E-book-inteligencia-emocional.pdf

  • Uploaded by: Raquel Moraes
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View E-book-inteligencia-emocional.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 437
  • Pages: 5
Inteligência Emocional?

Habilidade, cada vez mais exigida no mundo corporativo, pode ser a chave para o sucesso profissional

Competência admirada e exigida no mercado de trabalho, a inteligência emocional permeia todas as áreas da vida de um ser humano. O conceito que ganhou notoriedade com o renomado psicólogo Daniel Goleman, PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, está relacionado à capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com os seus próprios sentimentos e daqueles que estão à sua volta. Em seus estudos, Goleman levantou discussões importantes sobre as habilidades que fazem uma pessoa ser bem-sucedida. Até a década de 90, o sucesso era ligado apenas ao raciocínio lógico e à alta capacidade para resolver problemas matemáticos, demonstrados pelo famoso quociente de inteligência (QI). Foi a partir do livro “Inteligência Emocional” de Goleman que a mídia e o meio corporativo despertaram interesse também pelo quociente emocional (QE). Apesar de não ser um tema novo, a inteligência emocional tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Recentes estudos comprovam que essa qualidade é até mais importante do que o QI. Levantamento realizado pela consultoria suíça Egon Zehnder International, com 515 executivos do mundo, descobriu que os mais bem-sucedidos apresentavam maior inteligência emocional, independentemente de seus QI.

Outra pesquisa feita pelo Center for Creative Leadership (CCL), centro de referência mundial em formação de líderes, mostrou também que as principais causas de fracasso de um líder estão relacionadas à sua falta de conYWTQJJRTHNTSFQ&KFQYFIT6*UWT[THFIN˪HZQIFIJXJRFITYFWRZIFS«FXJ trabalhar em equipe, além de tornar as relações interpessoais mais complicadas. Segundo um estudo realizado por Travis Bradberry e Jean Greaves, autores do livro “Emotional Intelligence 2.0”, apenas 36% das pessoas conseguem NIJSYN˪HFW XZFX UW·UWNFX JRT«¹JX 4 QJ[FSYFRJSYT KTN KJNYT HTR RFNX IJ 500 mil pessoas ao longo de uma década e demonstra que essa competência, além de rara, é muito valiosa. Segundo os autores, o quociente emocional, está ligado a 58% do sucesso profissional em qualquer carreira. Já dizia o famoso escritor, considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker: as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas por seus comportamentos. Por que isso acontece? Por que o comportamento se sobrepõe, muitas vezes, à inteligência? A resposta é simples: falta inteligência emocional.

Afinal, o que é a inteligência emocional? Apesar de ser subjetiva e intangível, ela afeta a forma como agimos no dia a dia e as decisões pessoais tomadas no trabalho, escola, com a família e outros grupos sociais com os quais interagimos. Para entender como funciona e o que é preciso para tê-la, é necessário compreender que a inteligência emocional é composta de cinco habilidades principais.

Conheça quais são elas:

More Documents from "Raquel Moraes"

June 2020 4
Sintesis Daniel.rtf
October 2019 47
Arritmia 1.docx
June 2020 16
Blogs
October 2019 43