Escala é um grupo de seleção de notas sucessivas que são utilizadas com uma determinada finalidade, seja composição, improvisação, etc... Esta seleção, na música ocidental é feita com base nas notas do sistema temperado, podendo ser classificada com base em dois parâmetros: Quantidade(pentatônica - 5 notas, hexacordal - 6 notas, heptatônica - 7 notas, etc...) e funcionalidade(diatônica, cromática, exótica...). Escala diatônica é o conjunto de 7 notas (heptatônica) consecutivas, sem repetições começando e terminando na tônica e guardando entre si, geralmente, o intervalo de tom ou semitom. O grau é a posição da nota na escala diatônica e é numerado por algarismos romanos. O oitavo grau, como nós vimos, repete o primeiro. Escala Ascendente
Quando a escala é desenvolvida a partir da nota mais grave para a mais aguda, aumentando a altura das notas, ela é denominada escala ascendente.
Escala Descendente
Quando o desenvolvimento da escala surge do mais agudo ao mais grave, ou seja, baixando a altura, ela é denominada escala descendente.
Escala cromática ou temperada Quando a escala se desenvolve em SEMITONS ela é considerada cromática. Nesse caso, são envolvidas tanto as notas naturais quanto os semitons que há entre elas.
Escala cromática ascendente
Escala cromática descendente
No violão, para tocar a escala cromática é simples:
ESCALA DIATÔNICA Quando as notas de uma escala se sucedem em TONS e SEMITONS ela é considerada diatônica. Aqui também, são envolvidas tanto as notas naturais quanto os semitons que há entre elas. Vamos ver isso nas figuras abaixos.
Resumindo... Podemos encontrar escalas: • • • •
Escalas cromáticas ascendentes Escalas cromáticas descendentes Escalas diatônicas ascendentes Escalas diatônicas descendentes
Como vimos anteriormente o Mi e o Si não tem sustenidos. Mas na armadura de clave recebem sustenidos para igualar os desenhos. Continue lendo.
PENTATONICAS
Sabe-se que escalas de cinco notas(pentatônicas) foram usadas na antiga índia e no antigo Egito. Recentemente, os "quichuas" (habitantes do equador, perú, bolívia) desenvolveram um sistema musical familiar. Hoje em dia a pentatônica é muito utilizada no country, dos Estados Unidos. No blues, no rock e no metal.
Note que o IV(Fá) e o VII(Si) grau não estão aí. A escala pentatônica é qualquer escala formada exclusivamente por 5 notas.
Aqui seguem os desenhos das pentatônicas maior no braço da guitarra/violão e respectivos acordes que os representam:
1)
2)
3)
4)
5)
Pentatônica MAIOR: A pentatônica maior é caracterizada pela exclusão do IV e do VII grau. Formação: 1M-2M-3M-5J-6M Pentatônica MENOR: A pentatônica menor tem as mesmas notas da pentatônica maior. Mas ela começa do VI(sexto) grau. Formação:1-3b-4-5-7b Pentatônica da Dominante ou Pentatônica Mixolídio: É a pentatônica com a sétima menor. Formação: 1-2-3-5-6-7b As pentatônicas são usadas, em geral, para acrescentar ao som básico dos acordes(1,3,5,7) as tensões disponíveis(9,11,13). As pentatônicas sobre acordes do tipo 7 (ex: C7) Sobre o acorde C7 nós podemos aplicar a pentatônica da dominante e a pentatônica maior. Pentatônica sobre acorde 7M( ex C7M) Aqui nós podemos aplicar somente a pentatônica maior. Pentatônica sobre Acorde m7 (Cm7) Apenas a pentatônica maior. Pentatônica sobre m7(b5) (ex: Cm7(b5)) Podemos utilizar a pentatônica menor e a maior. Pentatônica com blue note(Escala blues) É a pentatônica maior acrescida de um # no 2º grau. Formação:1 2 2# 3 5 6 O processo para fazer a pentatônica blues menor é o mesmo que o da pentatônica maior. Resumindo, a pentatônica maior pode ser usada para improvisar em acordes MAIORES, suspensos(sus4), maior com nona adicionada(add9), maior com sexta(M6), maior com sétima(M7), maior com nona(M9), maior com sexta e nona(M6/9), Maior com décima primeira(M11) e maior com décima terceira(M13). Nunca em um acorde com décima primeira aumentada(#11).