A Agua Na Amazonia

  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View A Agua Na Amazonia as PDF for free.

More details

  • Words: 1,312
  • Pages: 1
A oferta hídrica da bacia amazônica é resultado da combinação de seis afluentes que nascem na Cordilheira dos Andes, captando as águas das geleiras e das chuvas, e de outros seis que se originam na planície amazônica. Seus doze principais afluentes são responsáveis pela captação total de 12 mil a 16 mil km3/ano de água líquida.

CONTAMINAÇÃO POR HIDROCARBONETOS

Águas residuais. Volume de

Quando os hidrocarbonetos, os rejeitos da mineração ou outros dejetos contaminantes entram em contato com o solo, inicia-se um processo de evaporação e percolação que altera a troca gasosa da cobertura vegetal com a atmosfera. peixes contaminados 7 Os afetam a saúde dos

superfície, animais 1 Na invertebrados, como

seres microscópicos 2 Os que participam do

EQUADOR

496.030.437

BRASIL

41.883.750

PERU

41.251.537

COLÔMBIA

11.529.465

Bacia de drenagem. Porção do

processo de formação e oxigenação do solo morrem instantaneamente.

4

Produção de salmoura (barris/ano)

animais e dos seres humanos que se alimentam deles.

aranhas e centopéias, e vertebrados, como mamíferos ou répteis, conseguem fugir com mais facilidade.

3

salmoura produzida pela exploração de petróleo na Amazônia.

território de cada país cujas águas escoam para a bacia amazônica.

No rio, a primeira comunidade biológica a ser afetada é a de plâncton, que morre por asfixia.

PERU BOLÍVIA BRASIL

Morrem também as plantas responsáveis pela produção de alimentos e oxigênio para os demais animais.

EQUADOR

66,5 %

PROBLEMÁTICA Extração de ouro. Para se obter um grama de ouro, são utilizados de um a três gramas de mercúrio, além de cianureto e detergentes. Isso significa que são lançados cerca de 24 kg de mercúrio por quilômetro quadrado de rio.

46 %

6 mamíferos 5 Nos aquáticos, o petróleo

38,5 %

Nos peixes, os contaminantes bloqueiam as vias respiratórias, e os que conseguem se salvar apresentam altos níveis de contaminação.

destrói sua camada natural de isolamento térmico. Também afeta sua capacidade de flutuação, fazendo com que morram afogados.

população têm acesso a esse serviço. A água para consumo humano está contaminada em grande medida, porque quase 70% dos aterros sanitários são a céu aberto. Estima-se que os rios amazônicos recebam 1,7 milhões de toneladas de dejetos e 600 l/s de lixiviados.

Letícia.

Iquitos e Yurimáguas. São portos do tipo flutuantes. Contam com infra-estrutura de atracamento, armazenagem e equipamento necessário para manipulação de carga.

Situa-se na margem esquerda do rio Amazonas. Por ser uma cidade de fronteira, possui características especiais para o comércio fluvial.

Tabatinga. Porto com grande atividade comercial, localizado na fronteira com a Colômbia e o Peru, a 1.600 km acima de Manaus.

45,2%

24,4%

COLÔMBIA

33,5%

26,0%

EQUADOR

29,0%

21,1%

PERU

40,3%

33,7%

VENEZUELA

20,0%

15,0%

Águas brancas São águas bastante produtivas e com muitos nutrientes. Possuem um pH neutro, entre 6,2 e 7. Sua turbidez se deve à carga de sedimentos inorgânicos, argilas illita e montmorillonita, transportadas dos Andes para as planícies aluviais.

Esgoto. A maior parte das áreas habitadas da Amazônia não conta com rede de esgoto. O esgoto é lançado no rio sem tratamento, tornando-se uma fonte de contaminação para a fauna, a flora e os seres humanos.

quantidade de algumas espécies de peixes. Em determinadas regiões, a população enfrentou fome por esse motivo. A morte dos peixes por contaminação e a sua posterior decomposição causam doenças. A atividade pesqueira não corre sério risco, mas a exploração indiscriminada de certos recursos ocasiona a diminuição da oferta natural de peixes.

Rios rápidos Isso contribui para o assoreamento dos rios quando estes atingem a planície amazônica.

PIRARUCU

Na sua breve passagem pelo setor da cordilheira, os rios correm encaixados e turbulentos, em conseqüência das condições topográficas e geológicas predominantes.

LETICIA

Manaus. Situada às margens do rio

Negro, principal afluente da margem esquerda do Amazonas . Por suas docas passa boa parte do comércio fluvial brasileiro.

TAMBAQUI Alto e médio Putumayo

IQUITOS

São formações geológicas presentes no curso dos rios quando estes atravessam terrenos rochosos resistentes à erosão das águas. Encontram-se nos contrafortes dos Andes e no Escudo das Guianas.

TUCUNARÉ

246 0,5 m 1 m

MANAOS

1,5 m 2 m

Santarém. Conta com um porto privado, que dispõe de silo gigante capaz de armazenar 60 mil toneladas de grãos. A partir daqui, a soja é exportada para o mercado europeu. Está ligada com o sul da Amazônia por meio da rodovia BR-163 Cuiabá–Santarém.

SANTARÉM

1.461 km

427 km

Belém. Seu porto fluvial é a porta de entrada para a Amazônia brasileira e é considerado o mais dinâmico do norte do Brasil. Belém é o ponto de partida para visitar praias e locais ecoturísticos.

BELÉM

TABATINGA 370 km

Nascem na planície amazônica. Apresentam baixos valores de pH, maior transparência e alta concentração de ácidos orgânicos, como os húmicos, que lhes conferem essa cor. Tais condições fazem com que os ecossistemas de águas pretas tenham menor produtividade. As áreas alagadas por esses rios são conhecidas no Brasil como igarapés.

Saltos e cachoeiras

CACHARA

369

Aguas negras

Curvas pronunciadas na trajetória dos rios quando estes chegam à planície amazônica. Apresentam formas e desenvolvimento variados, mas geralmente se caracterizam pela erosão das margens côncavas e acumulação de sedimentos nas margens convexas.

O desmatamento produz freqüentes desbarrancamentos na época das chuvas.

(g/pessoa/dia)

500-800

Corpos d'água formados pelas cheias dos rios na planície amazônica, dotados de uma grande riqueza em fauna e flora aquática. Constituem o meio de vida para uma importante parte da população ribeirinha amazônica.

Escassez de peixes. Redução da

FILHOTE

Alto Amazonas

Várzeas

Meandros

Consumo diário.

490-600

RIO AMARELO OU HUANG HE, com 5.464 km

Em razão do intenso desmatamento, principalmente nas vertentes do piemonte dos Andes, o assoreamento está aumentando nos rios da planície amazônica, favorecendo transbordamentos e a alteração do curso e da dinâmica dos rios.

Saneamento

BOLÍVIA

Baixo Amazonas

RIO MISSOURI, com 6.270 km

Nascem nas regiões mais antigas da bacia (escudos do Pré-Cambriano e Paleozóico). Como seu nome indica, trata-se de sistemas com alta transparência, baixo pH e reduzida produtividade, pelas características de seus solos, em geral arenosos.

ASSOREAMENTO

Cobertura do serviço de água potável e saneamento (países andino-amazônicos)

Médio Amazonas

RIO YANGTZÉ, com 6.380 km

Garimpo de ouro (lavagem da areia com o uso de bombas e dragas, nos rios, e dos veios), com o emprego de mercúrio como método de amalgamação. Exploração de petróleo. Culturas ilícitas. Culturas industriais que usam agroquímicos. Resíduos urbanos.

Águas brancas

A pesca é a principal fonte de proteína das populações locais da Amazônia, sendo mais importante do que a caça.

Apesar de ser a via de comunicação natural mais importante da América do Sul, o tráfego internacional de embarcações no rio Amazonas é modesto, devido ao reduzido número de núcleos comerciais e industriais nas suas margens e à falta de infra-estrutura de navegação.

RIO NILO, com 6.671 km

Os cinco principais contaminantes.

Cursos e corpos d'água organizados sob diferentes condições geológicas, topográficas e geomorfológicas, gerando ambientes aquáticos diferenciados.

Corte. O desmatamento é uma ameaça cada vez maior à disponibilidade de água, uma vez que interfere no ciclo hidrológico.

Pesca na Amazônia

NAVEGAÇÃO

RIO AMAZONAS, com 6.992,06 km

LEITO DOS RIOS E TIPOS DE ÁGUA

66 % 57,7 %

unanimidade a respeito da extensão dos principais rios do mundo. A dificuldade de medir seu comprimento total decorre do grande tamanho das bacias hidrográficas e do fato de que os rios correm, em parte, por territórios muito acidentados, tornando bastante complexa a tarefa de localizar suas nascentes.

Produção de cocaína. A produção de pasta-base de cocaína utiliza em média duas toneladas de precursores químicos (ácido sulfúrico, cal, gasolina, querosene, permanganato de potássio e amônia) por hectare de coca processada, elementos tóxicos que são despejados nos rios amazônicos após serem usados.

Água potável. Só 46% da

Rede de água COLÔMBIA

Agentes químicos. Aumentam as concentrações de nitratos, o que propicia o crescimento de algas e a eutrofização de lagos e várzeas, afetando os demais organismos dos ecossistemas aquáticos.

Principais rios do mundo. Não há

321 km

Related Documents