Eu E Os Outros2

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Eu E Os Outros2 as PDF for free.

More details

  • Words: 341
  • Pages: 2
Eu e os Outros Relações interpessoais

Objectivo geral: Aumentar a capacidade de decisão pessoal e a aceitação das decisões dos outros.

Objectivos específicos: Ser capaz de expressar os seus sentimentos e opiniões. Treinar a capacidade de decisão. Aceitar nos outros diferentes sentimentos, opiniões e decisões.

TÓPICOS PARA DESENVOLVIMENTO: Nesta faixa etária, os «pares» desempenham um papel fundamental nas aprendizagens, no apoio e na inserção social de rapazes e raparigas. É através do grupo que é feita a transição das relações familiares (até aí predominantes) para sistemas de relações mais alargados e com um peso relativo crescente. A aquisição da capacidade de coexistir num grupo — adoptando as suas normas internas, decisões e originalidades — mantendo a individualidade, é uma das tarefas da adolescência e que tem fortes repercussões nos ciclos de vida seguintes: fazer/não fazer, gostar/não gostar, ir/não ir, ... Para possibilitar essa aquisição, é imprescindível reforçar a autoestima e criar plasticidade nas relações interpessoais.

Actividade 2: Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim

1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em que esteja sempre presente uma resposta de SIM ou de NÃO.

1ª Situação: conversa entre um casal de namorados. Assunto: «Relações Sexuais como Prova de Amor». 2ª Situação: um grupo de amigos convida um/a amigo/a para uma festa «onde vai toda a gente», na véspera de um teste.

2. Findo o role play, iniciar um debate orientado, tendo em conta estes ou outros pontos de análise relativos aos sentimentos e às decisões.

- Aos intervenientes foi difícil «dizer sim ou não»? Porquê? - Que efeitos pensa que produziu na pessoa que recebeu a resposta? - Que repercussões poderá ter, no futuro dos intervenientes, a resposta que deram? - Estas situações têm algo de real ou são pura fantasia? - Concordam todos com as decisões das personagens? Que fariam naquela situação? - E se os personagens tivessem a resposta contrária? O que aconteceria? - Como se sentiram as personagens que receberam um «Não»? - O que pode significar um SIM e um Não?

Related Documents

Eu E Os Outros2
November 2019 11
Eu E Os Outros
May 2020 11
Eu E Os Outros1
November 2019 16
Marsha Mellow E Eu
June 2020 9
Eu E A Felicidade
May 2020 15