BOLO DE NUTELLA NA CANECA A química está presente em tudo o que nos rodeia, até na nossa cozinha! Durante a cozedura de um bolo, a sua massa cresce o que se deve à ocorrência de uma reacção química!
MATERIAL microondas caneca 2 colheres (sopa e café)
3 colheres de sopa de Nutella 3 colheres de sopa de leite 4 colheres de sopa de farinha de trigo 1 colher de café de fermento para bolo
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1. Numa caneca que possa ir ao microondas, coloque as 3 colheres de sopa de Nutella com 3 colheres de leite; 2. Acrescenta à mistura anterior a farinha e mexe bem; 3. Por último, acrescente o fermento e mistura novamente; 4. Leva ao microondas durante cerca de 1 a 1,5 minutos (conforme queiras mais ou menos húmido), na potência máxima; 5. Observa o que acontece e… PROVA!!!!
EXPLICAÇÃO Quando o bolo foi ao microondas, a massa do bolo aqueceu e o fermento produziu um gás que transformou a massa numa espuma. Por outro lado esse calor provocou também alterações no amido da farinha e nas proteínas e fez com que a espuma se tornasse sólida.
Um Pouco de História Em 1946, Pietro Ferrero inventou um creme de avelãs e cacau a mistura de Pasta Gianduja. O produto foi um grande sucesso de vendas e Pietro decidiu criar uma empresa especializada inteiramente na produção do creme. Hoje, o produto é muito popular e é comercializado sob a marca de Nutella desde 1964. A criação deste produto está associada à situação econômica da Itália após a Segunda Guerra Mundial, quando as refinadas sementes de Cacau obtiveram preço elevado. Pietro Ferrero misturou Nozes, Cacau, Avelã e leite para obter certo tipo de chocolate cremoso e pastoso. Ferrero continuou a criar novas receitas e a aprimorar as suas antigas. Ferrero batizou a sua segunda receita cremosa de Supercrema Ferrero. Com a morte de Pietro em 1949, seu filho assumiu o controle da empresa e em 1964 lançou o produto campeão de vendas, Nutella.
Nome: ______________________________________Turma: ______Data: ___/____/ ________