Página |1
Parlamentar de
Posição ANO I - № 004
Arcoverde, abril de 2009. Boletim mensal do mandato popular do vereador Jairo Freire – PSB
BOLETIM EM EVIDÊNCIA
Editorial Temos dito que o nosso mandato buscará sempre abordar os assuntos que pautam a nossa realidade mais próxima, esta que faz parte do nosso dia a dia e que interfere diretamente no nosso trabalho e na vida da população arcoverdense – por mais delicados ou incômodos que sejam tais assuntos – e procuraremos, sempre que possível, relacioná-los com a realidade de outros municípios dentro ou fora de nossa região. Lendo um comentário do professor Hamilton Octávio de Souza – Diretor da Associação dos Professores da PUC / SP – sobre a crescente onda de delinquência que está se espraiando pelo interior do Estado de São Paulo, senti-me fortalecido num propósito que venho defendendo desde a campanha eleitoral de 2008: o da Educação com Profissionalização para os jovens da cidade e do campo. Disse o professor da PUC / SP: “A ausência de
O Boletim mensal do mandato popular do Vereador Jairo Freire tem despertado o interesse da população de Arcoverde pelos assuntos políticos de nossa cidade. Frequentemente, o Vereador Jairo Freire é abordado por populares à procura desse Boletim que, quase sempre, fazem elogios a esta iniciativa. Em virtude da grande procura, no mês março a quantidade de boletins impressos – 3000 (três mil) – foi insuficiente para atender a todos. A partir desta edição de abril, a tiragem passa a ser de 4000 (quatro mil) exemplares.
Charges
cursos profissionalizantes, de universidades gratuitas e de políticas públicas para a ocupação dos jovens nas cidades do interior paulista é apontada como a causa principal do aumento da formação de gangues, delinquência e envolvimento com o tráfico de drogas. A situação é tão grave que alguns municípios decretaram o toque de recolher às 23 horas para os menores de 18 anos”. Todos somos responsáveis pelo que vem ocorrendo na nossa sociedade e não adianta querer ficar de fora protestando e criticando a ausência de ações dos poderes constituídos. As transformações começam primeiro em cada um de nós e nas nossas relações mais próximas: família, escola, trabalho, vizinhança, ... Para além das críticas que são legítimas, precisamos apresentar propostas concretas. Vamos todos participar das discussões, decisões, realizações e fiscalização do que é do interesse de toda a sociedade.
Jairo Freire Vereador – PSB
Fazendo o Dever de Casa Como de praxe, o vereador Jairo Freire presta contas nesta coluna do uso da Verba de Gabinete que ele recebeu no mês de março. MÊS
Março Março Visite nosso Blog: www.vereadorjairofreire.blogspot.com
Sejamos como a Lua que mesmo em poça d’água suja deixa-se ver clara e totalmente. (parodiando o Poeta Fernando Pessoa. 1888 - 1935)
Março
DESPESAS Material de expediente; mala direta dos correios; envelopes; transportes. Serviços Pessoas Físicas: assessoria técnica parlamentar; contadora; carro de som. Serviços Pessoas Jurídicas: Boletim (gráfica); divulgação em jornais locais.
VALOR em R$
1.153,00 947,00
900,00 TOTAL das despesas em Março 3.000,00 Observação: ainda em março, Jairo Freire despendeu com recursos próprios R$ 1.300,00 (Um mil e trezentos reais) em apoios a movimentos sociais.
_____________________________ Contato eletrônico:
[email protected] BLOG: www.vereadorjairofreire.blogspot.com
Página |2
Dando conta do recado Em virtude do pouco espaço disponível neste Boletim, publicamos aqui somente algumas das ações do exercício parlamentar do Vereador Jairo Freire. Todos os projetos, requerimentos e também outras atividades extra-câmara estão na Internet: www.vereadorjairofreire.blogspot.com
Dia 23/03/2009: Solicita uma Casa de Apoio, no Recife, para Arcoverdenses que precisam pernoitar na Capital e não têm onde ficar. Justificativa: Cidades menores do que Arcoverde já têm este serviço de apoio aos seus conterrâneos na capital pernambucana, sobretudo aos que vão para atendimento médico. É do nosso conhecimento que pessoas de Arcoverde têm recorrido, freqüentemente, ao abrigo solidário dessas casas de apoio de outras cidades irmãs, lá no Recife, mas nem sempre encontram acolhimento, pois estas já estão com as vagas reservadas ao pessoal das cidades que as mantêm. Dia 30/04/2009: Solicitou a construção de um Abrigo para Táxis na Rodoviária – reivindicação feita por 29 (vinte e nove) taxistas, que alegaram reclamações constantes de passageiros pelo calor intenso no interior dos táxis que ficam expostos ao sol. Dia 22/04/2009: Requereu construção de 54 (cinqüenta e quatro) sanitários nas vilas Malhada I e II (zona rural) – cerca de 280 pessoas não dispõem de sanitários em suas casas. Além dos inconvenientes, trata-se de uma questão de saúde pública. Requerimentos de saneamento e pavimentação: Rua Ulisses de Brito, Travessa Alfredo de Souza Padilha, e Rua 16 de setembro, todas no Bairro São Cristóvão, e construção de uma passagem molhada entre a Vila do Presídio e o Conjunto Novo Arcoverde. Em todos os casos o trânsito fica impraticável em dias de chuva.
OS CONSELHOS MUNICIPAIS E SUAS RESPONSABILIDADES
OLHO VIVO!
– Os conselhos municipais foram criados para ajudar a prefeitura na tarefa de utilizar bem o dinheiro público.
Conselho de Alimentação Escolar • Controla o dinheiro para a merenda. Parte da verba vem do Governo Federal. A outra parte vem da prefeitura. • Verifica se o que a prefeitura comprou está chegando nas escolas. • Analisa a qualidade da merenda comprada. • Olha se os alimentos estão bem guardados e conservados. Quem faz parte • 1 representante da prefeitura. • 1 representante da câmara municipal. • 2 representantes dos professores. • 2 representantes de pais de alunos. • 1 representante de um sindicato ou associação rural (cada órgão ou entidade indica seu representante). Todo município precisa ter esse conselho. A prefeitura tem a obrigação de informar quem são os conselheiros. Para saber mais: Ministério da Educação – 0800 616161
(Cartilha CGU, alterada em 05/01/05, Página 8).
Dia 22/04/2009: Participou de uma Palestra proferida pelo Secretário Executivo de Ressocialização no Sistema Penitenciário de Pernambuco, Coronel Umberto – na ocasião, o Vereador ouviu e sugeriu medidas sócio-educativas para reintegrar os detentos na sociedade, após o cumprimento da pena, pelo aprendizado ou aperfeiçoamento de uma profissão durante o período de reclusão, além de um acompanhamento psicológico. Dias 23 e 24/04/2009: Participou do Curso de Aperfeiçoamento para Vereadores. – evento promovido pela Câmara Municipal da Pedra e ministrado pelo Jurista Bernardo Barbosa Filho.
Dia 03/04/2009: Comitiva de vereadores que foi ao Recife apresentar reivindicações a órgãos do Governo do Estado – dentre outros, requereu-se uma unidade do Corpo de Bombeiros, uma Delegacia da Mulher e um Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, para Arcoverde.
No exterior é Gripe Suína ou Influenza No Brasil é febre mordida do Porco