CONTROLE DE CHEIAS
CONTROLE DE CHEIAS MEDIDAS ESTRUTURAIS : O HOMEM MODIFICA O RIO
As medidas estruturais são obras de engenharia onde as características hidráulicas e hidrológicas do escoamento são modificadas. Modificam o sistema para reduzir o risco de cheias, pela implantação de obras para conter, reter ou melhorar acondução de escoamentos. Ex.: barragens, diques, reflorestamento.
CONTROLE DE CHEIAS MEDIDAS ESTRUTURAIS : O HOMEM MODIFICA O RIO DIQUES
Um dique é simplesmente uma elevação de concreto que previne as enchentes dos rios ou é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade manter determinadas porções de terra secas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento e possibilita manter secas determinadas áreas, chamadas de polderes.
CONTROLE DE CHEIAS MEDIDAS ESTRUTURAIS : O HOMEM MODIFICA O RIO
BARRAGENS as barragens são construídas para modificar o curso dos rios
DIQUES
CONTROLE DE CHEIAS BARRAGENS O controle de eventos de cheia pode ser feito através de barramentos na calha do rio, formando um reservatório capaz de amortecer determinado volume de água, permitindo a passagem de uma vazão menor para jusante.
Para isso, uma barragem, para mitigar enchentes, deve operar o mais vazia possível, de forma a manter este volume disponível para alocar a cheia.
CONTROLE DE CHEIAS
RECIFE
AS GRANDES INUNDAÇÕES PROVOCADAS PELO RIO CAPIBARIBE NA REGIÃO METROPOLITANA JÁ FORAM CONTROLADAS POR OBRAS DE CONTENÇÃO
OCUPAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA
Foto cedida por Agência NOAA Um dique rompido ao longo do Rio Mississippi, durante a grande enchente de 1927 Foto cedida por Agência NOAA Barragens construídas em Maryland para desacelerar a erosão das praias
FEMA News Photo Durante a enchente de 1993, os voluntários em St. Genevieve, no estado do Missouri (EUA), encheram sacos de areia formando um dique para desviar as águas da inundação.
As inundações ocorrem a jusante devido ao aumento do pico e aceleração do escoamento