Eco Dem Edicao3

  • Uploaded by: António Garrido
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Eco Dem Edicao3 as PDF for free.

More details

  • Words: 2,503
  • Pages: 9
Eco-Dem – Junho de 2009

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Produzido em Junho de 2009 3ª Edição do jornal escolar da E.B.1 de Dem Preço: Um pouco de curiosidade Produzido por: Professoras, alunos, auxiliares de educação e encarregados de educação Imprimido pela Câmara Municipal de Caminha

Visita de Estudo realizada durante o 3º período PROJECTO “ViveVerde” NA E.B.1 DE VENADE

Comemorações especiais da escola DIA DA TERRA

IDA À FEIRA A CAMINHA

DIA DA MÃE

DIA DA ECO-ESCOLAS

ESCOLA ABERTA

O EMPREENDEDORISMO E APRENDER A EMPREENDER

DESPORTO ESCOLAR

MARCHA PELOS DIREITOS DA CRIANÇA

ARRAIAL MINHOTO “GALA”

ENCONTRO COM O ESCRITOR ALEXANDRE PARAFITA RECOLHA DE REEE NA ESCOLA (GERAÇÃO DEPOSITRÃO)

Outros assuntos A Águia-real (BIODIVERSIDADE)

POESIAS, PASSATEMPOS E CURIOSIDADES

1

Eco-Dem – Junho de 2009

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita de Estudo realizada durante o 3º período PROJECTO “ViveVerde” NA E.B.1 DE VENADE No dia 8 de Maio dirigimo-nos à E.B.1 de Venade para assistir, aprender e fazer a Reciclagem de Papel. A professora Florinda guiou-nos até a uma sala onde assistimos a um filme. Neste ficámos a saber que os nossos colegas tinham aprendido esta arte no GAF e ficámos a saber que a 1ªvez que reciclaram papel na sua escola foi entre 9 e 13 de Março. Depois fomos até ao atelier, onde a professora Florinda com a colaboração da auxiliar de acção educativa Ana, nos explicou os passos todos que teríamos que dar. Precisamos de: -papel usado (jornais velhos, papel de embrulho…mas cuidado não podemos usar papel plastificado, metalizado ou encerado); -água; -uma varinha mágica; -panos de cozinha absorventes; -esponjas; -uma bacia e um alguidar grande de forma rectangular; -duas tábuas rectangulares; -um caixilho com rede rectangular; -destruidor de papel (informação); -tintas para dar cor à pasta de papel. Como fizemos: -Colocámos os bocadinhos de papel em água a demolhar durante 3 a 4 dias. Mas nós usámos um papel que já estava demolhado; -Medimos uma bacia de papel e três de água e colocámos tudo no alguidar rectangular; -Moemos tudo com a varinha mágica; -Demos cor juntando a tinta azul com a amarela e obtivemos a verde; -Mergulhámos o caixilho na vertical e deitámos no fundo do alguidar para o molde ficar com pasta de papel; -Retirámos o molde bem na horizontal, e deixámos escorrer um bocadinho; -Retirámos a moldura (a parte de cima do caixilho, que não tem rede); -Virámos a rede com a pasta para baixo sobre um pano de cozinha absorvente com uma das tábuas por baixo; -Tirámos o excesso de água com a ajuda da esponja; -Levantámos a moldura com muito cuidado, deixando a folha de papel sobre o pano; -Finalmente, estendemos o pano no estendal; -Depois é só esperar dois dias até estar seco.

Assim se faz magia na E.B.1 de Venade Do velho se faz novo. Ao cinzento se dá cor. Com paciência e ternura, a E.B.1 de Venade faz loucuras. Com o projecto “ViveVerde” a oficina de Reciclagem foi criada. O papel é reciclado e muitas árvores são poupadas. Os nossos parabéns pela iniciativa e continuem a ser amigos e a preservar o ambiente. Elaborado pelos alunos da E.B.1 de Dem.

2

Eco-Dem – Junho de 2009

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comemorações especiais da escola DIA DA TERRA (24/4/2009) A nossa escola celebrou o Dia da Terra com uma caminhada até ao único Ecoponto existentes na freguesia. Ao longo do percurso, cantámos canções sobre a preservação do meio ambiente, para alertar a população das problemáticas com que o nosso planeta se depara. Aproveitámos para distribuir o selo que produzimos da “Geração Depositrão” nos espaços comerciais.

Quando chegámos ao local, dialogámos sobre a importância dos Ecopontos e lamentámos o facto de ainda não nos terem atribuído nenhum para a nossa escola, pois o que existe na freguesia está muito distante. Já há dois anos consecutivos, que através de cartas dirigidas à Valorminho, pedimos o tão desejado Ecoponto, mas a resposta à primeira carta (ano lectivo 2007/08) foi que o número de habitantes da freguesia só dá direito a um Ecoponto. Ainda estamos à espera da resposta à carta que enviamos este ano lectivo. Quem sabe, talvez a sorte desta vez venha ter à nossa escola. Aproveitámos para colocar cartazes no Ecoponto, informando as pessoas como fazer a reciclagem. Texto elaborado por: Joana (1ºano) e Vítor (3ºano)

IDA Á FEIRA A CAMINHA No dia 13 de Maio, a E.B.1 de Dem, dirigiu-se à vila de Caminha, vestidos com os trajes típicos da região e participou na feira semanal. Vendemos os produtos colhidos na horta biológica da escola (alfaces, flores, couves…) e outros produtos oferecidos pelos encarregados de educação (enchidos da região, bolos, broa, feijão, milho, galinhas, patos, coelhos…). Esta actividade teve como objectivos: a divulgação da horta e dos seus produtos biológicos; promover o contacto dos alunos com outras realidades e a aprendizagem de resolução de situações problemáticas relacionadas com o euro. O dinheiro angariado nestas vendas será utilizado no financiamento da visita de estudo que iremos realizar no final do ano lectivo ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia. Gostámos muito da experiência e de conviver, mais uma vez, com as pessoas que frequentam esta feira, que foram muito simpáticas. Queremos agradecer aos nossos pais pela sua contribuição.

Texto elaborado por: Joana (1ºano), Emanuel (2ºano) e José Carlos (4ºano)

3

Eco-Dem – Junho de 2009

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA DA ECO-ESCOLAS No dia 21 de Maio, festejámos pela segunda vez o “Dia da Eco-Escolas”, convidámos os nossos amigos da E.B.1 de Venade e da E.B.1 de Vilarelho para se juntarem a nós nesta comemoração. Transformámos a nossa escola na E.B.1 dos REEE de Dem por um dia. Os nossos alunos Grandão, Luzinhas, Fresquinho, Antenas, Vapores e o Professor Capitão Fluxo receberam um novo aluno, o Depositrão. Todos juntos conhecemos e demos a conhecer aos nossos amiguinhos uma realidade muito triste que aos poucos se apodera da nossa linda freguesia, ou seja, uma lixeira a céu aberto localizada na Senhora das Neves. Quando os nossos colegas chegaram à E.B.1 dos REEE assistiram à primeira parte de uma peça de teatro, na qual surge a ideia de fazer uma visita de estudo à Senhora das Neves. As personagens convidaram todos aqueles que assistiam à peça para uma caminhada. Após o lanche, todos juntos, caminhámos pela freguesia até ao local citado anteriormente. Assim que chegámos ao cimo do monte as personagens guiaram-nos até a um local onde estava uma grande lixeira. As mesmas alertaram-nos para os perigos destas para o meio ambiente e deram-nos ideias como actuar e modificar esta situação. Finalmente fizemos um piquenique ao ar livre e contámos com a simpática presença do Vereador da Educação Flamiano Martins e com as Vice-presidentes do Executivo Céu e Paula.

Texto elaborado por: Alexandra (1ºano), Emanuel (2ºano), Sílvia (3ºano) e Carlos (4ºano)

4

Eco-Dem – Junho de 2009

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------DESPORTO ESCOLAR A E.B.1 de Dem teve durante este período a visita do professor Luís Andre da E.B.2,3/S de Caminha e dos seus alunos. Obrigado professor por nos pôr a todos a fazer exercício físico.

MARCHA PELOS DIREITOS DA CRIANÇA No dia 27 de Maio, a E.B.1 de Dem, participou na marcha pelos direitos da criança. Adorámos esta actividade. É bom ser criança! É essencial respeitar e ser respeitado.

ARRAIAL MINHOTO “GALA” A nossa escola apresentou uma coreografia ensaiada pelas professoras de Educação Musical, Sónia e Carla, ao som da música “High School Musical” dançámos, divertimo-nos e encantámos os nossos familiares. Queremos agradecer às professoras, ao Conselho Executivo e aos nossos pais a oportunidade que nos deram de participar nestes inesquecíveis momentos.

DIA DA MÃE Ser mãe é desembrulhar força por coragem! Ser mãe é ter no pensamento linguagem que absorve, o supedâneo do peito, onde a vida, canta a vibração do sentimento.

Todo o bem que a mãe aproveita é bem do filho, Todo o bem que a mãe aproveita é bem do filho, espelho em que se olha bem-aventurada, Luz que lhe põe nos olhos renovado fulgor!

Ser mãe é ser um inocente que se deita sobre um berço dormitando! É ser angústia, é ser audácia, é ser incerteza, é ser dinamismo que os danos harmoniza!

Ser mãe é andar chorando numa alegria! Ser mãe é ter um mundo e não ter nada! Ser mãe é amargar num paraíso!

Adaptado

5

Eco-Dem – Junho de 2009

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ESCOLA ABERTA No dia 3 de Junho fomos até à vila Caminha, visitar a Torre do Relógio, a exposição Escol`Arte, deliciamo-nos com a doçaria da feira da Primavera da E.B.1/JI de Caminha e conhecemos a nossa futura escola, a E.B.2,3/S de Caminha. Foi um dia diferente e cheio de novidades. Especialmente porque pudemos conhecer o local onde continuaremos a enriquecer os nossos conhecimentos. Custa muito deixar o sítio onde iniciámos as aprendizagem académicas, mas voar para outras paragens faz parte do crescer, do se tornar adulto. Obrigado Conselho Executivo por nos permitir conhecer a nossa próxima segunda casa, pois é nela que passaremos a maior parte na nossa futura adolescência.

Texto elaborado pelos alunos do 4ºano

ENCONTRO COM O ESCRITOR ALEXANDRE PARAFITA No dia 4 de Junho fomos até à vila de Caminha, onde pudemos conhecer o escritor Alexandre Parafita, que estava sentado ao pé do chafariz. O escritor respondeu a algumas questões que lhe foram elaboradas pelos alunos. Depois assistimos à dramatização com fantoches de duas histórias do autor. No final o autor autografou-nos dois livros. Foi sem dúvida uma experiência única, conhecer o autor de algumas das histórias que nos aprazem.

Texto elaborado pelos alunos do 4ºano

O EMPREENDEDORISMO E APRENDER A EMPREENDER No 2º período os alunos de 1º e 4ºanos participaram no projecto “Empreendedorismo” e no 3º período os alunos do 2º e 3º anos participaram no projecto “Aprender a Empreender”. Ambos os projectos foram uma iniciativa da Câmara Municipal de Caminha. Queremos agradecer desde já a oportunidade que esta identidade nos deu de poder participar nos mesmos. O nosso muito obrigado aos voluntários, Fausto e Amélia, que foram muito simpáticos e nos transmitiram muitos conhecimentos essenciais para o nosso futuro em sociedade.

Texto elaborado pelos alunos do 1º, 2º, 3º e 4ºanos

6

Eco-Dem – Junho de 2009

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------RECOLHA DE REEE NA ESCOLA (GERAÇÃO DEPOSITRÃO) Ao longo do 3º período a nossa escola dedicou-se, entre muitas outras coisas, à recolha de REEE (reciclagem de electrodomésticos electrónicos e eléctricos). Para tal desenvolveu uma campanha intensa em toda a comunidade. Começou por produzir um selo através do qual comunicou com toda a comunidade envolvente. Foram feitas 1500 cópias do selo e distribuídas pelas E.B.1`s de: Venade, Vilar de Mouros e Moledo; Jardins-de-infância de: Venade, Vilar de Mouros e Moledo; E.B.2,3/S de Caminha; espaços comerciais, Junta de Freguesia de Dem e população do meio envolvente. Recebemos a colaboração de todos. Por todo o apoio que nos prestaram o nosso muito obrigado. Continuem a ajudar o nosso meio ambiente. Ele agradece.

E.B.2,3/S de Caminha e núcleo da Educação Especial (Prof. Cristina Viana)

E.B.1 e Jardim-de-infância de Vilar de Mouros

GERAÇÃO DEPOSITRÃO

E.B.1 e Jardim-de-infância de Moledo

E.B.1 de Venade

Deposite e recicle os seus pequenos electrodomésticos (REEE), em fim de vida, no Depositrão que se encontra no espaço interior da E.B.1 de Dem. Desta forma ajuda o meio ambiente e a Natureza agradece. O que pode colocar no Depositrão: secadores de cabelo, batedeiras, varinhas mágicas, torradeiras/tostadeiras, fritadeiras, aspiradores, telefones/telemóveis, relógios, balanças de cozinha, computadores, impressoras, teclados, brinquedos electrónicos, entre outros. Estamos à sua espera, todos os dias úteis, entre as 9h e as 17h30min, apareça e traga consigo os seus velhos amigos eléctricos e electrónicos para colocar no Depositrão.

Texto elaborado pelos alunos do 1º, 2º, 3º e 4ºanos

7

Eco-Dem – Junho de 2009

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outros assuntos A Águia-real (biodiversidade) A águia-real é uma ave de rapina diurna da família das Accipitridae cujo nome científico é “Aquila chyrsaeos e, distribui-se geograficamente por grande parte do Hemisfério Norte. Actualmente a população europeia estima-se entre 5000 e os 7200 casais nidificantes. A população nacional encontra-se estimada entre 53 e 63 casais nidificantes devendo estar a aumentar ligeiramente. Estes casais distribuem-se pelas serras da Peneda, Gerês, região do Tejo Internacional, Marão, troço médio do Guadiana e pontualmente noutras áreas. Esta espécie nidifica essencialmente em habitats rupícolas (rochosas), no entanto, se estes meios escassearem pode construir os seus ninhos em árvores. Na Península Ibérica aproximadamente 90% dos casais constroem os seus ninhos em meios rupícolas. Alimenta-se de mamíferos, aves e répteis de tamanho médio, podendo recorrer de igual modo a animais mortos. As principais presas consumidas são: coelhos, lebres e várias espécies de galiformes, contudo também captura com alguma frequência outras espécies de predadores, como raposas ou genetas. Em cativeiro é comum comer amendoins, girassol, milho verde e frutas. É uma espécie monogâmica que realiza apenas uma postura por ano, sendo normalmente constituída por 2 ovos. As aves incubam os ovos durante 43 ou 45 dias. Este trabalho é feito por ambos os elementos do casal, contudo a fêmea permanece mais tempo no ninho. O ninho é constituído por uma pilha de ramos e outro tipo de materiais vegetais. Vive no máximo 32 anos em liberdade e em cativeiro 46 anos. Está em vias de extinção, porque o homem destruiu o seu habitat e teima em roubar-lhe a sua fonte de alimentação: a caça.

Texto elaborado pelos alunos: Tiago (1ºano), Eda (2ºano), Jéssica (3ºano) e Inês (4ºano) POESIAS, PASSATEMPOS E CURIOSIDADES (TRABALHOS ELABORADOS PELOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO/PAIS E ALUNOS)

Natureza Não existe coisa tão linda e com tamanha beleza como os rios, florestas e animais da nossa linda natureza. Vou pedir do coração, que não polua o ambiente os rios, os prados e montes, e viva a vida mais contente.

ADIVINHA Qual é coisa, qual é ela? Que nasce na serra, corre, corre, corre, até chegar ao mar. Sou o ______________________ Elaborado por: José Carlos e sua mãe (Ana Maria)

Elaborado por: Inês (4ºano) e sua mãe (Elisabete)

8

Eco-Dem – Junho de 2009

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ADIVINHA ADIVINHA Sou um mamífero e gosto de carne. Tenho de ser protegido. O meu habitat é destruído. Vivo na Serra d`Arga e corro grande perigo. Quem sou eu?

Vivo no monte. No Natal enfeito as mesas. Encontro-me em grande perigo na mãe Natureza. Quem sou eu? Sou o ______________________

Sou o ______________________ Elaborado por: Emanuel (2º ano) e sua mãe (Luzia) Elaborado por: Tiago (1ºano) e sua mãe (Luzia)

CURIOSIDADES Algumas curiosidades sobre o relacionamento entre o Homem e o Meio Ambiente: Se reciclar uma resma de papel (com cerca de 30 cm de altura) poupa energia suficiente para tomar diariamente um duche de água quente. A reciclagem de uma lata de alumínio economiza o suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante 3 horas. A reciclagem de 10000 sacos de plástico de mercado dá para produzir um banco de jardim. Com 1000 latas de alumínio reciclado produz-se uma bicicleta nova. Uma tonelada de papel reciclado salva a vida a 20 árvores. Uma tonelada de vidro reciclado produz uma nova tonelada de vidro e poupa um barril de petróleo.

POR TODAS ESTAS RAZÕES E PELO FUTURO DO TEU PLANETA, NÃO TE ESQUEÇAS DE RECICLAR. SÓ TENS A GANHAR. 9

Related Documents

Eco Dem Edicao3
May 2020 4
Eco Dem Prim Edicao
April 2020 6
Dem
August 2019 53
Eco
November 2019 58
Eco
May 2020 32
Eco
October 2019 73

More Documents from "sunil"

August 2019 27
June 2020 30