2009[1]

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 2009[1] as PDF for free.

More details

  • Words: 1,270
  • Pages: 5
Profa. Edna Gobetti - Educação, Antropologia e Multiculturalismo - UNIBR – 2009

Página 1 de 5

UNIÃO BRASILEIRA EDUCACIONAL - UNIBR 1º. Semestre PEDAGOGIA – A e B EDUCAÇÃO, ANTROPOLOGIA, MULTICULTURALISMO Professora Ms. Edna Gobetti Vieira Coelho LICENCIATU RA

Cronograma de atividades – QUINTA - FEIRA 40 h/aula

SE M AN A

DA TA

PROGRAMAÇÃO

Profa. Edna Gobetti - Educação, Antropologia e Multiculturalismo - UNIBR – 2009

J ANE IRO 1ª 29/0 (1) Apresentação da professora, sem 1 da disciplina, da metodologia e ana do sistema de avaliação. F EVE REI RO 2ª 05/0 (2) Debate com elaboração de sem 2 painel sobre as palavras ana chaves: Educação, Antropologia e multiculturalismo.

UNIDADE I A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA INDICAÇÃO PARA LEITURA NA UNIDADE I: • MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Ed. Brasiliense. Coleção Primeiros Passos. • LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 14. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 3ª 12/0 (3)Antropologia a ciência do sem 2 homem ana Cultura: conceito antropológico Aula expositiva com debate Textos de apoio disponibilizados no portal:  Antropologia. O que é isso?  Subdivisão da Antropologia.  Áreas de pesquisa da Antropologia.  Conceito de cultura. Texto básico: MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas. 8. ed. Petrópolis, Vozes, 2001. P. 33-47. 4ª 19/0 (4) Cultura e Civilização sem 2 Cultura e subcultura ana Sistema e Subsistema Produção1 – sala de aula ( em dupla) Textos de apoio disponibilizados no portal:  O que existe além do mundo civilizado?  A força da cultura Texto básico: MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas. 8. ed. Petrópolis:

Página 2 de 5

Profa. Edna Gobetti - Educação, Antropologia e Multiculturalismo - UNIBR – 2009

Página 3 de 5

EMENTA A Antropologia como campo de conhecimento e sua relação com os processos de socialização. Educação, escola e multiculturalismo: a escola como espaço de socialização e de vivências socioculturais. Diversidade etnocultural e educação: diferença e desigualdade. A relação dialética subjacente entre subculturas e totalidade social, levando-se ao entendimento de que a ação pedagógica se faz pela cultura como instância de um fazer histórico, político e socialmente determinado. O educador na formação da consciência ética e de cidadania. Interações entre Antropologia, Cultura, Educação e outras dimensões sociais para compreensão de uma possível cultura da infância/adolescência brasileira. Instrumentação dos futuros profissionais da educação para o trabalho com metodologias de ensino que acolham a diversidade presente no cotidiano da escola visando uma socialização escolar sem preconceitos. BIBLIOGRAFIA BÁSICA HALL, Sturt. A identidade cultural na pós-modernidade. (Trad.) Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs). Multiculturalismo: diferenças Culturais e práticas pedagógicas. Petropolis, RJ: Vozes,2 008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABDALA, Benjamin Junior (org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Bomtempo Editorial, 2004. BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Maria. Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas: Papirus, 1998. BOAS, Franz. Antropologia cultural. (Org.) Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. BOFF, Leonardo. O despertar da águia: o dia-bólico e o sim-bólico na construção da realidade. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Jogo da diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. HOEBEL, E. Adamson; FROST, Everett L. Antropologia cultural e social. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 2003. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Ed. Brasiliense. Coleção Primeiros Passos. RIBEIRO, Darcy. Povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. TRINDADE, Azoilda; SANTOS, Rafael (Orgs.) Multiculturalismo: as mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP& A Editora, 1999. Vídeos e outros recursos didáticos com aplicação no desenvolvimento dos conteúdos do componente curricular.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: A= No processo (Produção + Comunicação+ Leitura de obra) Produções: P1 = 1,0 crédito P2 = 1,0 “ P3 = 1,0 “ P4 = 2,0 “ P5 = 1,0 “ P6= 2,0 “ Comunicação: 2,0 créditos Leitura de livro: 3,0 créditos

Profa. Edna Gobetti - Educação, Antropologia e Multiculturalismo - UNIBR – 2009

Página 4 de 5

A – Total no processo = 13,0 créditos.



A nota máxima é 10,0. O aluno pode optar por eliminar 2 produções e a leitura de um dos livros indicados para obter os 10 créditos. O valor excedente será computado como participação no momento do fechamento da nota no processo. Atenção: Não poderá ser eliminado o crédito corresponde à comunicação.



SOBRE A COMUNICAÇÃO: As comunicações serão feitas em sala de aula, individualmente. Não é seminários e nem atividade em grupo. O aluno deverá elaborar a ficha de leitura ( provavelmente no portal) e, no primeiro momento da aula, se inscrever para a comunicação(colocando seu nome na lousa ao ingressar na sala de aula), para candidatar-se a apresentar à classe as suas considerações sobre a leitura efetuada. A comunicação, mediante a ficha de leitura apresentada no portal, terá o valor de 2,0 pontos. Os doze alunos( 12 ), primeiros da lista terão, no máximo, 3 minutos para fazer a comunicação, não podendo exceder esse tempo. Sempre que o aluno fizer a ficha de leitura deverá apresentar seu nome como inscrito. As fichas de leitura elaboradas, mesmo que o aluno já tenha feito a comunicação, serão computadas para ponto de participação(de 0,25 até 1,0 ponto) caso o aluno necessite de créditos no fechamento da nota. Não havendo inscrição de alunos que ainda não se apresentaram, poderão ser chamados alunos inscritos repetidamente. Atenção: O aluno que protelar a sua participação nessa dinâmica poderá ser prejudicado ao final do processo. Cada aluno deverá fazer, no mínimo, uma comunicação para valer os dois pontos. Os 2,0 créditos correspondentes à comunicação serão reduzidos a 1,0, caso o aluno não se apresente oralmente, mesmo que tenha apresentado no portal todas as fichas de leitura. § O limite é de, no máximo, a apresentação de 14 alunos por aula ! Não haverá exceção!!



SOBRE AS PRODUÇÕES EM SALA DE AULA. Não haverá compensação do crédito perdido referente à produção em sala de aula. Por esse motivo já conta o aluno com 3,0 créditos a mais na somatória final. A única exceção concedida será para eventual caso de necessidade de atendimento domiciliar, expedido formalmente pela secretaria.



SOBRE AS PRODUÇÕES DOMICILIARES

A produção entregue após a data agendada terá seu valor dividido por dois, independente da justificativa apresentada pelo aluno. Entenda-se data de entrega como a última data, podendo ser entregue antecipadamente. Não serão aceitas produções em atraso após a devolução da mesma para a classe. 

SOBRE A LEITURA DE OBRA Estão sendo apresentados três (03) títulos como indicação de leitura.

Profa. Edna Gobetti - Educação, Antropologia e Multiculturalismo - UNIBR – 2009

Página 5 de 5

O aluno que optar por efetuar a leitura deverá apresentar sua posição sobre a importância, ou não, da leitura efetuada, justificando e evidenciando os pontos forte e/ou fracos da obra, conforme a sua avaliação. O prazo para entrega é até o ultimo dia de aula da unidade para qual a obra foi sugerida: Unidade I = 19/03 Unidade II = 28/05 Não serão aceitos, em hipótese alguma, trabalhos após essa data.

B – Prova Oficial = 10,0 A+B = X : 2 = nota final

Espero contar com a participação de todos para que nossos encontros sejam proveitosos. Que tenhamos um ótimo semestre letivo!

Edna Gobetti

Related Documents

Clase_14-20091
June 2020 59
Roma 20091
November 2019 55
Moreno Cata Ej1 20091
December 2019 46
Book 20091.pdf
May 2020 15