Cef Ecaae 9ec9ac Hsstii Tae1 Fechados 3p

  • Uploaded by: Renato Costa
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Cef Ecaae 9ec9ac Hsstii Tae1 Fechados 3p as PDF for free.

More details

  • Words: 1,378
  • Pages: 4
ES3DS.TAE/3P.HSSTII.CEFECAAE.4PP PROF. RENATO COSTA

TESTE DE AVALIAÇÃO ESCRITA FASE DE ITE.S FECHADOS Ano 2/Tipo 2/Nível /Nível II/Curso de Educação e Formação de Empregado Comercial Tipo 3/Nível II/Curso de Educação e Formação de Acompanhante de Acção Educativa

Prova Escrita de Consulta da Disciplina de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho II Formação Sociocultural Cidadania e Sociedade Turmas 9º CEF EC/AAE Momento de avaliação formativa de maior peso (em termos de %) na conjuntura do documento que suporta os correspondentes critérios de avaliação

Maio de 2009/3º Período eríodo | 2008/09 | Duração: 40 min | 4 páginas Cada grupo de itens inicia-se se por uma amostra de dados de diversa natureza que pode contemplar disposição textual dos fenómenos/factos científicos, figuras e tabelas. Esta exposição da informação pretende dar a conhecer um estudo de caso que o aluno deve considerar para responder aos itens seguintes. seguintes AS RESPOSTAS SÃO OBRIGATORIAME.TE DADAS .A FOLHA DESTI.ADA PARA O EFEITO. A FOLHA DE RESPOSTAS SERÁ O Ú.ICO DOCUME.TO SUBMETIDO A CLASSIFICAÇÃO. CLASSIFICAÇÃO

I

Uma Novo Organismo Nacional sobre o Trabalho Existe um novo organismo da Administração Central do Estado responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho e das políticas de prevenção dos riscos profissionais e pelo controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho. Sucede ucede aos extintos Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST) e Inspecção Geral de Trabalho (IGT). Detalhadamente, tem em por missão a promoção da melhoria das condições de trabalho, através do controlo do cumprimento das normas em matéria laboral, no âmbito das relações laborais privadas, bem como a promoção de políticas de prevenção de riscos profissionais. Compete, igualmente, a este organismo o controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho em todos os sectores de actividade e nos serviços e organismos da administração pública central, directa e indirecta, e local, incluindo os institutos públicos, nas modalidades de serviços personalizados ou de fundos públicos. Uma das várias atribuições que constam, ainda que implicitamente, dos seus estatutos está ligada à publicação de carácter informativo de estatísticas de acidentes de trabalho. Este exercício de monitorização materializa-se se como mais um indicador do estado das condições laborais no nosso país, país revelando primariamente se o exercício de prevenção comandado pelo novo organismo se apresenta eficaz, se as políticas neste domínio mínio são as melhores e se as acções de fiscalização se revelam frutíferas. Os inspectores do trabalho dos quadros dos eis ISHST e IGT e agora do recém-criado recém organismo realizam inquéritos urgentes e sumários sumário para averiguar das causas de acidentes de trabalho trab mortais no local de trabalho cujos dados tratados constam de d quadros estatísticos como o da tab. I e fig. 1. 1 No período considerado,, tem sido objectivo assegurar a realização de inquéritos inquérito a todos os acidentes de trabalho mortais de que se tenha conhecimento por qualquer forma, visando consequentemente cobrir o seu universo.

TAE.HSSTII.pág1

ES3DS.TAE/3P.HSSTII.CEFECAAE.4PP PROF. RENATO COSTA

Tabela I e figura 1 (gráfico); Dados relativos até Abril de 2009

1. Classifique como “Verdadeira” (V) ou “Falsa” (F)) cada uma das afirmações seguintes relativas ao novo organismo nacional sobre o Trabalho: Trabalho (A) A acção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) remete-se se somente às entidades privadas; (B) A ACT controla, a nível nacional, o cumprimento da legislação em matéria matéria de segurança e saúde no trabalho em articulação com o Estado e a Organização Internacional do Trabalho (OIT); (C) A OIT não participa na elaboração de leis nacionais nacionais sobre a actividade laboral; (D) A publicação permanente de estatísticas de acidentes de trabalho trabalho é uma forma de avaliação das competências do novo organismo, no sentido de compreender a qualidade das suas funções funç no terreno; (E) Existe uma associação entre as missões do novo organismo e o objecto da Ciência do Trabalho, Trabalho conhecida como Ergonomia; (F) O novo ovo organismo da Administração Central do Estado é a OIT;

TAE.HSSTII.pág2

ES3DS.TAE/3P.HSSTII.CEFECAAE.4PP PROF. RENATO COSTA

(G) O tratamento estatístico contínuo de acidentes de trabalho mortais pode levar, dependentemente dos resultados obtidos, a reformas de leis laborais em aspectos de segurança e saúde no trabalho; (H) São fundamentais para a elaboração documental de estatísticas de causas de acidentes de trabalho os inquéritos aplicados pelos inspectores do trabalho.

2. As afirmações que se seguem dizem respeito aos acidentes de trabalho mortais segundo as causas, no ano de 2009: 1. Todas as quedas em altura que causaram a morte de trabalhadores foram no sector da construção; 2. Mais de 50 % das causas de acidentes de trabalho mortais pertencem ao sector da construção; 3. As causas de acidentes de trabalho mortais por máquinas são inferiores em número às causas por esmagamento.

Seleccione a alternativa que as avalia correctamente: (A) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa; (B) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas; (C) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa; (D) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.

3. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte de modo a obter uma afirmação correcta: Se o novo organismo nacional do trabalho corresponder às responsabilidades que lhe foram conferidas, dos recursos disponíveis ao trabalhador para as suas funções e fica garantida a o risco de stress. (A) a má qualidade (A) diminui-se; (B) a má qualidade (A) aumenta-se; (C) a boa qualidade (A) diminui-se; (D) a boa qualidade (A) aumenta-se.

4. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte de modo a obter uma afirmação correcta: A incorporação do stress na lista de causas de acidentes de trabalho mortais, levando os inspectores a reformular o conteúdo dos seus inquéritos, é argumentada no facto de se tratar A (A) A de uma doença depressiva que faz do trabalhador figura não apta para a execução dos seus serviços, podendo incorrer em actos que impliquem a morte por défice de atenção; (B) A de uma doença profissional que é susceptível de evoluir para uma situação de morte; (C) A de uma perturbação do trabalhador que é susceptível de amplificar o risco de acidente de trabalho num determinado ponto crítico, com consequências fatais; (D) A de uma perturbação do trabalhador que motiva sempre uma reacção negativa da parte deste, diminuindo a concentração na relação com o espaço laboral.

TAE.HSSTII.pág3

ES3DS.TAE/3P.HSSTII.CEFECAAE.4PP PROF. RENATO COSTA

5. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte de modo a obter uma afirmação correcta: Quando o trabalhador se apercebe que os meios humanos e materiais na esfera do seu local de trabalho para realizar as tarefas são qualitativa e quantitativamente que as exigências postuladas pela entidade patronal, define-se um cenário de stress que arriscará do desempenho profissional. (A) menores (A) um aumento; (B) maiores (A) uma diminuição; (C) menores (A) uma diminuição; (D) maiores (A) um aumento.

6. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta: As alterações do desempenho profissional devido a stress podem levar o trabalhador ao dos planos de higiene e segurança no trabalho, explicado pelos distúrbios psicossomáticos que as acções competentes do indivíduo nos mais diversos níveis. (A) cumprimento (A) prejudicam; (B) não cumprimento (A) prejudicam; (C) cumprimento (A)melhoram; (D) não cumprimento (A) melhoram.

7. Estabeleça a correspondência entre os números da “Chave” – que se referem aos tipos de agentes indutores de stress – e as letras das afirmações seguintes sobre aspectos deste tema: Chave: I.

Stressores Pessoais;

II.

Micro-Stressores;

III.

Macro-Stressores. Afirmações: (A) Agentes de pequena amplitude que, por si só, não se apresentam como suficientes para levar ao stress; actuam em conjunto; (B) Conjunto de factores que causarão perturbações a um grande número de pessoas em simultâneo no espaço laboral; (C) Exposição contínua de uma massa considerável de trabalhadores a produtos cancerígenos; (D) Falta de oportunidade para a exposição ao seu superior de queixas de procedimentos profissionais; (E) Grupo de factores de ordem afectiva, afim aos aspectos individual e familiar, que, em desequilíbrio, levam a stress; (F) Indefinição do vínculo contratual comum aos trabalhadores de uma empresa; (G) Pouco tempo para completar uma tarefa em particular num determinado momento; (H) Sujeição a preconceitos sobre as orientações sexuais do trabalhador; ITENS

I1

I2

I3

I4

I5

I6

I7

TOTAL (PONTOS)

COTAÇÕES (PONTOS)

10

6

6

6

6

6

10

50

FIM TAE.HSSTII.pág4

Related Documents


More Documents from ""