Editorial
Oxford House, Derbyshire Street, London, E2 6HG Tel.: 020 8682 7935 Mobile: 078 7949 4514
www.sirwilliam.org
[email protected]
Registered Charity No. 1104534 - (24.06.2004) Ano 1 – Nº.7
Boletim Informativo novembro/2005
Reuniões Das 14h30min às 16h00min – estudos em grupo com temas variados – dentro da codificação de Kardec Das 16h00min às 16h15min – passes Das 16h15min às 16h30min – Confraternização Evangelização: das 14h30min às 16h15min
Calendário: SWCSS 13 Nov – Assembléia Geral Anual (AGM) 4:30pm – Oxford House - Sua presença é importante, compareça! 27 Nov – Palestra com Manuel Portásio - Tema a ser anunciado ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ BUSS 05,12,19 Nov- Última parte do curso – (Educação Espírita para crianças) – Das 2 às 5 – 59 Wandsworth High Street 26 Nov – Estréia da Peça Há 2000 anos – em Inglês Local de apresentação: detalhes estão em nosso quadro de avisos Informações sobre os eventos da BUSS com: Elsa Almeida: 020 7835 0596 E-mail:
[email protected]
Já se aproxima o final do ano e é novamente tempo de nos perguntarmos como temos empregado nossas energias no decorrer dos últimos meses. A busca do conforto e posses materiais tem seu lugar justificado, mas não deve jamais ofuscar o verdadeiro motivo de nossa existência neste planeta, que é o de construir a nossa plenitude espiritual. O grande objetivo da iluminação interior passa a ser mais próximo de cada um de nós se aprendermos a incluir os olhares espirituais em nosso dia a dia. Isto quer, dizer nos lembrarmos de olhar as coisas mais corriqueiras numa justa escala de valores, dando cada vez mais importância para o que “a traça não come e o ladrão não rouba”. Olhar as pequenas alegrias do cotidiano como bênçãos que Deus nos concede para enfeitar nossa jornada e nos relembrar de que todo sofrimento é passageiro. Vamos todos nos preparar para um final de ano mais espiritual, nos ligando intencionalmente a todos aqueles com quem partilhamos nossa experiência aqui na terra através do recurso divino da prece. Oremos por todos os que nos rodeiam encarnados e desencarnados, agradecendo por poder contar com o seu convívio, ainda que às vezes nos tragam momentos difíceis. Graças Te damos, Senhor da Vida, por nos cobrires de tesouros em todos os momentos! Queremos poder sempre mais enxergar essas bênçãos ao nosso redor e fazer bom uso de tudo isso. Graças Te damos pela nossa Casa Espírita, pela companhia dos Benfeitores amigos, que estão sempre conosco! Pelos livros, pelos estudos, que nos mostram quem realmente somos e o que estamos fazendo aqui. Pela fraternidade entre todos nós, pelas lições que permutamos uns com os outros, às vezes sem mesmo nos darmos conta disso. Que o nosso coração se abra cada vez mais para essa luz que a Doutrina Espírita irradia. Louvado sejas Pai Amado!
LANÇAMENTO: Ignácio de Antioquia é o mais recente livro espírita psicografado por Geraldo Lemos (pelo Espírito Theophorus). Geraldo Lemos Neto, exdiretor da União Espírita Mineira e Fundador de seu Departamento Editorial, deu-nos o prazer de sua visita em nossa Casa Espírita no inicio de outubro, falando-nos um pouco sobre psicografia. Contou-nos de sua experiência com Chico Xavier e de sua jornada no desenvolvimento da mediunidade, explicando-nos com muita clareza os benefícios dessa faculdade da alma. Na ocasião, aproveitou o espaço para anunciar seu mais novo trabalho psicográfico, Ignácio de Antioquia, pelo espírito Theophorus. No posfácio do livro, Geraldo nos conta passo a passo como se desenvolveu todo seu trabalho na psicografia deste livro ímpar! Em nossa biblioteca dispomos de um exemplar (doação feita por Geraldo) que está à disposição para todos os interessados. Também nosso irmão Giovani dispõe de um exemplar e disponibiliza para empréstimo. Fale com nossa Administração Dirigente: Luis del Nero Fones: 020 8682 7935 - 078 7949 4514 E-mail:
[email protected] Secretária: Edivania R. M. Claydon (Vivi) Fones: 020 8752 0718 079 7383 1485 E-mail:
[email protected] Tesoureira: Maria José S Barbosa (Zezé) Fones: 020 7244 8974 078 8445 5885 E-mail:
[email protected] Responsáveis pelo Boletim Informativo: Emilia F da Silva Fones: 0207 680 9756 078 8064 5207 E-mail:
[email protected] Antonio L P Rodrigues Fone: 079 0673 0935
O lugar certo... O dia havia apenas amanhecido e o agricultor solitário já estava capinando a lavoura. Aquele seria, como outros tantos, um dia de trabalhos árduos de sol a sol. Ele sulcava o solo e ao mesmo tempo pensava na vida. Como era difícil a sua luta diária para sustentar a família. Algumas vezes se surpreendeu questionando a justiça divina, que o escolhera para o trabalho duro enquanto privilegiava outros com tarefas leves e agradáveis. O sol já ia alto quando ele, cansado, tirou o chapéu e limpou o suor que escorria pelo rosto. Apoiou o braço sobre o cabo da enxada e se deteve a olhar ao redor por alguns instantes. Ao longe se podia ver a rodovia que cruzava as plantações e ele avistou um ônibus que transitava pelas cercanias. Imediatamente pensou consigo mesmo: - Vida boa deve ser a daquele motorista de ônibus. Trabalha sentado, e sem muito esforço conduz muita gente a vários destinos. Não toma chuva nem sol e ainda de quebra deve ouvir uma musiquinha para se distrair. De fato o motorista trabalha sentado e não está sujeito às intempéries. Todavia, o motorista ao ser ultrapassado por um automóvel de passeio, começou a pensar de si para si: - Vida boa mesmo deve ser a desse executivo, dirigindo um carrão de luxo! Não tem patrão para lhe cobrar horário nem tem que passar dias na estrada como eu, longe de casa e da família. No entanto, logo à frente o executivo pensava em como era difícil a sua correria diária. As preocupações com os negócios, as viagens longas, as reuniões intermináveis, o salário dos empregados no final do mês, os impostos, aplicações, investimentos e outras tantas coisas para resolver. Mergulhado em seus pensamentos, olhou para o céu e avistou um avião que cruzava os ares, e disse como quem tinha certeza: - Vida boa é a de piloto de avião. Conhece o mundo inteiro de graça, não precisa enfrentar esse trânsito infernal e o salário é compensador. Dentro da cabina da aeronave estava um homem a pensar nos seus próprios problemas:
2) Nossa Assembléia Geral Anual (AGM) será no - Como é dura a vida que eu levo. Semanas longe da esposa, dos filhos, dos amigos. Vivo mais tempo no ar do que no solo e, para agravar, estou sempre preocupado com as centenas de pessoas que viajam sob minha responsabilidade. Nesse instante, um ponto escuro no solo lhe chamou atenção: Observou atentamente e percebeu que era um homem trabalhando na lavoura. Exclamou para si mesmo com certa melancolia: - Ah como eu gostaria de estar no lugar daquele homem, trabalhando tranqüilamente em meio à vegetação e ouvindo o canto dos pássaros, sem Maiores preocupações! E ao final do dia voltar para casa, abraçar a esposa e os filhos, jantar e repousar serenamente ao lado daqueles que tanto ama. Isso sim é que é vida boa! Deus sabe qual é o melhor lugar para cada um de seus filhos, do que necessitamos para evoluir e quais lições devemos aprender. Por essa razão todos estamos no lugar correto, com as pessoas certas, e na profissão adequada. Viver é um grande desafio à inteligência humana e à capacidade do homem de florescer no lugar exato em que foi plantado. (Contribuição da Vivi)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Boas Vindas! A todos os nossos confrades, que vindos de vários pontos do Brasil, e que ora residindo em Londres, vem se integrando ao nosso Grupo Espírita, fortalecendo ainda mais o Movimento Espírita no Reino Unido. Lembretes: 1) Aguardamos para breve DVD sobre o Seminário da Mediunidade proferida pelo nosso tão querido Raul Teixeira. Para aqueles que, por uma ou outra razão, não puderam ir a esse Seminário, e que queiram ter esse DVD, por favor, falem com a Emilia.
dia 13 de novembro às 16h30min, em nosso local de reuniões. Entre outros assuntos, falaremos sobre: - Ata da AGM de 2004; - Balanço contábil de 2004-2005; - Eleição do Comitê Executivo para o próximo ano. Participe! É o futuro do SWCSS, em suas mãos! ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Filosofia A PEDRA O distraído nela tropeçou . O bruto a usou como projétil . O empreendedor, usando-a, construiu . O camponês, cansado da lida, dela fez assento ... Para meninos, foi brinquedo . Drummond a poetizou . Já David matou Golias ... e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura ... E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem! Não existe "pedra" no seu caminho que não possa ser aproveitada para o seu próprio crescimento!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ GRÃO DE AREIA Querendo alcançar a paz interior, muitas vezes trilhamos caminhos duvidosos, eivados de espinhos que não precisariam nos ferir, se usássemos nossa inteligência para encontrar estradas mais planas e que nos levariam mais longe. Trata-se de utilizar bem o tempo e os materiais que o Pai nos colocou nas mãos. Muitos de nós acreditamos ser necessário e merecido o sofrimento. Não nos esqueçamos que a superação das dificuldades é um objetivo legítimo, desde que alcançado com honestidade e trabalho. Feliz Aniversário!!! Leomar Ritter: 08 de novembro Ione Catarina: 15 de novembro Sabrina Vieira: 29 de novembro