Ata Pga 15-08-09

  • Uploaded by: Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ata Pga 15-08-09 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,327
  • Pages: 5
Ata de reunião realizada em 15 de agosto de 2009, na sede da “SAI – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE ITAMABUCA”, com os seguintes itens em pauta: - Apresentação dos participantes com nomes e SAB’s que representam; - Apresentação (Power Point) das demandas levantadas pelo Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca até o momento; - Apreciação e aprovação do Plano de Trabalho do PGA itamambuca; - Apreciação e aprovação dos membros do Conselho Gestor do PGA; - Apreciação e aprovação do Regimento Interno do PGA Itamambuca; - Apreciação e aprovação do calendário de reuniões do Conselho Gestor; - Informe sobre as próximas datas de reuniões com os bairros inseridos na Bacia (neste ato devemos fechar com os representantes quais seriam estas datas); - Outros Informes. A Reunião Às 16:20h, Luiz Eduardo, representante da SAI – Associação de Moradores de Itamambuca, dá início a reunião, agradece a presença de todos, e pede que todos os presentes se apresentem: Guilherme, ex morador do bairro de Itamambuca, mora atualmente no bairro da Ressaca e trabalha com projeto de águas de maneira geral; Gustavo, morador do loteamanto de Itamambuca e representante do conselho gestor do PGA; Benedito, morador da casanga, inserida na Sociedade Amigos dos bairros das Casanga, Correias Mercúrio, Ranário e Sertão de Itamambuca, jardineiro, morador do Sertão de Itamambuca, quer conhecer o projeto do PGA; André, presidente da Associação dos remanescentes de quilombolas do sertão de Itamambuca; Onivaldo, presidente da Ass. Morro do Tiagão; Vladmir, morador do bairro Casanga, quer conhecer projeto do PGA;

Leonardo, morador do Loteamento Itamambuca, acompanha o PGA e fez o convite das associações para a reunião;

Dulmar, morador do bairro Casanga; Dimitri, empresário e morador do Recanto Itamambuca, há 25 anos acompanha os problemas de falta de saneamento, e está satisfeito com um passo a mais para a resolução desses; Regina, moradora do loteamento Itamambuca, jornalista, faz parte do conselho do PGA e mantem uma preocupação com a qualidade das águas; Camila Barreto secretariando a reunião; Fábio, representante do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte; Marcio, coordenador do PGA e representante do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte; José Augusto, Amigos dos bairros das Casanga, Correias Mercúrio, Ranário, Sertão de Itamambuca e Indaiá (estando este último fora da área de autuação do PGA); Vagner, conselheiro da Casanga, Correias Mercúrio, Ranário, Sertão de Itamambuca e Indaiá; Genivaldo, representante da SAMITA; Adriana, moradora do Sertão de Itamambuca; Marcio, fala sobre a importância da presença de todos e da colaboração da comunidade para o projeto, pois todos serão contemplados direta e indiretamente no projeto, e o trabalho deve ser por um único objetivo, que é a minimização de impacto no Rio Itamambuca. Marcio apresenta a todos os objetivos, os problemas e as sugestões de trabalho do PGA. Elencados abaixo: Principais Ações:

1-Saneamento Básico 2. Gestão de resíduos sólidos 3. Captação, coleta e destinação de óleo de cozinha

4. Tratamento de água para consumo 5. Criadouros de porcos, galinhas e cavalos 6. Animais de estimação e abandonados 7. Erosão, Drenagem e Assoreamento 8. Travessia pelo mangue para o Recanto da Vila 9. Ocupações em APP 10.Outras que surjam com a evolução dos projetos. Após apresentação do projeto, Marcio faz o convite para que todas as associações façam parte do conselho, sendo que para cada associação será eleito um titular e um suplente. Com o consentimento de todos os presentes, segue as indicações de cada uma das associações, com seus respectivos representantes titulares e suplentes: Associação dos remanescentes de Quilombolas do Sertão de Itamambuca Titular: André Aparecido Theodoro da Silva Suplente: a indicar Associação de Moradores do Morro Tiagão Titular: Onivaldo Lopes Gabriel Suplente: a indicar SAMITA Titular: Genivaldo Cardoso Suplente: Ricardo dos Santos Associação do Sertão de Itamambuca, Casanga, Ranário e Indaiá Titular: Vagner Teixeira Oliveira Suplente: José Augusto Marcio leva para apreciação de todos o remanejo dos outros itens da pauta, sendo que, para isso os mesmos sejam aprovados pelo conselho na próxima reunião (a se realizar no dia 22/08/2009) e abre espaço de 2 minutos para cada um expor suas colocações: José Augusto: reclama sobre os informativos distribuídos pela SAI no condomínio, falando sobre a poluição do rio Itamambuca, colocando os bairros como responsáveis.

Pede que a partir da união dos bairros com o PGA, acabe esse tipo de acusação. Luis Eduardo: explique que a “SAI” apenas divulgou um diagnóstico ambiental, que mapeou algumas casas que lançam esgoto diretamente no rio. Dimitri: a sua empresa foi a primeira a ser fiscalizada, e não foi responsabilizada pela poluição do rio. A prefeitura fiscalizou mais de 400 casas que estavam regulares. Quem será então o responsável? Regina: Se o TAC foi gerado pelo diagnóstico, é a situação mais urgente e prioridade zero. Criar um lista de indicadores, e fazer outros diagnósticos e ir atacando as áreas mais urgentes, pois não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Genivaldo: Houve um “erro no jornal O Estado de SP” com informação sobre o Rio e colocaram uma errata mínima, no final da página. Nunca provaram que a empresa do Sr. Dimitri que polui o rio itamamabuca e isto é no mínimo um fato contraditório, pois o mesmo acredita que ele não iria “ter a galinha dos ovos de ouro e come-lá”. O plano é para solucionar de bairro em bairro e não acusar. Leonardo: Com o PGA, não esconder as informações, mas resolver o problema e expor que houve o inicio da solução; Vagner: O Sertão de Itamambuca tem uma dificuldade em relação a coleta de lixo, e pede uma cobrança coletiva junto a prefeitura. Macio relata que esta demanda poderá ser acrescentada as demais contidas no TR-PGA. Vagner fala sobre ainda sobre a dificuldade de construir fossas no Recanto, pois são invadidas pelas águas quando a maré enche. (lençol freático muito alto) Guilherme: Explica que deve-se entender o local e trabalhar em conjunto com a natureza e nunca contra ela. O mesmo complementa que o projeto deve contar com ações paralelas, como a educação sobre o lixo. Ter a responsabilidade de reduzir, reutilizar e reciclar. Dimitri: Diz que qualquer obra deve ser feita baseada nas normas e com os procedimentos corretos. Corrigir caso a caso, começando pelos mais urgentes. Gustavo: comenta que a reunião foi positiva, e que o PGA só terá resultados com a participação de todos, em curto, médio e longo prazo. O conselho irá priorizar as ações mais urgentes, e deve estar estruturado para que outras pessoas possam assumir.

Dimitri informa que está a disposição (ele e sua empresa) para esclarecer qualquer dúvida que possam ser levantadas pelas associações e Conselho Gestor do PGA. Gelma: a maioria das fossas do bairro são fossas sépticas, é o modelo ideal? Guilherme: existe uma norma, mas não contempla todos os casos. A impermeabilização não é bem feita, e não tem qualidade ideal para ser lançado na água. Regina: Programar oficinas de formação para capacitação na construção de fossas, noções de Meio Ambiente, Compostagem, trilhas interpretativas com a comunidade e etc. Marcio relata que dentro do item de Educação Ambiental deverá ser previsto estes cursos de formação, com o intuito de esclarecer para a comunidade sobre a importância de seu papel na preservação ambiental da bacia do Rio Itamambuca. Menciona também que o CG – PGA deverá fazer gestão com órgãos públicos e cobrá-los. Marcio continua sua explanação justificando a ausência de João Carlos Milanelli, gerente da Agencia Ambiental de Ubatuba, personagem muito importante no processo, que fez parte da criação do PGA, e que por motivos pessoais não pode participar desta. Aproveita para informar que o mesmo solicitou para falar em seu nome continuará prestando suporte técnico ao CG – PGA; e Luiz Paulo Horta, o Zipa presidente da SAI, que por motivos de trabalho não pode presenciar a reunião, reiterando a importância do mesmo para a bacia. A seguir Marcio agradece a todos e encerra a reunião às 18h30min, confirmando um próximo encontro do C.G - PGA para 22 de agosto de 2009 das 16h às 18h.

Related Documents

Ata Pga 15-08-09
June 2020 2
150809
May 2020 18
Ata
December 2019 47
Ata
November 2019 65
Ata
April 2020 35
Ata
November 2019 60

More Documents from "pol"