Classicismo, Humanismo, Renascimento

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Classicismo, Humanismo, Renascimento as PDF for free.

More details

  • Words: 386
  • Pages: 2
ÉPOCA CLÁSSICA  

O Nascimento de Vénus de Boticelli

Renascimento, Humanismo e Classicismo Quais são as causas do Renascimento? ¾ Temos, por um lado, a queda do prestígio da Igreja e o desenvolvimento das cidades e do comércio, que contribuem para o individualismo da época. ¾ Os descobrimentos, possibilitando contacto com povos e costumes desconhecidos e com civilizações culturalmente bem diferentes das europeias (ex: chinesa), vão determinar uma mudança de costumes de crenças. ¾ A descoberta da imprensa (meados de séc. XV) vai, por sua vez, permitir uma maior difusão de ideias e notícias, influenciando a alteração das mentalidades. ¾ A queda de Constantinopla e a migração de eruditos helenistas para a Itália determinam um maior contacto com a cultura clássica (greco-latina). ¾ O desejo de autenticidade, aliado a um forte espírito crítico, determina também um novo tipo de estudo e investigação. Contrariamente ao que se passava na Idade Média, começa a fazer-se o estudo dos textos originais, bem como várias traduções da Bíblia (influência do espírito da Reforma).

Prof. Elsa Giraldo 

 

A cultura greco-latina é pois revivificada pelos homens desta época, que nela se inspiram. Pretendem fazer renascer essa cultura antiga – daí o nome de Renascimento pelo qual este período é conhecido. Os humanistas são os promotores deste movimento de renovação. Estes estudiosos laicos inspiram-se no conceito de «humanitas», isto é, numa crença em valores estéticos e morais universalmente humanos.

Quais os seus objectivos?

¾ A nível pedagógico: combatem a escolástica medieval, pretendendo a realização harmoniosa, equilibrada, das faculdades morais e estéticas do indivíduo. ¾ A nível religioso: pretendem o regresso ao cristianismo primitivo (Lutero) ou, pelo menos, a vivência de uma fé mais purificada (Erasmo). Luteranos e Erasmitas condenam igualmente as exterioridades formalistas do culto, o excesso da tutela clerical, a insinceridade ritualistas e o fanatismo, desejando uma fé íntima e vivida. ¾ A nível social: pretendem a escolha dos dirigentes segundo o seu saber e capacidade; condenam a guerra e expandem o ideal da tolerância. Os humanistas são, pois, estudiosos que recolhem grande parte da sua sabedoria na reflexão sobre textos originais greco-latinos. Daí que, no plano literário, se verifique a adopção, como modelo, das regras, géneros, formas métricas, recursos estilísticos e disciplina gramatical dos antigos. É por esta razão que se denomina este período, a nível literário de Classicismo.  

Prof. Elsa Giraldo 

 

Related Documents

Renascimento
June 2020 12
Renascimento
June 2020 14
Renascimento
May 2020 16
Renascimento
May 2020 14
Renascimento
May 2020 13