230106-linguagem Corporal Shtm

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 230106-linguagem Corporal Shtm as PDF for free.

More details

  • Words: 685
  • Pages: 4
Guia do Currículo Guia Busca de Emprego Guia Dinâmica de Grupo Guia da Entrevista Sucesso Profissional Planejamento Comportamento Sua Imagem Qualidade de Vida Pergunte ao Especialista Notícias Entrevistas Colunistas Livros Testes Guia de Profissões Pesquisa Salarial Cargos + procurados Links P.I.A.D.A Revista Vencer Venda MaisRevista Amanhã Revista Neurônio O seu corpo fala na hora da entrevista Conheça o certo e o errado da linguagem corporal e não envie nenhuma mensagem errada ao seu entrevistador Por Clarissa Janini Mais do que palavras, gestos e sinais podem revelar os verdadeiros sentimentos e sensações de uma pessoa quando interage com os outros – se está à vontade ou não, se está dizendo a verdade ou não, etc. Durante a entrevista de emprego, mais do que nunca, é importante estar atento a todos os seus movimentos corporais e expressões faciais para transmitir uma boa impressão ao entrevistador. É bom lembrar que os recrutadores são treinados para detectar e captar os mínimos detalhes de suas atitudes – positivas ou não. O importante, no final das contas, é transparecer que está seguro e preparado para enfrentar a situação. Para não escorregar, siga as dicas de Priscila Mendes, especialista em entrevista do Empregos.com.br e consultora do Hay Group Brasil e de João Pedro Caiado, consultor em recursos humanos e fundador da Human Development Organization. Equívocos mais comuns e que devem ser evitados na hora da entrevista:

Braços cruzados – Essa atitude revela descontentamento e falta de conexão com o outro. Em outras palavras, fecha o canal de comunicação entre você e o recrutador – e isso vale também para pernas e mãos.

Segurar bolsa ou caneta – Qualquer objeto que você estiver segurando durante a entrevista estará servindo como

um “amuleto da sorte”, o que, para o selecionador, irá demonstrar insegurança.

Olhar para baixo – Não olhar nos olhos do entrevistador é o erro mais freqüente dos candidatos. Deixar de encará-lo pode revelar medo e falta de confiança.

Sentar-se na beirada da cadeira – Indica desconforto e vontade de ir embora o mais rápido possível. Não é a impressão que você deseja passar para o empregador, certo?

Mexer braços e pernas em demasia – É uma resposta natural do corpo quando se está nervoso e ansioso. Evite, também, “tiques” e “cacuetes”, como passar a mão a toda hora no cabelo. Por outro lado, ficar totalmente estático não é a melhor opção. Você é um produto que tem vida.

Soluções que devem ser aplicadas:

Sente-se no encosto da cadeira e incline-se um pouco para frente – Você se sentirá automaticamente mais seguro e relaxado. Inclinar-se para frente irá demonstrar ao selecionador uma atitude positiva com o momento

Repouse os braços no apoio da cadeira – Isso evitará que você cometa os erros descritos acima. Se a cadeira não possuir apoio, é só pousar as mãos sobre as pernas – sem cruzar os braços, claro.

Olhe nos olhos do entrevistador – Ao encará-lo de frente, você transmitirá confiança e criará empatia. Outra dica é movimentar a cabeça e a sobrancelha de forma a mostrar que você está entusiasmado com a conversa.

Sintonia de movimentos – Procure sincronizar seus gestos e movimentos com os do selecionador – esta técnica, denominada “rapport”, ajuda a criar maior sinergia e envolvimento com o outro.

Dicas especiais Antes da entrevista – Se você for tímido e estiver muito ansioso para a entrevista,

procure se alongar momentos antes de conversar com o recrutador. “Se não estiver se sentindo confortável, vá ao banheiro e faça um alongamento”, diz Priscila. Controlar a respiração também é um ótimo recurso para ficar mais relaxado. Ao final da entrevista - É imprescindível que, ao cumprimentar o entrevistador, você dê um aperto de mão firme e confiante. A dica aqui é, ao final da conversa, apertar a mão ainda com mais firmeza – sem machucá-lo, é claro. “Isso irá demonstrar que você sentiu confiança na entrevista”, afirma Caiado.

Receba quinzenalmente dicas e informações para sua carreira no seu e-mail gratuitamente. Seu nome Seu e-mail

Guia do Currículo Faça um currículo eficiente Entrevistas Arquitetura comercial Campus Especial programas de trainee e estágio Veja mais...

+ Ver índice

Related Documents

Lenguaje Corporal
June 2020 7
Expresion Corporal
November 2019 20
Linguagem Corporal
October 2019 19
Higiene Corporal
October 2019 14
Expresion Corporal
May 2020 6