Escorpião
Escorpião Amarelo Amarelo claro, com manchas escuras sobre o tronco e na parte inferior do fim da cauda; o quarto anel da cauda com duas fileiras de "dentes" constituindo 2 pequenas serras dorsais. Em crianças pode ocasionar um estado clínico grave levando até a morte. Tem o veneno mais potente.
Escorpião Marrom Marrom avermelhado escuro, braços (palpos) e pernas mais claros, com manchas escuras. Segmento caudal liso no dorso. Quando adulto, chega a 7 cm de comprimento. A picada, apesar de dolorosa, dificilmente ocasiona a morte da vítima.
O Veneno Segundo relatos clínicos, parece existirem diversos fatores que modulam a toxicidade do veneno do escorpião para humanos. Os principais fatores são: 1) a toxidez do veneno do tipo de escorpião envolvido; 2) a quantidade de veneno injetada pelo escorpião; 3) o tamanho do corpo da vítima; 4) a condição médica geral da vítima. Devido a seu pequeno tamanho, as crianças sofrem maior risco de envenenamento grave do que os adultos. A maior parte das mortes resultantes de picadas de escorpião ocorre em crianças pequenas.
O Veneno: Algumas pessoas são alérgicas ao veneno dos escorpiões, da mesma forma que outras podem ser ao veneno das abelhas. Nestes casos, conseqüências muito graves, inclusive a morte, podem ocorrer rapidamente, mas não têm relação à toxicidade do veneno. Mortes ocorridas por envenenamento causado por espécies de escorpião sem importância médica resultam de choque anafilático induzido por alergia. O sinal da picada às vezes não se percebe, porém a dor forte e imediata que ela provoca faz com que a vítima possa ver o animal causador. É importante saber se a picada foi produzida por escorpião ou aranha, uma vez que os sintomas das picadas de escorpião são semelhantes aos das picadas de aranhas. O seu veneno é potente, ataca o sistema nervoso (neuro-tóxico) e pode matar nas primeiras 24 horas.
O que é, e como funciona o ferrão do escorpião? O ferrão do escorpião fica localizado na extremidade do metassoma, conhecida como "cauda", embora não seja propriamente uma cauda, e sim a parte final do abdômen. O último anel abdominal, constitui a base do ferrão e contém a vesícula, que tem forma globular e vai se afinando posteriormente até terminar em um espinho curvo, chamado acúleo. A vesícula contém um par de glândulas que produzem e armazenam os vários constituintes do veneno do escorpião. O acúleo é semelhante a uma agulha hipodérmica: é oco e muito fino. Cada saco glandular liga-se, através de dois canais, a duas aberturas perto da ponta, por onde sai o veneno. Ao dar a ferroada, o escorpião regula a quantidade de veneno injetado através da contração dos músculos da vesícula. Alguns escorpiões não injetam veneno algum quando cravam o ferrão.
O que é, e como funciona o ferrão do escorpião? Os escorpiões usam o ferrão para diversos fins. O mais óbvio é para dominar suas presas, que antes são agarradas firmemente pelas pinças dos palpos. Os escorpiões fazem uso do ferrão quando não conseguem matar a presa por esmagamento com as pinças. Um segundo uso do ferrão é na defesa. Através de um ferrão bem posicionado, os escorpiões podem manter afastados potenciais predadores. Um terceiro uso do ferrão é durante o acasalamento, observam-se freqüentemente machos aguilhoando as fêmeas ou golpeando-as com o telso.
Hábito: Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais sombreados e úmidos (sob troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos, cascas de árvores velhas, construções, frestas de muros, dormentes de estradas de ferro, lajes de túmulos, entre outros). Podendo também ser encontrados dentro de sapatos e gavetas.
Sinais e Sintomas: Intensa dor no local da picada Edema discreto Suor intenso Náuseas Vômitos Tonturas Maior sensibilidade no local da picada Formigamento na área Aumento da pressão arterial
Medidas preventivas: Manter limpos quintais, jardins, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha. Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas. Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques. Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro. Manter berços e camas afastados das paredes. Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.
Como agir no caso de picadas: Manter a vítima em repouso e calma Lavar o local da picada com água e sabão Não fazer torniquete no membro acidentado; Aplicar compressas frias no local da picada; Se possível, capturar o animal e levá-lo juntamente com a vítima ao pronto socorro; Aplicar respiração artificial, se a vítima não estiver respirando bem; Encaminhar a vítima ao Posto Médico ou Hospital.