Barragens 2009 - Aula 13

  • Uploaded by: Gustavo Corbiliano
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Barragens 2009 - Aula 13 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,052
  • Pages: 5
BARRAGENS

BARRAGENS

Impacto no meio ambiente

Impacto no meio ambiente

Qualidade da água no reservatório

Qualidade da água no reservatório

quando um rio é represado altera-se a qualidade da água.

A qualidade da água no reservatório é um grande problema.

Com efeitos benefícios apontamos a redução da turbidez, da dureza, da cor, do DBO e diluição dos poluentes. Mas há efeitos adversos como a pouca aeração que provoca o aumento das algas e estratificação térmica.

Por causa da vegetação que decompõe na represa, tanto de restos da floresta deixados em pé quando foi enchido o lago como de macrófitas que proliferaram na superfície, a água fica ácida e anôxica (Garzon, 1984). Isto torna a água inadequada para muitas espécies de peixes.

BARRAGENS

BARRAGENS

Impacto no meio ambiente

Impacto no meio ambiente

•formação de criadoros para uma praga de mosquitos; •metilização de mercúrio, com conseqüências potenciais de saúde pública, sérias para a população local e para consumidores de peixe em centros urbanos como Belém.

BARRAGENS

BARRAGENS

Impacto no meio ambiente à jusante do reservatório

Impacto no meio ambiente à jusante do reservatório

•impactos socioeconômicos indiretos a partir da interrupção da vazão e, principalmente. impactos diretos e indiretos associados à mudança da qualidade da água do rio a jusante. • impedimento ao fluxo migratório de algumas espécies de peixes; • desaparecimento de algumas espécies de peixes com a eliminação das corredeiras outrora existentes a montante da barragem; • alteração no teor de sedimento no trecho de jusante, com valores inferiores aos anteriores; • alteração do regime fluvial, podendo influenciar, desde o ciclo de reprodução dos peixes até a produção de espécies vegetais nativas;

BARRAGENS Impacto no meio ambiente à jusante do reservatório

• desaparecimento de determinadas espécies de peixe, avaliado como um fator de desorganização da pesca artesanal e de subsistência e do aumento de índice local; de morbidade, face à menos ingestão de proteínas por parte da população de mais baixa renda; •alterações na ocupação territorial da região.

• modificação na composição química da água (modificação no teor de oxigênio e na cor) provocada por força da cadeia alimentar, mudança na composição biótica (fito, zooplâncton e ictiofauna) e acarretando uma série de conseqüências nas atividades produtivas da região; • modificação no teor do oxigênio, no período da estiagem, provocado pela sensível diminuição da vazão afluente ao reservatório. Nesse caso a importância do volume turbinado total, sem oxigênio, passa a ser cada vez mais preponderante na composição do volume total liberado a jusante, implicando inúmeras conseqüências ambientais e sócio-ambientais;

BARRAGENS Impacto no meio ambiente

MEDIDAS MITIGATÓRIAS SALVAMENTO ARQUEOLÓGICO Arqueologia : a lagoa pode inundar obras antigas de valor incalculável. Foi o que sucedeu com a barragem em Tucuruí. Como parte dos esforços da ELETRONORTE para mitigar os impactos, foram identificados 24 locais arqueológicos na área de submersão. A ELETRONORTE colecionou 27.369 peças cerâmicas e 4.446 peças líticas, que foram depositadas no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. Uma amostra de carvão de um dos locais foi datada como sendo de 70-1000 DC (Brasil, ELETRONORTE, 1985, p. 28).

BARRAGENS

BARRAGENS

Impacto no meio ambiente

Impacto no meio ambiente

MEDIDAS MITIGATÓRIAS

MEDIDAS MITIGATÓRIAS

SALVAMENTO DA FAUNA Em Tucuruí, a ELETRONORTE colecionou 284.000 animais, principalmente mamíferos e répteis, na operação de salvamento de fauna conhecida como “Operação Curupira”. Esta operação volumosa teve mais de 600 participantes diretos, dezenas de barcos, além de helicópteros, rádios, e instalações para a triagem e quarentena dos animais colecionados. Gribel (1993) comparou o número e biomassa de mamíferos colecionados com os encontrados em estudos de florestas amazônicas em outros locais, e concluiu que apenas uma porcentagem pequena dos mamíferos que foram capturados.

SALVAMENTO DA FAUNA O enchimento do lago põe os animais em pânico e obriga-os a refugiarem-se nas poucas ilhas temporárias, que às vezes surgem, nos pontos mais altos. A captura, e posterior libertação em outros locais, é cara e morosa e por isso negligenciada. É por isso que a maioria das vezes, estas operações são levadas a cabo por entidades mundiais. Foi o que sucedeu na barragem de Porto Primavera. Infelizmente apesar de todos os esforços, sempre perecem milhares de animais.

BARRAGENS

BARRAGENS

Impacto no meio ambiente

Impacto no meio ambiente

MEDIDAS MITIGATÓRIAS

MEDIDAS MITIGATÓRIAS

SALVAMENTO DA FAUNA

BANCO DE GERMOPLASMO

Em Tucuruí, até mesmo os que foram capturados e soltos não foram poupados durante muito tempo.

Criação de um banco de germoplasmo também foi considerada uma medida mitigatória.

Um problema é o estado estressado e debilitado dos animais na hora da soltura. Outro problema é que, mudando os animais de lugar faz com que eles entram em competição com populações de animais já presentes na área de soltura. No caso de Tucuruí, o prolongamento adicional de vida dos animais salvos pela Operação Curupira em 1984 era mais efêmero ainda: um relatório de pesquisa de campo de 1986 pela ELETRONORTE indica que todas as reservas criadas para receber a fauna salva, tinham sido invadidos por madeireiros e caçadores (Monosowski, 1990, p. 33).

Este projeto, levado a cabo pelo INPA, espécimes plantados de espécies de árvore diferentes coletadas na área de submersão em 28 parcelas de 2,4 ha em uma ilha no reservatório perto da barragem. Somente uma pequena parte de uma parcela recebeu alguma manutenção. A sede da área serviu principalmente como um ponto de piquenique para funcionários de alto-nível da ELETRONORTE lotados em Tucuruí, e como uma parada para recepção de visitas que eram mostradas atividades ambientais na área.

BARRAGENS

BARRAGENS O braço de Caraipé do reservatório que tem um tempo de reposição de sete anos, assim levando a pessíma qualidade de água com a decomposição da vegetação.

A Barragem de Tucuruí.

BARRAGENS

Principais impactos –meio físico impactos Programa/medidas mitigadoras Retenção de sedimentos Monitoramento nos reservatórios hidrossedimentológico Alteração da qualidade das Desmatamento das águas água que serão inundadas minimizando a decomposição da biomassa Monitoramento limnológico

Deplecionamento anual expõe grandes áreas. Inundação sazonal fornece condições ideais para geração de metano, assim como também parametilização de mercúrio no solo.

BARRAGENS

Principais impactos –meio biótico impactos Programa/medidas mitigadoras Interrupção das rotas Implantação de estrutura migratório de peixes para transposição de peixes Monitoramento Alteração na estrutura da Monitoramento comunidade de peixes e consequente alteração na pesca

BARRAGENS

Principais impactos –socioeconômico impactos Programa/medidas mitigadoras Inundação das localidades Remanejamento e apoio á população atingida Interferência na atividade Negociação com entidade de garimpo ou mineral representativas

Related Documents


More Documents from "Gustavo Corbiliano"

May 2020 6