Analise Akira.docx

  • Uploaded by: Cassandra Rubia Marques Silva
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Analise Akira.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 1,080
  • Pages: 5
Disciplina: Teorias e Metodologias da História II Professora: Janira Alunas: Cassandra Rubia

FICHA TÉCNICA DO FILME

TITULO: RASHOMON Direção Geral: Akira Kurosawa Ano: Japão, 1950. Duração: 88 min. Roteiro :Shinobu Hashimoto e Akira Kurosawa Fotografia: Kazuo Miyagawa Música: Fumio Hayasaka Direção de arte: So Matsuyama Produção: Daiei Eiga (Daiei Motion Picture Company). Elenco: Toshirô Mifune, Machiko Kyô, Masayuki Mori, Takashi Shimura, Minoru Chiaki, Kichijirô Ueda, Noriko Honma, Daisuke Katô Basedo em contos de Ryunosuke Akutagawa GÊNERO DO FILME 

Classificado como drama seguido de suspense policial.

GRAU DE ENTENDIMENTO DO FILME 

Difícil

ELEMENTOS CINEMATOGRÁFICOS         

Roteiro - otimo Enredo – otimo Diálogos - Bom Música - Bom Fotográfia - otimo Cenários - Bom Figurino - Bom Efeitos - Bom Diálogos enredo – Bom

ENCADEAMENTO DOS ELEMENTOS CINEMATOGRÁFICOS 

Muito Bom

Justificativa: No filme Rashomon fica evidenciado a diversidade dos elementos cinematográficos utilizados , bem como a naturalidade das informações montadas nas sequências . Exemplo dessas confluências entre os elementos podem ser observadas na cena em que o lenhador esta caminhado pelo bosque sem nenhuma pretensão em busca de lenha. As filmagens feitas pela câmera de mão também possibilitam uma atmosfera de contemplação na qual o personagem se encontra diante da floresta. O sol brilhando por entre as árvores e parcialmente iluminando o rosto dos atores, que ora estão na luz, ora na sombra, simbolizando uma sugestiva metáfora sobre a ambiguidade da moral no coração humano.

TEMAS ABORDADOS     

Culturais Religiosos Políticos Psicológicos Investigativos/policiais

Resuma o tema principal: Rashomon é um filme sobre verdade e mentira, sobre a memória e a veracidade de acontecimentos recentes; na perspectiva de várias versões para uma mesma história. Sentimentos como o desejo, a ambição, a cobiça, a vergonha, a honestidade/desonestidade, o amor próprio, a violência,a dominação, o poder,a inveja são os principais conceitos debatidos no filme o qual questiona se haveria esperança para ao futuro da humanidade.

ENREDO/HISTÓRIA DO FILME Faça uma síntese: Rashomon (Kurosawa, 1960) é um filme de época que explora a questão do conhecimento e da verdade durante o desenvolvimento de um assassinato de um samurai que contou também com a violação da sua respectiva esposa. Ao longo do filme, assistimos a quatro relatos diferentes dos mesmos acontecimentos, todos eles com o mesmo valor de fidedignidade. Três deles expostos durante um julgamento pelos três sujeitos envolvidos diretamente na ação e o quarto pelo lenhador que havia achado o corpo da vitima. No decorrer desta obra escrita e realizada por Akira Kurosawa, através de flashbacks, o bandido, a mulher e o samurai assassinado, adotam como verdade três histórias distintas do mesmo caso. Este longa-metragem começa com dois dos personagens, o próprio lenhador que havia denunciado à polícia o corpo encontrado no meio da floresta e o monge que tinha sido uma das últimas pessoas a ver a vítima com vida. Incrédulos e a debaterem-se interiormente sobre o que tinha acontecido no Palácio da Justiça terminam por contar o sucedido a um estranho que aparecera no mesmo local para se abrigar da chuva. Seguindo a ordem cronológica do filme, começamos por Tajomaru que, após ter sido capturado e levado até ao Palácio da Justiça, conta o sua versão da historia momento em que encontrou as vítimas, o samurai e a sua mulher, até ter enganado o samurai, levando-o para um local isolado onde o amarrou e mais tarde , violou a sua mulher mesmo á frente dos seus olhos e é a partir daqui que a versão do personagem difere das restantes. O famoso bandido, antes de descrever a sua batalha como algo épico e bastante empolgante, explica que posteriormente a ter possuído a mulher, esta lhe suplicou para que assassinasse o seu marido porque só assim poderia ficar com ele e viver sem ter que suportar a vergonha de se ter entregado a dois homens. Após o cruzamento de espadas entre estes, Tajomaru trespassa o adversário. Quanto à esposa da vítima, assim que descoberta pela polícia e foi encaminhada ao mesmo local onde foi também questionada sobre o sucedido, sendo

responsabilizada também por ter tirado a vida do marido. Depois de violada pelo bandido, a mulher explica que este apenas roubou os pertences do samurai e fugiu eufóricamente, deixando os dois no meio de gargalhadas. Já num terceiro relato, a própria vítima, através de uma médium, assumiu ter cometido um suicídio. Ao ver a sua mulher subjugar-se à vontade do criminoso e acabando se sentindo atraída por ele , o samurai sofrer, não fisicamente, mas sim sentimentalmente, especialmente após a sua esposa implorar ao criminoso pelo seu assassinato. Contudo, Tajomaru, segundo conta o samurai, ao ouvir este pedido, perde o interesse na mulher e questiona o homem sobre a vida da mesma, se ele deseja que ela viva ou morra. Após a perseguição, o bandido volta e solta o homem, deixando-o para trás. Nisto ,o samurai num dado momento de desespero, agarra a adaga que sua esposa deixara para trás e comete o seppuku. IDEIAS OU MENSGEM PRINCIPAL DO FILME. A perda de fé na alma humana, que muitas das vezes constatamos quando no tocante ao acontecimento de um crime, é sempre de notada recorrência. CENAS DE MAIOR IMPACTO A cena em que a esposa do samurai foi violentada pelo criminoso e posteriormente, repudiada e desprezada pelo marido. Justificativa: Nestas sequencia do filme podemos observar a contemporaneidade do tema “violência e subjugação” das mulheres em diversas culturas.

CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA Na obra de Kurosawa e possível abstrair o conceito de que a "verdade" subjetiva é carregada não por fatos, mas pelos interesses individuais.

CONTRIBUIÇÕES PARA SUA FORMAÇÃO Nesta obra possível construir uma análise e um debate de quais as “verdades” que o historiador deve perseguir , levando sempre em consideração que os interesses dos grupos vão acabar influenciado os resultados.

AVALIAÇÃO FINAL 

Ótima

COMENTÁRIOS FINAIS E/OU SUGESTÕES A obra Rashomon de Kurosawa foi reconhecida dentro e fora de sua pátria mãe , sendo reconhecido em sua genialidade vencendo o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1952. Aspectos importantes e inovadores como as linguagens audiovisuais, a intertextualidade das cenas obtidas através dos flashbacks, bem como a interatividade em que o espectador interage com o filme a fim de determinar tanto seu desenvolvimento como o final da história, fizeram desta produção cinematográfica um sucesso de bilheteria e a mais aplaudidas da história do cinema, chegando a julgada por muitos critico de cinema como uma “obra perfeita”.

Related Documents

Analise
April 2020 21
Analise Dados
June 2020 17
Analise Cr
October 2019 18
Analise Maias.docx
April 2020 14
Analise Semiotica
November 2019 16

More Documents from ""