A Evolução Da Saia

  • Uploaded by: Danubia vilhena
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View A Evolução Da Saia as PDF for free.

More details

  • Words: 786
  • Pages: 12
A EVOLUÇÃO DA SAIA

A EVOLUÇÃO DA SAIA A Saia é uma peça do vestuário mais utilizada por mulheres para cobrir apenas as pernas. Desde o princípio da história, a saia vem sendo usada pela humanidade devido ao seu modelo simples e sua grande utilidade. Tudo nela é variável, desde o comprimento ao material utilizado na sua confecção, dos adornos utilizados em sua decoração até sua forma (shape).De acordo com os padrões de uma época ou a moda,as saias podem ser mais compridas, mais volumosas ou mais justas.

HISTÓRIA É muito difícil saber quando que a saia começou a ser utilizada, mesmo porque há divergências quanto o que pode-se considerar saia. Desta maneira, iremos considerar qualquer vestimenta colocada em volta da cintura na parte inferior do corpo como um todo, sem divisão entre as pernas. Logo, não é de se admirar que a primeira peça de roupa foi feita pelos humanos no período mesolítico e tratava-se de um pedaço de pele, sobra de alguma caçada, amarrada pela cintura, no formato de uma saia. Apesar deste passado tão remoto, o primeiro registro que algum destes antigos viventes da terra nos deixou de tal vestimenta é uma escultura suméria, que data de 3000 a.C.

PRINCÍPIO Mas depois dos sumérios, esta vestimenta foi adotada por outras civilizações. Exemplo disto é a civilização do Antigo Egito e o Império Romano. A principal característica das roupas neste momento era a pouca diferenciação das mesmas entre os sexos. No século XI foi quando ocorreram mudanças nestas vestimentas, devido o contato com a cultura oriental, através das cruzadas. Com essa mistura de culturas foram trazidos tecidos mais refinados, novos cortes, peças de roupas e tecnologias, como o botão. Com isso as mulheres orientais começam a mudar seu visual, com roupas mais justas no busto, graças ao abotoamento lateral, e as mangas se tornam amplas no punho e no comprimento.

ulo XI – (Cruzadas, influência oriental nos tecidos) : surge na timenta feminina uma nova peça: o corpete. Este ancestral d partilho era feito bem justo até a altura dos quadris e dele sa a saia ampla, a qual possuía pregas e podia tanto ter o mprimento na altura dos pés quanto ter até uma cauda.

ulo XV e começo do século XVI – (fim da idade média e surg nto e fortalecimento da classe burguesa): saias ricamente dadas de seus vestidos de cintura apertadíssima.

Século XVII e XVIII – ( revoluções burguesas, fortalecimento do capitalismo): as várias saias foram substituída pelo panier, que aumentava a saia lateralmente a tal ponto que algumas delas chegavam a ter até 2 metros de largura. Sobre esta armação era colocada a anágua e sobre esta era utilizada as saia, que podia ser tanto aberta quanto fechada. Os principais tecidos para confecção destas saias eram o veludo, o musseline e os tecidos brocados e adamascados. Século XIX – (surgimento da Sociologia, mudança do teocentrismo para o antropocentrismo, publicação do O Capital, manifesto comunista e século das grande invenções): • 1820 : volta do espartilho, ampliação da saia para da uma sensação de cintura fina.

Modelos do século XVII E VXIII e século XIX

1840: a saia volta a crescer, diminui o volume, mais contin odada e a cintura desce um pouco 1850: foi marcado pelo aumento exagerado da saia, e a nvenção da crinolina, que ajudou a definir o ponto erótico da écada. 1860: a crinolina deixa de ser um círculo perfeito e passa a omprida na parte de trás. Ocorre também o surgimento da nquinha. 1877 a 1910: saia perde o volume, permanece o uso da nquinha e a saia fica com um aspecto semelhante um sino.

éculo XX – ( Guerras Mundiais, Crise de 1929, invenções do éculo XX, Guerra do Vietnã, sufrágio feminino,revolução exual, queda do muro de Berlin, AIDS e Internet): 1910 a 1920: saia Hobles, criado Paul Poiret.

VESTIDO D 1920 E 1926

1920: saias mais curtas, corte reto e a preocupação com a ncionalidade. 1929 a 1930: saias mais amplas, suntuosas ou modelo lápis ais todas compridas 1939 a 1945 : saias curtas, simples e retas, e surgi a idéia d ustomização. 1947 a 1960: estilo New Look, saias com cintura marcada, omprimento um pouco abaixo do joelho e rodada. 1960: surgi a minissaia, com um comprimento um pouco ac o joelho. também neste período o surgimento das maxissaias om o comprimento até os pés, cintura baixa, estampas florai içangas e bordados. 970: o surgimento das maxissaias,com o comprimento até s pés, cintura baixa, estampas florais, miçangas e bordados oda disco com saias curtas, extravagantes, colorias e chama

VSTIDO DE 1952, 58 , 67,72-74

• 1980: a cintura volta ao seu lugar e ocorre o surgimento da saia baloné.

SAIA PUNK, CASUAL...

Related Documents


More Documents from ""

November 2019 4
November 2019 7