A EVOLUÇÃO DA SAIA
A EVOLUÇÃO DA SAIA A Saia é uma peça do vestuário mais utilizada por mulheres para cobrir apenas as pernas. Desde o princípio da história, a saia vem sendo usada pela humanidade devido ao seu modelo simples e sua grande utilidade. Tudo nela é variável, desde o comprimento ao material utilizado na sua confecção, dos adornos utilizados em sua decoração até sua forma (shape).De acordo com os padrões de uma época ou a moda,as saias podem ser mais compridas, mais volumosas ou mais justas.
HISTÓRIA É muito difícil saber quando que a saia começou a ser utilizada, mesmo porque há divergências quanto o que pode-se considerar saia. Desta maneira, iremos considerar qualquer vestimenta colocada em volta da cintura na parte inferior do corpo como um todo, sem divisão entre as pernas. Logo, não é de se admirar que a primeira peça de roupa foi feita pelos humanos no período mesolítico e tratava-se de um pedaço de pele, sobra de alguma caçada, amarrada pela cintura, no formato de uma saia. Apesar deste passado tão remoto, o primeiro registro que algum destes antigos viventes da terra nos deixou de tal vestimenta é uma escultura suméria, que data de 3000 a.C.
PRINCÍPIO Mas depois dos sumérios, esta vestimenta foi adotada por outras civilizações. Exemplo disto é a civilização do Antigo Egito e o Império Romano. A principal característica das roupas neste momento era a pouca diferenciação das mesmas entre os sexos. No século XI foi quando ocorreram mudanças nestas vestimentas, devido o contato com a cultura oriental, através das cruzadas. Com essa mistura de culturas foram trazidos tecidos mais refinados, novos cortes, peças de roupas e tecnologias, como o botão. Com isso as mulheres orientais começam a mudar seu visual, com roupas mais justas no busto, graças ao abotoamento lateral, e as mangas se tornam amplas no punho e no comprimento.
ulo XI – (Cruzadas, influência oriental nos tecidos) : surge na timenta feminina uma nova peça: o corpete. Este ancestral d partilho era feito bem justo até a altura dos quadris e dele sa a saia ampla, a qual possuía pregas e podia tanto ter o mprimento na altura dos pés quanto ter até uma cauda.
ulo XV e começo do século XVI – (fim da idade média e surg nto e fortalecimento da classe burguesa): saias ricamente dadas de seus vestidos de cintura apertadíssima.
Século XVII e XVIII – ( revoluções burguesas, fortalecimento do capitalismo): as várias saias foram substituída pelo panier, que aumentava a saia lateralmente a tal ponto que algumas delas chegavam a ter até 2 metros de largura. Sobre esta armação era colocada a anágua e sobre esta era utilizada as saia, que podia ser tanto aberta quanto fechada. Os principais tecidos para confecção destas saias eram o veludo, o musseline e os tecidos brocados e adamascados. Século XIX – (surgimento da Sociologia, mudança do teocentrismo para o antropocentrismo, publicação do O Capital, manifesto comunista e século das grande invenções): • 1820 : volta do espartilho, ampliação da saia para da uma sensação de cintura fina.
Modelos do século XVII E VXIII e século XIX
1840: a saia volta a crescer, diminui o volume, mais contin odada e a cintura desce um pouco 1850: foi marcado pelo aumento exagerado da saia, e a nvenção da crinolina, que ajudou a definir o ponto erótico da écada. 1860: a crinolina deixa de ser um círculo perfeito e passa a omprida na parte de trás. Ocorre também o surgimento da nquinha. 1877 a 1910: saia perde o volume, permanece o uso da nquinha e a saia fica com um aspecto semelhante um sino.
éculo XX – ( Guerras Mundiais, Crise de 1929, invenções do éculo XX, Guerra do Vietnã, sufrágio feminino,revolução exual, queda do muro de Berlin, AIDS e Internet): 1910 a 1920: saia Hobles, criado Paul Poiret.
VESTIDO D 1920 E 1926
1920: saias mais curtas, corte reto e a preocupação com a ncionalidade. 1929 a 1930: saias mais amplas, suntuosas ou modelo lápis ais todas compridas 1939 a 1945 : saias curtas, simples e retas, e surgi a idéia d ustomização. 1947 a 1960: estilo New Look, saias com cintura marcada, omprimento um pouco abaixo do joelho e rodada. 1960: surgi a minissaia, com um comprimento um pouco ac o joelho. também neste período o surgimento das maxissaias om o comprimento até os pés, cintura baixa, estampas florai içangas e bordados. 970: o surgimento das maxissaias,com o comprimento até s pés, cintura baixa, estampas florais, miçangas e bordados oda disco com saias curtas, extravagantes, colorias e chama
VSTIDO DE 1952, 58 , 67,72-74
• 1980: a cintura volta ao seu lugar e ocorre o surgimento da saia baloné.
SAIA PUNK, CASUAL...