Deus No Salmo 23

  • Uploaded by: Eliardo Cabral
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Deus No Salmo 23 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,050
  • Pages: 4
DEUS NO SALMO 23

Reconheço em mim uma acentuada parcela de atrevimento ou de ousadia, quando me proponho a escrever um artigo bíblico embasado no nobre salmo 23. Salmo do pastor ou de confiança em Deus. No entanto, não posso e não quero esconder o ardente desejo que sinto, nesse momento, de compartilhar com os meus amados irmãos e amigos as minhas descobertas e experiências no Reino de Deus; algo que, inexpressivo para os doutos, tem marcado a minha existência. Digo que é ousadia, sem falsa modéstia, porque o salmo 23 é muito conhecido até por quem nunca leu nada na Bíblia Sagrada, mas lê calendários, azulejos, tabuletas, pára-choque de caminhão, camisetas etc etc. Logo, falar de quem é muito conhecido é mais ou menos como “chover no molhado”, como diz o povo. Ao ver Senhor dos senhores agindo sete sublime salmo do famoso guerreiro e rei Davi, provisão, nota-se a nítida presença de Deus supremo texto da literatura religiosa de todos os lugares do mundo.

vezes no salmo de no mais tempos e

A presença de Deus nesse salmo messiânico é tão ostensiva, que se pode identificar (como, a rigor, já foi feito por homens de Deus) os sete nomes compostos ou redentores de Deus no aludido texto sagrado. Jeová-Jirê, nome revelado em Gn 22:14 (que corresponde à expressão “O SENHOR proverá”), está no salmo em análise, no versículo primeiro que diz: “O Senhor é o meu pastor e NADA ME FALTARÁ”. Jeová-Jirê é Deus na qualidade de provedor ou mantenedor.

No livro dos Juízes, capítulo seis, versículo vinte e quatro, a Bíblia Sagrada tem o seguinte texto: “então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou SENHOR É PAZ; e ainda até ao dia de hoje está em Ofra dos abiezrita”. O Senhor é paz não é outro, senão JeováShalom, nome composto de Deus, que se identifica na expressão: “águas tranqüilas” ou de “descanso”. Oportuno lembrar, segundo os estudiosos, que ovelhas não bebem em correntezas fortes, nem em cachoeiras, mas em águas tranqüilas e gostam de pastos verdes. Ovelha enfraquece quando o pasto fica mucho ou escasso. O terceiro nome composto ou redentor de Deus corresponde ao médico dos médicos e que continua sarando, conforme Ele mesmo afirma no segundo livro de Moisés chamado Êxodo, 15:26: “Porque eu sou o SENHOR, que te sara”. Trata-se de Jeová-Rafá, que se encontra na seguinte passagem: “Refrigera a minha alma”. (Sl. 23:3a). “O Senhor é nosso médico”. Ainda na mencionada referência bíblica, Sl. 23:3b, o inspirado salmista escreveu: “Guia-me pelas veredas da justiça...” Ora, “o Senhor justiça nossa” é um dos nomes compostos de Deus, identificado como Jeová-Tsidkeniu, noticiado por Jeremias no capítulo 33:16: “Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome que lhe chamarão: o Senhor é nossa justiça”. Este é, até aqui, o quarto nome redentor de Deus no aludido salmo 23. Mais três nomes podem ser vistos a seguir. No ultimo versículo do livro que leva seu nome, o profeta Ezequiel escreveu: “Dezoito mil medidas em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: o Senhor está ali”. A presença de Deus faz toda diferença. “Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui” (Ex. 33:15). Sem a presença de Deus, o homem não pode nada, mais com Deus o homem mata leão e urso com as

próprias mãos e derruba gigante como se estivesse derrubando passarinho. Sem a presença de Deus o homem enlouquece, como Saul, mas com Deus se torna sábio como Salomão. Sem a presença de Deus o homem diz: “Vou pescar”, mas com Deus o mesmo homem se torna um ousado pregador das boas novas de salvação. Sem Deus, são dois cabisbaixos batendo em retirada e falando bobagens; quando Deus chega, “os corações começam a arder” e eles voltam para as fileiras do Senhor. Com Deus, o homem é vaso: cai, quebra, mas pode ser aproveitado. O barro está mole molhado com muitas lágrimas. Sem Deus, o homem vira botija. Barro endurecido. Cai. Quebra. Não pode mais ser aproveitado. Vai para o lixão da humanidade. O Deus presente é Jeová-Shamá, lembrado por Davi no versículo quatro (Sl. 23:4): “Porque tu estás comigo”. Bem aventurado o homem que desfruta da doce e indescritível presença de Deus. “E Moisés edificou um altar, e chamou o seu nome: O SENHOR é minha bandeira”. Ex. 17:15. O Senhor é nossa vitória. O sentimento de vingança é deplorável sob todos os aspectos. A vingança pertence a Deus. (Dt. 32:35). Quem mata os inimigos jamais poderá dizer que esta sendo vitorioso na presença deles. Davi, como poeta e profundo adorador, colocou Jeová Nissi no versículo cinco do seu magnífico salmo 23 e o fez com tinta bem forte: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos”. É verdade. O salmista Davi, o mais notável, invocou os sete nomes compostos de Deus. Ainda no citado versículo cinco, ele inclui o último dos sete: Jeová-Mekadesh: “o Senhor que santifica”. Jesus, orando por seus seguidores, clamou ao Pai: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”, Jo.

17:17. O escritor aos Hebreus foi muito claro e objetivo: “segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb. 12:14). Está fora de dúvida o fato de que o homem não pode ser santificado, senão por Deus, segundo as Escrituras Sagradas (Lv. 28:8). Com muita convicção, o extraordinário salmista Davi, assegura: “unges a minha cabeça com óleo”. Eis, portanto, Jeová-Mekadesh, “o Senhor que santifica”. Fui vaqueiro, antes de ser Promotor de Justiça e Pastor Evangélico, mas não entendia, àquela época, porque o gado vacum segue na frente do vaqueiro e pode ser tocado aos gritos, enquanto as ovelhas atendem ao chamado e vão atrás do vaqueiro, ops! Quer dizer, do pastor. Como é lindo e glorioso ser pastor de ovelhas, mesmo que estas sejam alheias. Pastor que conhece o CAMINHO. Pastor que conduz as ovelhas, ao aprisco, chamando-as pelo nome de cada uma delas, como era no passado. É mesmo glorioso ser pastor que “FAZ”, que “LEVA”, que “REFRIGERA”; pastor que “GUIA”, que “ESTÁ PRESENTE”, que “PREPARA” pasto (mensagem) para as ovelhas e que “UNGE” cabeça de cada ovelha. Este é, sem dúvida, o “SALMO DO PASTOR”. Deus está inteiramente neste salmo. Amém!

Related Documents

Deus No Salmo 23
May 2020 14
Salmo 23
November 2019 14
Salmo 23
April 2020 14
Salmo 23
May 2020 10
4. Salmo 23
October 2019 35
Salmo 23 - Comentado
November 2019 16

More Documents from ""

May 2020 8
Deus No Salmo 23
May 2020 14
O Escolhido
May 2020 13
A Pressa De Abigail
May 2020 8
April 2020 12