BLOGS Fonte: Catuxa Seoane – “Publicación en blogs”
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA Um blog oferece inúmeras possibilidades às Unidades de Informação, uma vez que são ferramentas fáceis de usar, podendo ser usado para diversos fins:
1. Promover actividades e produtos; 2. Divulgar as últimas novidades; 3. Alargar os serviços de referência, etc.
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (1) Como profissionais da informação, podemos tirar partido dos Blogs em 2 vertentes:
1. Blog como ferramenta pessoal-profissional; 2. Blog como ferramenta de Marketing “montra” da instituição onde trabalhamos.
e
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (2) Como profissionais da informação, podemos tirar partido dos Blogs em 2 vertentes:
1. Blog como ferramenta pessoal-profissional; 2. Blog como ferramenta de Marketing “montra” da instituição onde trabalhamos.
e
Embora diferentes, estas 2 opções complementam-se
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (3)
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (4) De entre as várias possibilidades que o uso de um blog oferece a uma biblioteca, as mais utilizadas são: 1. Notícias de eventos: publicar novidades e notícias, sem haver necessidade de uma página institucional ou que o webmaster actualize essa mesma página; 2. Grupos de discussão sobre livros e leituras;
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (5) 3.Web-bibliografias: recomendação de recursos, sítios web de interesse, livros, etc. 4. Actividades bibliotecárias: comunicação com o “staff” da biblioteca; 5. Serviços de alerta: temáticas pré-definidas (difusão selectiva da informação), novas aquisições, etc.
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (6)
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (7) Num dos últimos relatórios sobre o estado da Blogosfera de David Sifry, com base nos dados da Technorati, em Março de 2007 existiam 70 milhões de blogs, dos quais 55% foram considerados “activos” (que foram actualizados nos últimos 3 meses).
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (8)
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (9) Há 2 tipos de ferramentas de publicação em Blogs: 1. Download e instalação: requerem instalação de elementos num servidor, uso de bases de dados, etc. É recomendado para utilizadores com experiência e conhecimento de programação. Exemplos: WordPress Movable Type TypePad
UM BLOG NA TUA BIBLIOTECA (10) 2. Aplicações em linha: não requerem a instalação de nenhum software nem que se tenha conhecimentos técnicos de nenhum tipo. Além disso, são gratuitos.
Exemplos: Blogger WordPress em versão gratuita
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UM BLOG
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE Como profissionais da informação, devemos ser capazes de distinguir a boa da má informação. No contexto da Web Social, onde não existem filtros de publicação de conteúdos, essa é uma tarefa difícil.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (1) Perante a dúvida, deve-se ter em conta que um blog deve ser analisado, como qualquer outro tipo de informação. Daí que se deva analisar: A autoria O valor da informação
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (2)
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (3) 1.Identidade do autor - Quem escreve o Blog? O autor é uma pessoa ou um grupo? - O Blog é um projecto pessoal ou profissional? - A apresentação do Blog é informal ou formal? - Utiliza-se um domínio próprio ou serviço de alojamento?
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (4) 2. Design da interface: - Que sugere o design gráfico do Blog quanto ao seu propósito? - A navegação no Blog é fácil?
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (5) 3. Conteúdo editorial: - É um Blog temático? - O conteúdo é de carácter informativo, educativo ou de entretenimento? - Qual a qualidade da escrita?
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (6) 4. Antiguidade e frequência de actualização:
- Quando é que o Blog foi publicado e com que frequência é actualizado? - O Blog sofreu alguma mudança desde que começou?
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (7) 5. Política e ligações: - Incluem-se, habitualmente, ligações nos “posts”? - Qual parece ser o propósito do Blog? Disponibilizar ligações para outros sítios de interesse ou é um diário que desenvolve os seus próprios conteúdos?
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (8) 6. Lista de Blogs (blogroll): - Que tipo de ligações tem o Blog? A lista de Blogs (blogroll) indica o tipo de comunidade com que o Blog se identifica?
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (9) 7. Comentários e debates: - Trata-se de um Blog orientado para o debate? Se assim for, que actividade é detectada nos comentários? - São sempre as mesmas pessoas a comentar? - Como se podem descrever o tipo comentários que os leitores do Blog fazem?
de
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (10) 8. Análise final:
- Em função dos pontos anteriores, como se pode descrever a audiência do Blog?
MICROBLOGGING
MICROBLOGGING O
Microblogging é uma das últimas tendências para publicação de conteúdos na Internet, usado em diferentes plataformas.
O
Twitter é um dos exemplos mais conhecidos de microblogging, embora haja outros (p. ex., o Jaiku).
MICROBLOGGING (1) O Twitter surgiu em 2006, embora só tenha alcançado popularidade em 2007. A ideia é simples: - Uma caixa de textos com espaço para 140 caracteres, onde se responde à pergunta: “O que estás a fazer?”
MICROBLOGGING (2) Permite não só publicar pequenos textos, como seguir os de outras pessoas (following) e estas, por sua vez, seguir os nossos (followers).
MICROBLOGGING (3)
MICROBLOGGING (4) As aplicações que o microblogging tem numa Biblioteca podem ser as que quisermos; mas podem-se destacar algumas mais habituais, usando, por exemplo, o Twitter:
MICROBLOGGING (5) Publicar pequenas informações institucionais: - Mudança de horário; - Novidades em documentos; - Avisos; - Etc.
termos
de
aquisição
de
MICROBLOGGING (6) - Divulgar um evento em tempo real; - Receber feedback imediato dos nossos utilizadores: - Sobre um assunto em particular - Sobre o funcionamento geral dos nossos serviços - Comunicação com outras Bibliotecas/Instituições; - Comunicação interna.