QUANDO A VIDA FOR UM SIM AOS APELOS DO AMANHÃ, BEBEREMOS DA NASCENTE QUE É DEUS. QUANDO O CORAÇÃO FOR FESTA A CANTAR O DEUS DA VIDA, NASCERÁ DENTRO DE NÓS UM NOVO CÉU. Deus fará quebrar as armas; Deus fará coração novo! Ele enxugará as lágrimas; Será festa do seu povo.
"O nascimento de João Batista anuncia a chegada dos tempos messiânicos, nos quais a esterilidade se tornará fecundidade e o mutismo exuberância profética." (Or.oriental) Deus mostra como é grande o seu poder e gratuito o seu amor,
O profeta Isaías fala de um
“Servo do Senhor” chamado por Deus desde o ventre da mãe "para levar luz e salvação a todas as nações." (Is 49,1-6) Nesse servo, os cristãos reconheceram sempre a imagem de Cristo. Mas João Batista também foi escolhido desde o seio de sua mãe e plenificado com a força de Deus, em vista de uma grande missão:
Exemplo de João: Profunda HUMILDADE: aceita ser relegado a segundo plano para que Jesus apareça melhor: "Agora convém que Ele CRESÇA e que eu diminua."
S. João Baptista, O modelo e o Patrono dos/das Catequistas. Como ele, nós somos hoje convidados por Jesus a preparar o caminho para a vinda do Senhor.
Viveu no DESERTO muito tempo no silêncio, oração, na sobriedade
Anunciar Jesus é Missão muito séria, não se improvisa: quem evangeliza tem que se preparar com estudo e oração. É o mínimo que podemos fazer...
Não tenhas medo, Zacarias, porque foi ouvida tua oração. Isabel, tua mulher, vai te dar um filho a quem darás o nome de João. Ficarás alegre e muito feliz e muitos se alegrarão com seu nascimento. Ele será grande diante do Senhor desde o ventre de sua mãe E estará cheio do Espírito Santo. Reconduzirá muitos israelitas para o Senhor, seu Deus
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo pois irás adiante do Senhor preparar-lhe os caminhos e dar ao povo o conhecimento da salvação, pelo perdão dos pecados.
“Graças ao coração misericordioso de nosso Deus, o sol do alto nos visitará, para iluminar os que estão sentados nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos para o caminho da paz. O menino crescia e se fortalecia em espírito e morava no deserto, até o dia de se apresentar em público a Israel.
Jesus veio da Galileia ao rio Jordão até João, para ser baptizado por ele. João, porém, se opunha, dizendo: “Eu é que devo ser baptizado por ti e tu vens a mim?”
Jesus respondeu: “Deixa agora, pois convém que assim cumpramos toda a justiça”. Então João concordou.
“Todos se perguntavam se não era ele o Cristo. João disse a todos: “Eu vos baptizo com água, mas vem outro mais forte do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele vos baptizará no Espírito Santo e no fogo.
Fazendo muitas outras exortações, João anunciava a boa-nova ao povo. Mas o tetrarca Heródes, que João repreendia por causa de Herodíades, mulher de seu irmão, e por todas as maldades cometidas, acrescentou mais esta: mandou prender João no cárcere
A Liturgia dá o tom da grandeza de João Batista "Proclamamos hoje as maravilhas que operastes em São João Batista, precursor de vosso Filho e Senhor nosso, consagrado como o maior entre os nascidos de mulher. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor. Batizou o próprio autor do Batismo... e derramando seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo". (Prefácio)
Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntar: “Quem és tu?” Ele confessou e não negou: “Eu não sou o Cristo”
E lhe perguntaram: “Mas então quem és? És Elias?” Ele respondeu: “Não sou”. “És o Profeta?” E ele respondeu: “Não”. Disseram-lhe então: “Quem és afinal, para darmos resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?” Ele disse: “Eu sou a voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor
St. João Baptista foi o percursor de Jesus, Preparou a Sua vinda. •Como é que vês o teu ministério como catequista? •Quais são as verdadeiras motivações que te animam neste compromisso? •Quais são as tuas maiores dificuldades, dúvidas, incertezas, medos e problemas neste serviço a Jesus e à Sua Igreja? •João sofreu por denunciar o erro e convidar à renovação de vida; o que estás pronta a sacrificar por Jesus?