Estrutura Dos Maias

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Estrutura Dos Maias as PDF for free.

More details

  • Words: 313
  • Pages: 2
OS MAIAS

«Episódios da Vida Romântica»

Os Maias problematizam a vida da sociedade portuguesa da segunda metade do séc.XIX, definindo-a pela negativa, propondo deste modo, não um modelo a seguir mas uma reflexão crítica e desapaixonada, primeiro passo que leva à transformação. A IMPORTÂNCIA DO TÍTULO E DO SUBTÍTULO OS MAIAS I. A história da família Maia contada ao longo de três gerações 1ª geração – Afonso da Maia (representante dos antigos valores, assinalada pela reacção contra o absolutismo) 2ª geração– Pedro da Maia (representante da fase de instauração do liberalismo) 3ª geração– Carlos da Maia (simboliza a decadência dos ideais liberais) «Episódios da Vida Romântica» II. A vida lisboeta da segunda metade do séc. XIX Jantar do Hotel Central (politica e cultura)

Chás e Bailes (vida social)

Corrida no Hipódromo (Ser e parecer)

Acção Principal

Passeio pela baixa (fim da acção)

Sarau da Trindade (oratória)

1

ESTRUTURA DO ROMANCE

Chave: 1. Introdução (5 pp.): marco inicial da acção; o Ramalhete; Afonso. 2. Preparação (cerca de 85 pp.): a. juventude de Afonso; b. infância de Pedro; c.juventude, amores e suicídio de Pedro; d. infância e educação de Carlos; e. Carlos estudante em Coimbra; f. primeira viagem de Carlos. 3. Acção (cerca de 590 pp.). 4. Epílogo (cerca de 27 pp.): a. viagem de Carlos e do Ega (1877-78); b. cenas da estada de Carlos em Lisboa, oito anos depois (1887). As setas ascendentes: indicam a cronologia do narrado. As curvas a tracejado: indicam as analepses O narrador procura esclarecer acerca dos antecedentes e ascendentes das personagens para que melhor se entendam as ideologias e os comportamentos, para tal recorre à analepse, que se situa entre o final do primeiro e do quarto capítulos. A partir do terceiro capítulo, quando a família Maia se encontra reduzida a Afonso e a Carlos, há um abrandamento da acção e uma quase imobilização da categoria tempo.

2

Related Documents

Estrutura Dos Maias
June 2020 1
Maias
June 2020 6
Estrutura
October 2019 30
Maias Intriga
June 2020 2
Os Maias
April 2020 12