Boletim Operário AIT
Resgatando a História do Movimento Operário no Brasil
Caxias do Sul, 03 de junho de 2009. Ano I Edição 0002 quarta-feira Nosso propósito é incentivar a Pesquisa Social e estimular as relações de troca, no que tange à coleta e produção de informações da história do Movimento Operário Brasileiro. Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – BR Federação Operária do Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro - A policia da Capital Federal prendeu o súdito português José Mota Assunção que, interrogado, declarou ser anarquista. Em sua casa tinha ele instalado a redação do jornal “O Protesto”. Procedida à busca, foram arrecadados vários papéis, livros e quadros, figurando entre estes o retrato de Assunção envolto em uma bandeira onde se lia “Viva a Anarquia”. O português, além de anarquista, era comerciante falido. Correio do Povo, 15 de setembro de 1900. Porto Alegre - RS
MANIFESTO Vós que tende brio, vós que tendes caráter, vos que sentis a lutais contra o peso da tirania patronal. Vós que sois os precursores de uma era onde possa um dia vir a reinar a igualdade para todos, escutai: Tudo o que fazeis em prol do progresso, militando no seio das vossas associações de classe, não basta. Falta ainda alguma coisa, absolutamente necessária e que concorrerá mais eficazmente para o fim desejado por todos os sofredores. É a emancipação da Mulher! Homens conscientes! Se refletires um momento, vereis que dolorosa é a situação da mulher nas fábricas, nas oficinas, constantemente amesquinhadas por seres repelentes e vis. Trabalhadores! A obra da “União das Costureiras e Classes Anexas”, é a obra iniciadora da emancipação da mulher. Do Jornal “A Pátria” – diário, Rio de Janeiro, 14/2/1922.
Our purpose is to motivate the social research and stimulate the change relations which are related to the collection and production of information’s about the history of the Brazilian Worker Movement.
Boletim Operário Publicação Semanal do: Centro de Estudos e Pesquisa Social - Caxias do Sul – RS Endereço Eletrônico:
[email protected] 1
Movimento Operário “Worker Bulletin” is produced by the “Social Researches and Studies Center”, located in Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – Brazil. We are affiliate to the “Rio Grande do Sul’s Worker Federation” Our objective is to rescue facts of the Brazilian Worker Movement. In this particular time we reference is in the “Brazilian Workers Confederation” (COB), created in 1906. The history of the Brazilian workers movement is rich, diversified, instigating and commutes of a mark to the international workers struggle.
No Rio Grande – A União dos Trabalhadores de Estiva, com sede na cidade de Rio Grande, convocou, para 5 de dezembro próximo, um comício, que se realizara na Praça General Telles. Pretendem os trabalhadores de estiva protestar contra as leis de residência e de defesa social, que julgam opressora do operariado da Republica Argentina. Estão inscritos diversos oradores, para falar nesse comício. Correio do Povo. Porto Alegre, 24 de novembro de 1911.
AVANTE “Cheio de autoritarismo Ainda o mundo há seis mil anos! Sou contra o Maximalismo Que incensa nossos tiranos; Propago o Bem, o Anarquismo, Meta dos ideais humanos! Ninguém se deixe arrastar Pelas canções da sereia Que faz meter na cadeia Quem depois não concordar... Para atingir o horizonte Acho um perigo a tal “fronte”. Seja, pois maximalista. Quem for tacanho de vista” Do poeta e livreiro: Lírio de Rezende, publicado em “A Plebe” São Paulo, 15/4/1922. Rezende, publica em “A Plebe” Worker Bulletin Weekly publication: Social Researches and Studies Center- Caxias do Sul – RS E-mail:
[email protected] 2