27 Março 2009
TECNOLOGIAS
“A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO”
E COMUNICAÇÃO
Escola Superior De Educação | Daniela Gordo
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Licenciatura em Desporto 1ºano /2º semestre Disciplina: Tecnologias e Comunicação Docente: Luís Varela
“A Sociedade do Conhecimento” Daniela Inês Velez Gordo, nº080133018
Setúbal Março, 2009
1
Índice Introdução ................................................................................ 3 O que é a Sociedade da Informação ........................................ 4 Os Impactos na Sociedade....................................................... 5 A Situação em Portugal ............................................................ 7 Conclusão ................................................................................ 9 Recursos Bibliográficos .......................................................... 10
2
Introdução Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da unidade curricular de Tecnologias e Comunicação com o objectivo de perceber o que realmente é a sociedade do conhecimento. Neste trabalho inicio com uma breve definição do conceito de Sociedade do Conhecimento, de seguida aponto alguns impactos e mudanças que esta evolução causou, e por último descrevo a actual situação de Portugal em relação á sociedade de informação. Procurei descrever as situações de uma forma simples e objectivo com o objectivo de ser mais fácil de perceber o que realmente está a decorrer nos dias de hoje, no âmbito das tecnologias de informação.
3
O que é a Sociedade da Informação? A Sociedade da Informação surgiu no final do Século XX proveniente da Globalização, como podemos verificar, é uma sociedade relativamente recente, encontra-se em vias de expansão e chegou com a missão de facilitar alguns aspectos da vida do quotidiano através das novas tecnologias. Segundo Castro Neves (2003), a Sociedade da Informação ou do Conhecimento é uma sociedade onde as principais actividades realizadas estão relacionadas com as novas tecnologias da informação
e da
comunicação, onde as novas tecnologias estão sempre envolvidas. O “Livro Verde” refere a Sociedade da Informação como um género de desenvolvimento socioeconómico onde a utilização e tratamento de informação visa para a concepção de conhecimento e satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas. A Sociedade da Informação considera que os cidadãos “ (…) desempenham um papel central na actividade económica, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida dos cidadãos (…)”. (Livro Verde, 1997)
4
Impactos na Sociedade A Sociedade do Conhecimento é caracterizada por contínuas mudanças, quer tecnológicas, quer económicas. Essas mudanças verificaram-se bastante a nível doméstico, todas as pessoas possuem algo relacionado com as novas tecnologias, é impossível na sociedade de hoje, não possuir algo desse género. O impacto tecnológico foi e continua a ser, imenso e provocou mudanças na sociedade, essas mudanças devem-se aos seguintes fenómenos:
Amplificação das trocas electrónicas de informações (maior acesso a informação por via electrónica);
Crescimento exponencial da Internet (cada vez aumenta o numero de utilizadores de internet);
Tendência para as tecnologias digitais (parece que tudo é digital nos dias de hoje);
Liberalização das telecomunicações;
Entre outros. Estes
fenómenos
característicos
da
Sociedade
da
Informação
melhoraram bastante, alguns aspectos do nosso quotidiano, respectivamente em domínios de conhecimento, de emprego, de serviços e até de lazer. Em domínios de conhecimento existe o denominado ensino à distância, serviços de aprendizagem electrónica, em termos de emprego temos o teletrabalho, empresas virtuais, em serviços temos acesso a informação relacionada com farmácias de serviço, policia, museus, cinema, entre outros. Os fenómenos permitiram também uma maior participação por parte dos cidadãos, a sua opinião, os seus problemas ou seja, favoreceu a liberdade de expressão. Embora as tecnologias tenham possibilitado uma grande evolução, nem todas as mudanças foram positivas, a evolução acarretou consigo novas preocupações, como a pirataria de softwares e de produtos tecnológicos, extorsão de dinheiro, invasão de computadores, assédio, ou seja, a segurança começa a escassear e os cuidados por vezes são poucos.
5
Por outro lado, a Sociedade da Informação acentuou as desigualdades sociais, nem todos têm os mesmos direitos de acesso a estas tecnologias. Em alguns sítios, nomeadamente rurais, as novas tecnologias demoram a chegar, particularmente a internet e outros elementos. Para tentar moderar ou até resolver estes impactos negativos na sociedade, a União Europeia inseriu a Sociedade do Conhecimento no centro da sua estratégia para o séc. XXI. Desenvolveu acções de apoio e de promoção (eEurope), elegeu medidas designadas a enquadrar e limitar os perigos relacionados à Sociedade de Conhecimento, de modo a desenvolver uma utilização segura da Internet e combater os males provenientes da mesma, ou seja, tornar a Internet mais segura de “frequentar”.
6
Situação em Portugal Em Portugal a Sociedade de Informação está a prosperar e os portugueses até retiram benefícios daí, ou seja, esta sociedade de conhecimento permite uma criação de emprego qualificado, provoca um aumento de competitividade de empresas na medida de melhoria de eficiência e fiabilidade da administração pública, permite uma diversidade de meios de entretenimento, permite acesso aos cuidados de saúde, educação, cultura e investigação científica, resumindo consegue uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Portugal apresenta vários planos e estratégias que acompanham a evolução da Sociedade da Informação e do conhecimento, tornando o país num bom nível. Temos o plano tecnológico que é uma agenda de mudança para a sociedade portuguesa, é o apoio para o crescimento e a competitividade do Programa Nacional de Acção para o Crescimento e o Emprego e que pretende mobilizar as empresas, as famílias e as instituições para que possam ser abatidos os desafios de modernização que Portugal encara. O Plano Tecnológico baseia-se em três aspectos, o conhecimento, tecnologia e a inovação. Temos também a Estratégia de Lisboa que tem como objectivos o crescimento e o emprego, pretendendo promover a competitividade, a coesão e o desenvolvimento sustentável, através da robustez das contas públicas, da qualificação e da inovação. Esta estratégia deve-se devido à Europa ambicionar um espaço competitivo à escala global sem colocar em perigo a coesão social e a sustentabilidade ambiental. Podemos dizer que Portugal até se esforça para acompanhar este desenvolvimento, e para o provar, temos aqui os resultados até agora, do plano tecnológico: Todas as escolas públicas estão ligadas à Internet em banda larga 99% das escolas do 1º Ciclo com ensino do Inglês; Mais de 500.000 inscrições na iniciativa Novas Oportunidades; 67.923 empresas constituídas em menos de uma hora;
7
Já foram emitidos mais de 5,5 milhões certificados de matrícula; Todo o país pode ter acesso à Internet em banda larga e não apenas os centros urbanos; Duplicou o número de portugueses que recorrem ao comércio electrónico e o número de declarações de IRS enviadas pela via electrónica superou, desde 2007 o número de declarações enviadas em papel; Mais de 1.000 espaços internet em funcionamento; Mais de 80.000 crianças registadas através do "Nascer Cidadão"
8
Conclusão A realização deste trabalho permitiu informar-me melhor acerca destes assuntos de tecnologias de informação, percebi o que era a Sociedade da Informação, os impactos que provocou na sociedade e qual a situação de Portugal face a esta evolução tecnológica. Verifiquei que a evolução de tecnologias provocou grandes impactos na sociedade, e nem todos foram positivos. Portugal para acompanhar essa evolução criou estratégias para integrar o povo nestas mudanças. Na realização deste trabalho tive um pouco de dificuldade em conseguir definir a Sociedade de Informação e de saber como está em Portugal.
9
Recursos Bibliográficos
http://www.babylon.com/definition/Sociedade_da_informa%C3%A7 %C3%A3o/Portuguese
http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a04v29n3.pdf
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/ 1699/1450
http://www.estrategiadelisboa.pt/InnerPage.aspx?idCat=337&idMast erCat=334&idLang=1&site=estrategiadelisboa
10