Prof. Marlon Cardozo
Expectativas: Relacionar as causas do fim da antiguidade com o modo de produção feudal; Identificar os principais aspectos do modo de vida feudal.
Quais fatos marcaram o fim da antiguidade?
Feudalismo Feudo, de feudum: direito a usufruto de algum bem (terra); Ismo, ideias: organização, teoria ou modo de vida. Feudalismo: modo de vida baseado no direito à posse da terra (Europa nos séculos V a XIV).
1453
476
Antiguidade
Idade Média
Idade Moderna
Alta Idade Média
Baixa Idade Média
(Séc. V a X)
(Séc. X a XV)
Formação e consolidação da sociedade europeia.
Apogeu, decadência e crise da sociedade europeia.
Feudalismo – LE GOFF “O feudalismo é o conjunto de laços pessoais que unem entre si, hierarquicamente, os membros das camadas dominantes da sociedade. Tais laços apoiam-se numa base real: o benefício que o senhor concede a seu vassalo em troca de um certo número de serviços e de um juramento de fidelidade. Em sentido estrito, o feudalismo é a homenagem e o feudo”. LE GOFF, Jacques. A Civilização Ocidental Medieval.
Heranças Romanas e Germânicas
Cultura Romana
Cultura Germânica
SISTEMA FEUDAL • Invasões Bárbaras (Séculos IV e V): Clima de insegurança – cidades vazias, diminuição do comércio e a população fugiu para o campo
Processo de Ruralização
Redução do poder dos Reis
Século X – monarcas incapazes de oferecer segurança ao povo contra as invasões bárbaras, reis perderam autonomia para nobreza (Senhores Feudais).
Heranças romanas e germânicas
Romanas: Colonato: colono entregava parte de sua colheita ao latifundiário e trabalharem gratuitamente em suas plantações.
Germânicas
Comitatus: juramento de fidelidade entre guerreios a seu chefe; Beneficium: conceder terras às pessoas em troca de serviços.
Relações de Vassalagem Sistema que estabelecia compromissos recíprocos entre dois senhores – cerimonia de homenagem. Suserano: aquele que cedia o bem; Vassalo: aquele que recebia o bem; Direito Consuetudinário.
Organização do senhorio
Manso senhorial: 1/3 do feudo – toda produção pertencia ao senhor feudal; Manso servil: faixa de terra dividida em lotes para os camponeses – parte da produção pertencia ao senhor feudal; Manso comum: terras de uso comum – retiravam lenha e caçavam.
Posição social dependia do nascimento.
Pirâmide Social Os que oram.
Os que guerreiam.
Os que trabalham.
Ordens Sociais Clero: Alto Clero (camada dirigente da igreja – bispos) e Baixo Clero (camada subordinada da igreja – padres e monges); Nobreza: Senhores Feudais, donos dos feudos, dedicavam-se a torneios e guerras; Servos: Vilões (habitavam as vilas e podiam abandonar a terra – artesãos) e Servos da Gleba (habitavam o campo na condição de agricultores e pastores – camponeses)
Obrigações Feudais Talha
Entregavam ao senhor parte do que produziam.
Corveia
Trabalhavam na terra do senhor alguns dias da semana (cultivo, colheita, limpeza, construção).
Banalidades Pagavam com produtos para usar as instalações do feudo (fornos, moinhos, oficinas...).
Mão-morta; Formariage; Albergagem; Capitação; Taxa de nascimento; Tostão de Pedro.