Ergo No Mia

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ergo No Mia as PDF for free.

More details

  • Words: 596
  • Pages: 13
OBJETIVO Apresentar os Traços Característicos da Ergonomia da Atividade Prof. Nelson de Castro Neto

O QUE É ERGONOMIA

?

Conceito da I.E.A (1969) International Ergonomics Association 

“A ergonomia é estudo científico da relação entre o homem e seus meios de produção, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida.”

ERGONOMIA DA ATIVIDADE (FERREIRA & MENDES, 2003) É uma abordagem científica que investiga a inter-relação entre os indivíduos e o contexto de produção de bens e serviços. Ela analisa as contradições presentes nesta inter-relação e, em conseqüência, as estratégias individuais e coletivas de mediação operatória que os indivíduos constroem para responder às múltiplas exigências existentes nas situações de trabalho.

DEFINIÇÃO USUAL DE ERGONOMIA Aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos, visando adaptar o trabalho ao homem.

ASPECTOS CENTRAIS 

Homem-Trabalho



Transformação



Interdisclipinaridade



Adaptação

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS "Colocar cada trabalhador num posto de trabalho compatível às suas atitudes físicas e mentais, ao seu caráter, às suas preferências pessoais, aprimorar as condições de seu trabalho, diminuir sua fadiga, determinar as ferramentas que lhe permitirão realizar sua tarefa com o menor custo ao seu organismo, diminuir o máximo os acidentes de trabalho, em síntese, organizar todas as condições materiais da atividade em torno do indivíduo tomado como o centro, de modo que as máquinas sirvam ao homem e não ao contrário. Eis, a meta destas pesquisas, ainda na sua aurora, mas cujos primeiros resultados autorizam a maior esperança." P. Levy, 1936.

OBJETIVO PRINCIPAL (FERREIRA & MENDES, 2003) Compreender os indicadores críticos existentes no contexto de produção de bens e serviços, eliminando ou reduzindo os efeitos negativos com base em uma solução de compromisso que atenda os interesses de:  trabalhadores  gestores  usuários  consumidores.

ERGONOMIA: DUAS ABORDAGENS  





 

FATORES HUMANOS Variáveis fisiológicas, antropométricas, cognitivas; Concepção de produtos, sistemas HM; Adaptar os produtos e sistemas H-M aos sujeitos; Neutralidade do pesquisador; Origem anglosaxônica.

 





 

TRABALHO REAL Atividade dos sujeitos nas situações reais de trabalho; Transformação e/ou concepção de situações e sistemas de trabalho; Adaptar as situações e sistemas de trabalho aos sujeitos; Engajamento do pesquisador; Origem francofônica.

RISCOS ERGONÔMICOS 

Surgimento:



LER – Lesões por Esforços Reptitivos TENOSSINOVITE (DOENÇA OCUPACIONAL)

-

HOJE DORT - Doenças Osteomusculares Relacionadas com o Trabalho. 

-

REMETE A NOVA FORMAS DE TRABALHO.

RISCOS ERGONÔMICOS 

Podem gerar distúrbios psicológicos ou fisiológicos, provocando sérios danos à saúde do trabalhador, pois produzem alterações no organismo e no estado emocional, compromotendo sua saúde, produtividade e segurança.



Para evitar que esse riscos comprometam a saúde do trabalhador, é necessário um ajustamento entre o homem e as condições de trabalho, sob os aspectos de praticidade, conforto físico e psíquico e de visual agradável.

COMO FERRAMENTAS PARA ESTAS MUDANÇAS. - ADEQUAÇÃO Ferramentas;  Utensílios e mobiliários;  Simplificação de tarefas;  Racionalização do trabalho;  Melhoria do relacionamento interpessoal;  Treinamento;  Etc… 

SÃO EXEMPLOS DE RISCOS: Trabalho físico pesado;  Levantamento e transporte manual de peso;  Postura incorreta;  Controle rígido de produtividade;  Treinamento inadequado/inexistente;  Jornadas prolongadas de trabalho;  Trabalho em turno e noturno;  Monotonia/repetitividade/desconforto;  Ritmo excessivo de trabalho;  Outras situações de estresse físico e/ou psíquico. 

RISCO ERGONÔMICOS DEFINIÇÃO: São determinados pela falta de adaptação das condições de trabalho às característica psicofisiológicas do trabalhador.

SOLUÇÃO??????

Related Documents

Ergo No Mia
May 2020 0
Ergo No Mia
May 2020 0
Ergo No Mia
July 2020 3
Ergo No Mia 1
June 2020 3
Ergo No Mia
November 2019 5
Ergo No Mia
May 2020 2