Ciências – 6a série – Ensino Fundamental Ciências - Biodiversidade, Ecologia, Meio Ambiente Unidade 1 - O Universo LOGO
Programa de Ensino kadiwéu Clicou ou passou o mouse Abriu Os homens olham para o Universo... Painel 1 Painel 2 O tempo do dia e da noite Revisado 110608 EC Painel 2 – O tempo do dia e da noite
Tópico 1 - O homem domina o dia Durante certos períodos do tempo o homem vivia num mundo plenamente iluminado, onde podia distinguir bem os alimentos, a caça, a pesca e os perigos a sua sobrevivência e a sua família. O dia era sua realidade. Todos os membros da família cooperavam na busca de alimentos e se protegiam mutuamente. Estavam sempre atentos aos perigos. O dia era o momento de plena atividade com ruídos os mais variados, desde o canto dos pássaros, até o barulho dos animais com que o bando convivia durante o dia.
Tópico 2 - A noite e um novo perfil A noite começava a chegar e o mundo se modificava. O homem tinha como companheiro o céu estrelado; novos animais apareciam: os predadores e as caças da noite, corujas, morcegos, cobras, jacarés. Nos rios e lagoas os sapos coaxavam, roedores, insetos e alguns mamíferos caçadores se aventuravam para alimentação: um novo tipo de movimento e novos ruídos e sons enchiam seus ouvidos.
Tópico 3 - O tempo: o dia e a noite, o nascer e o morrer, as estações do ano. Estas modificações do dia e da noite, estes períodos tão diferentes para sua vida e atividades, apresentavam perigos e oportunidades diferentes a sua sobrevivência, possibilidades especiais de caça ou a necessidade de controle do fogo para se proteger, se aquecer, espantar animais que dominavam a escuridão da noite e o movimento do dia. Esta foi a primeira percepção de tempo. Outras se seguiram: o tempo de gestação de um bebê na barriga de uma mulher, o tempo e o crescimento das crianças e envelhecimento e morte dos membros do grupo.
Tópico 4 - Duas tecnologias fantásticas: o fogo e a linguagem O fogo, descoberto e dominado, se tornou a grande tecnologia. O fogo provocado por raios que incendiavam árvores era guardado e alimentado diariamente. Ajudava a proteger a família dos animais, iluminava o interior de suas habitações, aquecia e cozinhava alimentos. Servia para fazer potes de barro, tornava os alimentos mais macios. Mais tarde, o domínio do fogo fez com que os homens moldassem de barro e os endurecessem ao fogo. O domínio do vidro e dos metais virá a seguir. Outra tecnologia inata ao homem é a tecnologia da linguagem e da comunicação. Com estas duas tecnologias e a capacidade de observação e preservação de conhecimento, suas capacidades de raciocinar e criar, através da cultura oral os homens se espalharam pelo mundo, transmitindo conhecimentos.
Exercício U1 P2 – Como os homens aprenderam tudo o que sabem? Discuta com seus colegas, escreva uma pequena redação e envie ao seu professor. Conheça mais sobre as tecnologias do fogo e da linguagem (Clicou, abriu) popup A tecnologia da linguagem, da comunicação, parte de algo inato ao homem: sua capacidade de articular as palavras, de atribuir significado a sons. A partir daí, o homem começa a abstrair, passa a desenvolver um pensamento lógico e de causa e efeito. Quando surge a linguagem, não sabemos como, mas sendo algo próprio ao homem, ela se desenvolve e
se torna algo sistemático e transmissível socialmente – um bem da coletividade: a linguagem humana. Através dela, o homem começa a pensar de forma cada vez mais abstrata como nos mostram os desenhos primitivos. As sociedades humanas começam a dominar outras tecnologias, sendo a do fogo, talvez, a mais importante. O homem sobrevive ao ambiente hostil de seus primeiros momentos na Terra, graças a estas duas tecnologias: a da linguagem e a do fogo.
Revisado 010807 110608 160608 EC 151008