Cpc 1o Bimestre

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Cpc 1o Bimestre as PDF for free.

More details

  • Words: 883
  • Pages: 2
Separação Judicial 1 Definição: É o ato, ajustado em juízo através do qual a sociedade conjugal chega ao fim. Isto é, acaba o dever de fidelidade recíproca, o dever de coabitação, e se houver a partição dos bens, (se houver) guarda e alimentos dos filhos. OBS: Sociedade conjugal é um tipo específico de sociedade que se perfaz, nos dias atuais segundo o mais atualizada doutrina e farta jurisprudência, entre dois seres humanos. Isto é, pode ser entre o homem e a mulher, entre homens ou entre mulheres. 2.1 Separação Consensual: Por acordo entre os interessados. 2.2 Requisitos: a) que estejam casados há 1 ano e 1 dia; b)que estejam de acordo em tudo: divisão de bens, guarda dos filhos, alimento das crianças existentes ou para o conjugue que necessitar. 2.3 Para se propor a separação consensual é mister: a)apresentar a petição assinada pelos advogados de cada parte ou pelo advogado comum;b) carteira de identidade e CPF de ambos conjugues. c)cópía da certidão de casamento. d) cópia das certidões de nascimento dos filhos (se houver); e)Cópia dos doc. dos bens imóveis. OBS: Se um dos cônjuges for analfabeto, alguém deve assinar, a rogo, por ele ou sua marca datiloscópica. 2 Litigiosa: é aquela na qual não há acordo e, mais ainda, na qual o autor aponto ao outro conjugue grave violação de deveres conjugais. 2.1 Causas (art 1572CPC): a) imputação de culpa, provada ao outro cônjuge neste caso, o culpado perde o direito aos alimentos, ficando apenas com o direito à manutenção da vida. Outrossim perde a mulher o direito de manter o sobrenome de casada. b) advento de doença grave, iniciável ao longo do casamento. 2.2 Documentos Necessários: a) certidão de Casamento, b)prova cabal da culpa do outro cônjuge; c) certidão dos filhos, se houver; d) relação dos bens existentes. 3 Divórcio Direto: é o ato que põe fim tanto a sociedade conjugal e ao matrimônio. 3.1 Requisitos para o mesmo: Prova da separação de fato por mais de dois anos. OBS: Diz a lei que o divórcio pode ser realizado sem que a divisão dos bens ocorra. No entanto, os cartórios não estão fazendo tais averbações. 4 Conversão da Separação em Divórcio – Requisitos: a) recurso de prazo, que é de um ano de transitada em julgado a sentença que decretou a separação judicial. b) partilhamento dos documentos necessários. 5 Ação Alimentícia: é a ação através da qual, um (ou vários filhos) denominados equivocadamente alimentandos, que solicita do pai provada (embora possa não o ser) meios de subsistência, recursos para saúde, educação e lazer. 5.1 Requisitos: a) certidão de nascimento; b) documentos do representante legal. 5.2 A lei 5478 disciplina a matéria, complementada pelo CC e a jurisprudência.

6 Alimentos Provisórios: São percentuais, solicitados, pelo advogado, a priori, sobre os vencimentos do réu. O juiz, em face da dicotomia necessidade/possibilidade arbitra o que lhe parecer justo. 7 Ação Revisional: significa alterar para mais ou para menos os alimentos fixados em sentença. Tudo dependerá da mudança de situação daquele que paga ou daquele que necessita. 8 Ação de Investigação de Paternidade: é a ação através da qual alguém procura definir sua identidade. O legitimado par tal é o interessado. 8.1 Prova Definitiva nas Ações Investigativas: o exame de tipagem de DNA. Qualquer solicitação de outra é absolutamente inócua. 8.2 Elementos que devem acompanhar a petição: a) Se é menor, quem requer a investigação, documentos do representante legal e registro da criança. 9 Recursos: remédio voluntário e edônio a ensejar a reforma, a invalidação da decisão judicial impugnada. OBS: no caso de ação pública, são obrigados a entrar com o recurso; nas ações privadas é facultativo. 9.1 Objetivos do Recurso: são passíveis de recursos os atos judiciais decisórios, somente estes. OBS1: por determinação do art504CPC, não cabe recurso contra despacho. Este são atos do juiz que dão impulso ao processo. OBS2: o traço característico do recurso é a revisão de uma decisão judicial que se deseja alterar. Vale acrescentar que o recurso é interposto dentro do mesmo processo. Portanto, envolve as mesmas partes deste (incluindo o juiz). 10 Apelação: é o recurso cabível contra sentenças, sejam elas de mérito ou não. É o recurso que o interessado interpõe contra as sentenças de 1º grau, que julgam o mérito da lide, pondo fim ao conflito de interesse ou contra aquelas que não julgam o mérito embora ponha fim ao processo. OBS: a apelação será dirigida, em petição escrita, primeiramente ao juízo de admissibilidade, que é o mesmo que prolatou a decisão impugnada. O juízo de admissibilidade examinará os quesitos que permitirão ou não o recurso apelativo subir ao tribunal de alçada: a)a legitimidade da parte; b) a tempestividade (até 15 dias); c) se o recurso era adequado para a decisão impugnada; d) pagar as custas (menos a defensoria, os hipossuficientes e Estado) 10.1 Movimento da Apelação: Passando pelo juízo de admissibilidade a Apelação será endereçada a uma Câmara Cível, e encaminhada a um relator. Este fará o mesmo exame de admissibilidade, que concretizado, levará o recurso a um revisor. Depois haverá o julgamento com três desembargadores. 10.2 Efeitos da Apelação: a) Devolutivo: devolve ao Tribunal o reexame da causa; b) suspensivo: suspende os efeitos da sentença até o transito em julgado da mesma. OBS: não cabem efeito suspensivo das sentenças relativas ao artigo 520 CPC.

Related Documents

Cpc 1o Bimestre
October 2019 15
Cpc
June 2020 20
Cpc - 2nd Cpc
November 2019 27
1o. Preescolar.xlsx
December 2019 53
Cpc Absorption
June 2020 17