CONSIDERAÇÕES GERAIS DE FOTOGRAFIA NEGATIVO Os negativos escolhidos variam de acordo com sua função na cena. Para os momentos intimistas da personagem, optou-se por aumentar os grãos, excluindo a clareza e a perfeição da mesma. Isso consiste em retratar esse íntimo e solitário mundo difuso, embaçado, da mesma maneira que a personagem, a imagem ainda não está clara, não se achou. Já para o plano do sonho e a sua realidade com o circo em todos os momentos, optou-se pela nitidez extrema, mostrando o encontro da personagem consigo e deixando que tudo fique “às claras”. Para isso, o negativo será de ISO baixo, não ultrapassando ISO 250, com grãos pequenos. A escolha do negativo influi diretamente na cor do filme também, na atmosfera que cria-se para ele. Pensou-se em sépia, de imediato. O passado de Joaquim não é datado, o único elemento dito é que ele foi criança há muito tempo. Tratando-se de fotografia, pensou-se em tranpor essa memória em movimento como memória fotográfia e, as fotos antigas virarão padrão de tom. Para tal, fez-se a escolha do negativo em daylight e a escolha da iluminação e de filtros em tungstênio. No circo, pensa-se sempre em colorido, como já descrito no roteiro.
CÂMERA A presença da câmera deverá acontecer da mesma maneira que o olho da personagem principal, não sendo necessariamente uma subjetiva. Ela representa sua visão, porém é externa à ele, como o olhar de um estranho – ponto este onde se faz importante seu distanciamento. Para representar o lúdico tão abundante, não existem muitos movimentos bruscos. São muitos os recursos de stead-cam e travellings no decorrer das sequências. Alguns planos sequências farão parte desse processo. Eles têm o intuito de representar a continuidade dos fatos, acompanhando sempre Joaquim, o observando.
EXPOSIÇÃO A exposição do filme torna-se importante ao se tratar do olhar de Joaquim, já citado acima. Pelo universo íntimo e difuso que encontra-se
a personagem, pensou-se em diafragmas bastante abertos, garantindo que a profundidade de campo seja pequena – o que permite desfocar quaisquer outras ações que não a que a personagem se fixa. Para unirmos o circo dentro do contexto da personagem e não tranformá-lo em algo completamente distante, aqui ele se mantém na mesma proporção de todo o filme, mantendo o assunto principal como foco único da personagem.