Escola Secundária Santa Maria do Olival
Utilização das TIC nas empresas
Trabalho realizado por: Edgar Costa Nº 6 9ºA
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas empresas, bem como o contributo deste processo para o desenvolvimento da sociedade da informação. Vou também definir alguns conceitos, falar sobre a burótica e sobre as lojas virtuais.
→
MENU Empresa As
TIC nas empresas Empregos Lojas Virtuais
Burótica
→
Empresa
- Uma empresa é um
conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objectivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social.
Fase Moderna Para trás ØPara
Fase moderna
Corresponde à fase em que o desenvolvimento científico e tecnológico das empresas se afirma de forma surpreendente e a utilização de meios tecnológicos cada vez é mais preciso. Cada vez é mais notório o contraste entre os países do norte e do sul, começando a ser classificados por países desenvolvidos e países "em vias de desenvolvimento". Nos países desenvolvidos começam a “circular” novos materiais básicos (exemplo do plástico alumínio ,fibras sintéticas, etc.). Ao petróleo e electricidade são aumentadas novas formas de energia, como a nuclear e a solar. O surgimento de novas energias, como o circuito integrado e a informática, permitem a sofisticação da qualidade de vida quotidiana. O uso de TV a cores, computador, comunicação por satélite e os carros, permite dinamizar as empresas. Existe uma relação directa entre empresa, consumo, publicidade. Várias formas de publicidade são hoje em dia estudadas pelos departamentos de marketing das empresas sendo que o meio publicitário que tem crescido mais nos últimos anos é a Internet, sites como http://www.pandaempresas.com surgem cada vez com mais frequência em todos os Países Desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Os consumidores cada vez passam a ser mais existentes em termos de tecnologia. Surge então a competição entre as empresas no intuito de satisfazer os clientes, o que leva de forma directa e indirecta ao avanço tecnológico. Por trás deste avanço está estudos científicos. A ciência cada vez fica mais ligada à empresa.
Para trás ØPara
Actualmente todas as empresas são compostas à base de computadores e outros meios tecnológicos, reduzindo assim o número de trabalhadores e trabalho, exemplo da robótica e CAD-CAM. Todas as empresas usufruem das TIC para controlar o fabrico, as acções, a gestão, entre muitas actividades. Os computadores gerem grandes complexos e efectuam cálculos em segundos que demorariam muitos anos para os humanos, sendo estes usados para controlar electricidade, redes telefónicas, satélites e até a bolsa, controlando e movendo assim milhares de euros.
Figura 2: Computador completo
Figura 3: Empresa composta à base de computadores. (burótica)
Para trás ØPara
Ao conjunto de meios e métodos aplicados às actividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras dá-se o nome de burótica. O termo “burótica” apareceu pela primeira vez em 1976 (como tradução da expressão inglesa "Office automation" ), num discurso de Louis Naugès, começou a fazer parte da língua francesa, por deliberação da Comissão de Terminologia Informática, a 22 de Dezembro de 1991.
Já que a organização de uma empresa hoje depende cada vez mais da comunicação, a burótica não pode significar uma simples tomada de notas manuscritas, mas sim compreender as seguintes actividades : troca de informações gestão de documentos administrativosAs principais sequências buróticas sã manipulação de dados numéricos AppleWorks Corel WordPerfect planificação e gestão de agenda IBM/Lotus SmartSuite processamento de texto Microsoft Office uma tabela de cálculo Sun StarOffice ("software" livre) instrumento de apresentação (power point ) OpenOffice uma base de dados agenda Objectivos da burótica Para trás ØPara
O objectivo da burótica é fornecer elementos que simplifiquem, melhorem e automatizem a organização das actividades de uma empresa ou grupo de pessoas (gestão de dados administrativos, sincronização de reuniões, etc).
Para trás ØPara
Como referido anteriormente, todas as empresas utilizam as novas tecnologias, estando estas presentes no trabalho. Elas são precisas quer para quem trabalhe, como para quem esta à procura deste. Hoje em dia, a maioria dos trabalhos é gerado a partir das novas tecnologias. As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação e pagamento
Figura 4: Oferta de emprego por computador
Para trás ØPara
Loja virtual designa uma página na Internet com um software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras) na qual empresas oferecem e vendem seus produtos. Os clientes vão ao site, escolhem os produtos para aquisição e recebem estes produtos em casa. Figura 5: Mulher recebendo uma encomenda pela internet
ØCaracterísticas Para trás ØPara
Uma loja virtual deve oferecer informações detalhadas e objectivas sobre o produto, uma vez que não possuem vendedores, e também ajudar o cliente a tomar a melhor decisão. Deve transmitir confiança, através de clareza e honestidade nas informações, com apoio e esclarecimento de dúvidas de forma rápida e garantia de devolução de produtos. Algumas das formas de pagamento utilizadas nas transacções são: Cartão de crédito Boletim bancário Cheque Depósito em conta bancária Pagamento ao receber a mercadoria (através de Sedex a Cobrar, por exemplo) Intermediação financeira através de outra instituição
Figura: Exemplo de uma loja virtual.
Para trás ØPara
Conclusão
Conclui que as TIC influenciam muito as empresas, pois poupa muito trabalho e as TIC estão a alterar tudo, transformando as organizações e redefinindo as profissões. As novas tecnologias facilitam o acesso entre pessoas e informação, permitindo assim a aprendizagem, mas o domínio da tecnologia não garante a sua qualidade.
→
Bibliografia
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/tic/10import anctic.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrit%C3%B3rio
http://pt.kioskea.net/contents/bureautique/burintro.php3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Loja_virtual
Sair