo. o nível M possui, no máximo, nove orbitais.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
187)(UFMT) Uma substância apresenta em sua estrutura um átomo cujo subnível mais energético é 5s1 de modo que: I O número total de elétrons desse átomo é igual a 37. II Este átomo apresenta 5 camadas eletrônicas. III Apresenta 2 elétrons desemparelhados. Pode-se afirmar que: a) b) c) d) e)
apenas a afirmação I é correta. apenas a afirmação II é correta. apenas a afirmação III é correta. as afirmações I e II são corretas. as afirmações II e III são corretas
188)(UNICAP-PE) Esta questão diz respeito à estrutura atômica. 0 0 Um orbital “f” comporta, no máximo, dois elétrons. 1 1 Dois elétrons, em um orbital “p”, devem ser representados assim: 2 2 O átomo de nitrogênio (Z =7) apresenta três elétrons não emparelhados. 3 3 O número de orbitais vazios, no terceiro nível de um átomo que apresenta Z = 13, é 2. 2 4 4 O elemento que tem configuração eletrônica 1s apresenta dois elétrons não emparelhados. 189)(UFRS) Considerando os orbitais 2p e 3p de um mesmo átomo, podemos afirmar que os mesmos possuem: a) igual energia. b) mesma simetria. c) iguais diâmetros. d) mesma capacidade de ligação. e) mesmos números quânticos. 190)(ITA-SP) O número máximo de orbitais atômicos correspondentes ao número quântico principal (camada eletrônica) “n” é: a) n. b) 2n. c) 2n + 1. d) n2. e) 2n2. 191)(CEFET-PI) Considere a seguinte afirmação e responda: “Não é possível calcular a posição e a velocidade de um elétron, num mesmo instante”. Esta frase diz respeito a(o): a) Princípio da dualidade da matéria ou de De Broglie. b) Princípio da incerteza de Heisenberg. c) Regra de Hund. d) Trata-se da definição de orbital. e) Princípio de exclusão de Pauli. 192)(UNIV. MARÍLIA-SP) Assinale a alternativa que contém a afirmação INCORRETA em relação a orbitais atômicos. a) Ao número quântico principal são associados números inteiros maiores que zero. b) Orbital do tipo “p” tem simetria esférica. c) O número quântico magnético (m) pode assumir valores inteiros, ou seja, –
≤ m ≤ + .
d) Os orbitais “s” são aqueles em que o número quântico secundário, , vale zero. e) Em um átomo, não podem existir 2 elétrons com os quatro números quânticos iguais.
31
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
32
193)(UDESC) Considere a configuração eletrônica do átomo de neônio a seguir: 1s
2s
2p
Os números quânticos do elétron mais energético desse átomo são, respectivamente, a) n = 2; = 1; m = – 1; s = + 1/2. b) n = 2; = 1; m = + 1; s = + 1/2. c) n = 1; = 0; m = 0; s = – 1/2. d) n = 1; = 1; m = + 1; s = + 1/2. e) n = 1; = 0; m = 0; s = + 1/2. 194)(UEPB) Adotando-se, por convenção, que o primeiro elétron distribuído assume o valor de spin igual a – 1/2, o conjunto de números quânticos do ELÉTRON DE DIFERENCIAÇÃO (maior energia) do átomo 20X é: a) n = 4; = 0; m = 0; s = – 1/2. b) n = 3; = 2; m = – 1; s = + 1/2. c) n = 3; = 2; m = 0; s = + 1/2. d) n = 4; = 0; m = 0; s = + 1/2. e) n = 3; = 1; m = + 1; s = – 1/2. 195)Qual o número de elétrons na eletrosfera de um determinado átomo que tem os seguintes números quânticos para o seu último elétron? Principal = 3. Secundário = 1. Magnético = 0. a) 10. b) 12. c) 14. d) 16. e) 18. 196)(UDESC) Considere a configuração eletrônica do neônio a seguir 1s2 2s2 2p6. Os números quânticos principal, secundário, magnético e spin, do elétron mais energético são, respectivamente: a) 2, 1, – 1, + 1/2. b) 2, 1, + 1, + 1/2. c) 1, 0 , 0,– 1/2. d) 1, 1 + 1, + 1/2. e) 1, 0, 0, +1/2. 197)Considerando a configuração eletrônica do oxigênio (Z = 8), no seu estado fundamental, podemos afirmar que os números quânticos principal, secundário, magnético e spin do último elétron da camada de valência desse átomo são, respectivamente: a) 1, 0, 0, – 1/2. b) 1, 1, +1, +1/2. c) 1, 0, 0, +1/2. d) 2, 1, – 1, – 1/2. e) 2, 1, – 1, +1/2. 198)(UEL-PR) A configuração eletrônica de um elemento químico indica a existência de 9 elétrons com número quântico principal 4 (n = 4). O elemento químico tem número atômico: a) 9. b) 27. c) 37. d) 39. e) 41.
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
33
199)O subnível mais energético do átomo de um elemento apresenta os seguintes números quânticos: n = 3, = 2 e m = 0 O número atômico deste elemento é, no máximo, igual a: a) 24. b) 25. c) 26. d) 27. e) 28. 200)O último elétron distribuído na configuração eletrônica de um átomo neutro, no estado fundamental, possui o seguinte conjunto de números quânticos: 4, 1, +1 e +1/2. Sabendo-se que esse átomo possui número de massa igual a 84 e que, por convenção, o primeiro elétron a ocupar um orbital possui número quântico de spin igual a –1/2, o número de nêutrons existentes no núcleo desse átomo é: a) 48. b) 84. c) 36. d) 45. e) 33. 201)O subnível mais energético do átomo de um elemento apresenta os seguintes números quânticos principal, secundário e magnético, respectivamente 3, 2 e 0. O número atômico deste elemento é, no máximo, igual a: a) 24. b) 25. c) 26. d) 27. e) 28. 203)(PUC-SP) Assinale a alternativa falsa. a) b) c) d) e)
O número máximo de elétrons em cada orbital é 2. No nível de número quântico principal 2 há quatro orbitais. No subnível 5f há 7 orbitais. Os elétrons de um mesmo átomo podem ter no máximo três números quânticos iguais. 5, 1, 0 e – 1/2 são quatro números quânticos do elétron de maior energia de um átomo elemento que apresenta 6 elétrons na camada de valência.
204)(UEPG-PR) Usando como convenção que o primeiro elétron a entrar no orbital tem spin – 1/2 e sabendo-se que os números quânticos do elétron mais energético de um átomo no estado fundamental são n = 3, = 1, m = 0 e s = + 1/2, podemos afirmar que o número atômico desse átomo é: a) b) c) d) e)
17. 19. 23. 32. 50.
205)(UECE) A distribuição eletrônica do átomo de Molibdênio, 42Mo (que não segue o diagrama de Linus 2 2 6 2 6 2 10 6 1 5 Pauling), é 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d . O conjunto de números quânticos para o 5º elétron do 6 subnível 2p é dado por: n = 2; = 1; m = 0 e s = – 1/2. Segundo esse modelo, o conjunto dos números quânticos para o 8º elétron do 3d10 é: a) b) c) d) e)
3, 2, –1, – 1/2. 3, 2, 0, – 1/2. 3, 2, – 2, + 1/2. 3, 2, + 1, – 1/2. 3, 2, 0, + 1/2.
206)(Uespi) Dado o átomo é: a) b) c) d) e)
3, 1, 0 e – 1/2. 3, 1, 1 e – 1/2. 3, 1, 0 e + 1/2. 3, 2, 0 e – 1/2. 3, 2, 0 e + 1/2.
17X
o conjunto dos quatro números quânticos para o 11º elétron do subnível “p”
Prof. Agamenon Roberto
ATOMÍSTICA
www.agamenonquimica.com
207)(Unisinos-RS) O elétron mais energético de um átomo apresenta os seguintes números quânticos; n = 3; = 1; m = – 1; s = – 1/ 2. Quantos elétrons existem na eletrosfera deste átomo, convencionando que o primeiro elétron a entrar no orbital possui spin positivo? a) b) c) d) e)
4. 6. 8. 10. 16. 3+
208)(PSM) Os quatro números quânticos do último elétron do íon férrico (Fe ) são, respectivamente (considere spin do 1º elétron a entrar no orbital igual a – 1/2), Dado: Fe (Z = 26) a) n = 3; = 2; m = + 2; s = + 1/2. b) n = 3; = 2; m = + 2; s = – 1/2. c) n = 4; = 0; m = 0; s = + 1/2. d) n = 4; = 0; m = 0; s = –1/2. e) n = 3; = 2; m = – 2; s = + 1/2. 209)(UFCE) Considere três átomos: A, B e C. Os átomos A e C são isótopos; os átomos B e C são isóbaros e os átomos A e B são isótonos. Sabendo que o átomo A tem vinte prótons e número de massa 41, e que o átomo C tem 22 nêutrons, os números quânticos do elétron mais energético de B são: a) n = 3; = 0; m = + 2; s = – 1/2. b) n = 3; = 2; m = 0; s = – 1/2. c) n = 3; = 2; m = – 2; s = – 1/2. d) n = 3; = 2; m = – 1; s = + 1/2. e) n = 3; = 2; m = + 2; s = + 1/2. 210) Observando os itens a seguir, assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas sobre a estrutura atômica I - Orbital é a região do átomo mais provável de se encontrar um elétron. II - No máximo dois elétrons podem compartilhar um mesmo orbital. III - Dois elétrons de um mesmo átomo jamais apresentarão os quatro números quânticos iguais. a) Apenas III está correta. b) Apenas I e III estão corretas. c) Apenas II está correta. d) Todas as afirmativas estão corretas. e) Apenas I está correta. 211)(UPE-2004-Q2) Assinale a alternativa correta em relação à teoria quântica do átomo. a) A relação de De Broglie (λ = h / mv) não é aplicada para calcular os comprimentos de ondas de probabilidades, associadas aos elétrons. b) Os orbitais “p”, constituintes de cada subcamada “p”, diferem entre si pela orientação no espaço. 3+ c) O íon Cr (Z = 24) apresenta na camada “M” 9 elétrons e 1 orbital “d” incompleto. d) O conjunto de números quânticos: 4, 2, +3, +1/2 é aceitável para um elétron em um átomo. e) Um orbital do tipo “d”, quando completamente preenchido, conterá 10 elétrons.
34