Artigo: ASSISTENCIA AO SURDO NA AREA DE SAÚDE COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL A inclusão social é um fator primordial no atendimento ao portador de necessidades especiais, tornando um desafio para profissionais de saúde. O processo de inclusão social é esclarecido em quatro momentos: exclusão , segregação, integração e inclusão. Na
exclusão (final do século XX até a década de 1940) os deficientes eram
considerados inválidos, inúteis. O momento da segregação (século XX) marcada pelas internações dos deficientes em abrigos e internatos visando o bem estar. Na integração ( década de 1950 a 1980) os deficientes eram submetidos a grandes esforços, para assim reverter seu quadro e garantir sua adaptação no meio social. Já a inclusão de estende aos dias atuais enfatizando a adaptação da família e sociedade a todas as pessoas, não só ao deficiente. Percebe se que a inclusão social vem sendo entendida desde o século XX, marcado por diversos momento, na década de 1950 a 1980 os deficientes eram submetidos ao esforço máximo, para garantir sua adaptação no meio social. Infelizmente os deficientes tiveram que passar por esses sacrifícios; nos dias atuais destacam que não são os deficientes que devem adaptar ... mas a família e a sociedade é que devem adaptar se as necessidades das pessoas,pelo menos é assim que deveria ser! No artigo foram realizadas entrevistas com vinte surdo, em realção a inclusão social foi constatado que a sociedade deve adaptar-se para atender suas necessidades , melhorando a qualidade de vida de todos. Uma das principais necessidades relatadas foi a de ser compreendidos pelos profissionais de saúde. Afirmam que a presença do interprete melhora mas não contribui totalmente para a inclusão social do surdo.
Minha resenha crítica!!!! Vou postar amanhã - quarta
Percebe se que a inclusão social vem sendo entendida desde o século XX, marcado por diversos momento, na década de 1950 a 1980 os deficientes eram submetidos ao esforço máximo, para garantir sua adaptação no meio social. Infelizmente os deficientes tiveram que passar por esses sacrifícios; nos dias atuais destacam que não são os deficientes que devem adaptar ... mas a família e a sociedade é que devem adaptar se as necessidades das pessoas,pelo menos é assim que deveria ser!