parte I
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX.
É um fenómeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
A globalização e o desenvolvimento tecnológico contribuem para as transformações que fazem parte do dia-a-dia das organizações.
Isto leva as Organizações: a auto-aprendizagem ea auto-organização constantes.
A rigor, as sociedades mundo estão em processo de Globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991).
As principais características da Globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações ...
... e na eletrónica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal", entre outros.
RESPONSABILIDADE SOCIAL As sociedades têm a obrigação de agir no melhor interesse da sociedade.
O princípio da Responsabilidade
Social, baseia-se na idéia de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.
Responsabilidade Social Empresarial, é a forma ética e responsável que a empresa desenvolve todas as suas ações, suas políticas, suas práticas, suas atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à organização, e com todos os agentes interessados no processo.
Responsabilidade Social é um conceito relacionado à execução de ações de cunho social, de forma continuada, através da adoção de práticas responsáveis dentro da cadeia de negócios das empresas, ...
... envolvendo fornecedores, clientes, funcionários e outros públicos, visando promover uma melhoria contínua e auto-sustentável na qualidade de vida da sociedade.
ÉTICA
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à pergunta: Como devo agir perante os outros?
Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida.
Ética é uma questão da qualidade de relações humanas e indicador do estágio de desenvolvimento social.
A Ética Empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados.
Aplicar a Ética nas profissões e organizações, é considerado um fator importantíssimo para a sobrevivência das mesmas, inclusive de pequenas e grandes empresas.
Estas vêm percebendo a necessidade de utilizar a Ética, para que o “público” tenha uma melhor visualização do seu “slogan”, que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes.
A Ética Empresarial é o Comportamento da empresa -entidade lucrativa – quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade.
Código de Ética
É um instrumento criado para orientar o desempenho de empresas em suas ações e na interação com seu diversificado público.
Para a concretização deste relacionamento, é necessário que a empresa desenvolva o conteúdo do seu código de ética com clareza e objetividade, facilitando a compreensão dos seus funcionários.