Alguns alimentos que não devem ser congelados Congelamento Você não pode conservar no freezer alguns alimentos como: ovos inteiros, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, folhas verdes, maionese, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, banana inteira (a banana pode ser congelada se for amassada com garfo, com gotas de limão, em um pote plástico).
Como acomodar os alimentos para o congelamento Congelamento Pode ser em potes plásticos ou refratários de vidro, contanto que ambos tenham tampa plástica que os fechem hermeticamente, além de bem limpos. Após esta providência, o alimento deve ser levado ao freezer ou congelador de um dia para o outro. Depois desse primeiro congelamento, o alimento deve ser embrulhado com filme plástico ou saco plástico bem fechado. Caso tenha dificuldade em retirá-lo do primeiro recipiente, coloque-o um instante na água quente para soltá-lo do pote ou refratário, que poderá ser utilizado para outros alimentos. Na hora de embrulhar o alimento é necessário retirar todo o ar, com um bomba tira-ar ou canudo. Agora é só etiquetar com o nome do prato e a data do congelamento.
Congelamento de massas Congelamento Para se congelar as massas já prontas, com molho, esbarramos com o inconveniente do ressecamento das mesmas. Evite isso, procedendo da seguinte forma: 1 - Cozinhe a massa al dente (pois com o descongelamento e aquecimento, a tendência é que amoleça mais), misture com o molho, reservando uma certa quantidade dele, para o processo. 2 - No recipiente, onde será feito o congelamento, coloque um pouco do molho reservado, que será utilizado na confecção do prato e congele um pouco deste, sozinho. Assim que estiver bem congelado, coloque a massa sobre ele, normalmente. Regue com mais molho e leve para congelar, aberto. Depois de bem durinho, feche, date e pronto. Resultado: Quando o prato for descongelado e aquecido,o molho ficará líquido, umidecendo a massa, evitando o ressecamento. Funciona com qualquer massa. Exemplo: spaghetti, talharim, gnocchi etc.
Congelamento de ovos Congelamento Ovos não podem ser congelados inteiros, nas cascas. Congele em separado, claras e gemas ou claras e gemas juntas, mas batidas, acrescidas de sal ou açúcar. Nesse caso, a durabilidade é de 6 a 9 meses. Claras: podem ser congeladas por um ano. Coloque-as em recipientes rígidos de plástico (pois os ovos aumentam de tamanho no freezer) e cole uma etiqueta indicando o número de claras. Gemas:Bata ligeiramente com sal ou açúcar (1/2 colher de chá de sal ou 2 colheres de sopa para cada 4 gemas). Etiquete, indicando a quantidade de gemas em cada embalagem e se usou sal ou açúcar.
Congelamento de peixes Congelamento Peixes: Tire a pele, visceras, resíduos de sangue, ossos visíveis enfim, transforme em filés ou postas e mergulhe para congelamento, em água, dentro de, por exemplo, recipientes de leite longa vida, devidamente limpos... Encha de agua até dois dedos antes da borda e leve à parte mais fria do congelador. Após congelados, feche a caixa de papelão e date. Ao descongelar, coloque o bloco de gelo, sobre uma peneira e esta sobre algum vasilhame para recolher a agua do degelo, para esta não entrar em contato com a carne.
Congelando alimentos Congelamento O item de primeira necessidade no congelamento de alimentos é um bom freezer ou congelador, que mantenha a temperatura dos alimentos abaixo de 0º C, pois temperatura mais elevada pode alterar a textura, a cor, o valor das vitaminas e até mesmo o sabor dos alimentos.
Congelando alimentos já cozidos Congelamento Não utilize muito tempero em pratos que serão levados ao freezer, pois o tempero tem seu sabor acentuado após o congelamento. Não os cozinhe demais, para carnes, basta deixá-la macia e legumes al dente, que o cozimento se completará no dia que for consumir o alimento.
Congelando aves Congelamento Para congelar aves no freezer deve ser utilizado filme ou saco plástico. Pode ser congelada cozida ou crua. Quando crua deve ser bem lavada. Em pedaços congela-se um a um com filme plástico e coloca-se no saco plástico a quantidade de uma refeição. Peru e frango duram até 12 meses. Miúdos duram até 3 meses. O fígado não se mistura aos miúdos no congelamento e dura apenas 1 mês. Patos e gansos duram até 6 meses.
Congelando carnes Congelamento
Aos serem levadas ao freezer, para congelamento, as carnes devem estar já limpas, com pouca ou nenhuma gordura e embaladas em material a prova d\'água, como potes plásticos fechados hermeticamente, filme plástico ou papel alumínio. Os pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição, porém bifes e costeletas devem, além disso, ser embalados um a um. As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras. Carne de boi ou vaca dura até 12 meses. As de porco ou vitela duram até 9 meses. O descongelamento pode ser feito passando a carne para a geladeira 5 horas antes do uso para cada meio quilo, 2 horas em temperatura ambiente ou no seu forno microondas na função descongelar. Após esse tempo use a carne como se fosse fresca.
Congelando frutas Congelamento As frutas bem lavadas e secas com pano ou papel absorvente podem ser congeladas ao natural, porém é aconselhável congelá-las com açúcar. Basta calcular _ de xícara de açúcar para cada quilo de fruta, salpicá-lo sobre as frutas em um pote e fechá-lo hermeticamente, ou preparar uma calda de açúcar com água fervente, mexendo até dissolver bem, cobrir as frutas com a calda fria também em pote fechado hermeticamente. Usa-se mais ou menos 1 xícara de calda para meio quilo de fruta. Para descongelar basta tirar do freezer e passar para a geladeira ou deixar em temperatura ambiente.
Congelando frutas na safra Congelamento Frutas podem ser congeladas, para aproveitarmos a época em que estão mais baratas, na safra, mas não espere consumi-las ao natural, pois perdem a textura. As frutas congeladas, são ótimas para serem usadas em tortas, sorvetes, pudins, sucos, mousses.
Congelando legumes Congelamento Antes de serem levados ao freezer, os legumes devem ser bem lavados em água fria e não podem estar maduros. Alguns necessitam a retirada de pontas ou fios. Devem ser picados em pedaços iguais e colocados numa peneira. Mergulhe-os rapidamente em água fervente e logo em seguida em água fria. Deixe esfriar. Escorra muito bem e embale-os em saquinhos plásticos ou potes fechados hermeticamente, na quantidade de uma refeição. Para consumir legumes congelados não é necessário descongelamento, basta colocá-los numa panela com água e sal e tampar até que fiquem cozidos.
Congelando peixes e frutos do mar Congelamento Peixes e frutos do mar, quando frescos, devem ser bem lavados e limpos e embrulhados em filme ou saco plástico, antes de serem levados ao freezer. Filés e postas de peixe devem ser embalados um a um e depois colocados em sacos em quantidade de uma refeição. Peixes e frutos do mar crus duram 2 meses. Já cozidos duram até 3 meses.
Creme de leite Congelamento Creme de leite, por si só, não congela bem, mas pratos preparados com creme de leite misturados a outros ingredientes, podem ser congelado, normalmente.
Ervilhas congeladas Congelamento Para congelar ervilhas, espalhe-as em uma bandeja (uma única camada). Após o congelamento, guarde-as no freezer e retire apenas o suficiente para a receita. Cuidado!!! Se deixar a vasilha fora do freezer as ervilhas ficarão grudadas ao congelar novamente.