Ciencias

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ciencias as PDF for free.

More details

  • Words: 658
  • Pages: 4
Teníase

Ciclo de vida As proglótides localizadas na extremidade da cadeia são as mais maduras e são mais compridas que largas. Estas proglótides possuem no seu útero ramificado entre 80.000 e 100.000 ovos. Os ovos são libertados quando a proglótide se destaca do animal no lúmen intestinal ou no exterior quando a proglótide se desintegra. São excretadas com as fezes humanas. Os animais que se alimentam com água, de detritos (porco) ou erva (vaca) contaminados são infectados. Nestes animais ou acidentalmente no Homem os ovos eclodem no intestino, gerando oncosferas, e penetram na mucosa intestinal, e disseminam-se pelo sangue até aos tecidos, onde se enquistam principalmente no músculo, fígado e cérebro. Quando o Homem come esta carne mal cozida infectada, a larva se aloja no seu intestino e aí se desenvolve, dando a origem a uma tênia adulta, fechando o ciclo.

Medidas de prevençao A prevenção é feita a nivel da saúde pública através da melhoria da higiene e controle da alimentação de suínos e bovinos e inspeção das carcaças de animais abatidos para consumo. A prevenção pessoal passa pelo consumo de carne de porco exclusivamente bem cozida ("bem passada"). A carne bovina é geralmente mais segura porque a os bovinos não ingerem fezes como o porco; contudo, também é aconselhado o seu consumo apenas se bem cozida, ou seja sem ficar nenhuma porção vermelha. O presunto e outros embutidos não cozidos são alimentos de especial risco.

Contaminaçao

O homem se torna hospedeiro definitivo do animal quando ingere carne de porco crua ou malcozida contendo cisticercos. Ao ingerir ovos da tênia em vez de cisticercos, o homem passa a ser hospedeiro intermediário. Quando os ovos sofrem maturação e se tornam cisticercos no organismo humano, podem causar deficiência visual, fraqueza muscular e/ou epilepsia, dependendo do local onde se alojam. Essa doença é chamada cisticercose e é mais grave que a teníase. O tratamento normalmente é feito com Mebendazol administrado durante 3 dias.

sintomas A cisticercose humana é doença gravíssima, pois os cisticercos se localizam no sistema nervoso central (neurocisticercose), nos olhos, músculos e nas víceras. Nestes locais, podem permanecer até 30 anos, determinando crises convulsivas, cefaléias, vômitos, alterações de visão, hidrocefalia e até mesmo a morte.

Curiosidades •

Platelmintos - vermes de corpo achatado, em forma de fita;



Nematelmintos - vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades;



Anelídeos - vermes de corpo dividido em anéis. Apesar de os fósseis dos platelmintos, nematelmintos e

anelídeos serem relativamente muito raros, calcula-se que esses animais surgiram provavelmente entre 1 bilhão e 600 milhões de anos atrás. Quando esses invertebrados apareceram, a erosão dos continentes deu origem a uma grande camada de sedimentos no fundo dos mares. Isso teria propiciado uma grande quantidade de alimento e um ótimo esconderijo para esses seres. Esquitosomose

Ciclo de vida da esquitossomose

O doente elimina ovos do verme nas fezes em meio ambiente (chácara, roça, floresta). Na água, a larva (miracídio), sai do ovo e entra no caramujo. Cresce, vira cercária (forma que contamina as pessoas) sai do caramujo e entra na pele das que estiverem na água.

Medidas de prevenção Não existem vacinas contra a esquistossomose. A prevenção consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários liberando cercárias.

Contaminação As pessoas são contaminadas pelo verme Schistosoma Mansoni quando plantam, lavam roupa, nadam ou se banham em rios, riachos, valas de irrigação e lagoas onde existem caramujos contaminados.

Sintomas

Dependendo da fase em que se encontra a doença, alguns deles são: diarréia, febre, tosse, moleza no corpo, prisão de ventre, dores abdominais e tonturas. ATENÇÃO: Se uma pessoa que já teve esquistossomose utilizar ou nadar em água contaminada poderá se infectar de novo. • • • •

Evitar contato com as águas que tenham caramujos contaminados. Construir privadas (fossas) para evitar a contaminação do ambiente. Avisar às autoridades sanitárias sobre a existência de caramujos. Exigir abastecimento de água tratada nas casas e tratamento de esgoto.

Curiosidades

Related Documents

Ciencias
November 2019 53
Ciencias
June 2020 25
Ciencias
October 2019 42
Ciencias Biologicas
May 2020 7
Ciencias Tecnologia.docx
October 2019 13