Página 1 de 7
PL ANIFIC AÇ ÃO DE SESS ÃO ANO LECTIVO 2005/2006
CURSO: Restaurante / Bar ______________________________ ANO: _2º_ TURMA _RB2 DISCIPLINA: Restaurante________________________________________________________
ÁREA TEMÁTICA / TEMA: Mise-en-places Mod 16
OBJECTIVOS GERAIS: Aperfeiçoar as técnicas da execução de mise-en-places
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: No final da sessão, os formandos deverão ser capazes de efectuar todas as rotinas de mi-se-places diárias de um restaurante, bem como efectuar as mise-en-places necessárias ao normal desenrolar do serviço de almoços
DATA
SESSÃ O Nª
Nº DE HORAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
30
Mise-en-places
INSTRUMEN TOS PEDAGÓGIC OS - Apresentação multimédia - Restaurante pedagógico
MÉTODOS/TÉCNICAS PEDAGÓGICAS: - Expositivo - Demonstrativo - Activo
TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS: Curso: Restaurante
Formador: Francisco Dias
Página 2 de 7 Avaliação efectuada por observação
Lamego, ____/____/_____ ________________________ (Assinatura)
MANUAL DA DISCIPLINA DE: Restaurante CURSO: Restaurante PROFESSOR: Francisco Dias
ÁREA TEMÁTICA/TEMA (S): Hierarquia Profissional
CONTEÚDOS 2.1
Categorias profissionais
2.2
Função de cada elemento na brigada
Curso: Restaurante
Formador: Francisco Dias
Página 3 de 7
A profissão de empregado de mesa À primeira vista, a profissão de empregado de mesa parece ser uma profissão fácil e interessante, oferecendo possibilidades de ganhos muito apreciáveis e um vasto número de conhecimentos com pessoas influentes. Devido ao aspecto social da nossa profissão, muitos são os homens de negócios que se juntam à mesa de refeição para fechar negócios ou para os iniciar. Deverá ser por isso necessário o máximo de descrição e nunca nos intrometermos nas conversas destes. É uma bonita profissão para aqueles ou aquelas que saibam fazer prova das qualidades requeridas e adaptar-se com elegância a fim de chegar ao ponto alto da hierarquia hoteleira.
A Brigada de Serviço do Restaurante Esta expressão designa todos os empregados de mesa que trabalham dentro de um hotel ou restaurante, cada um tem o seu posto respectivo e o rol a desempenhar dentro da escala hierárquica, desde o aprendiz ao chefe de mesa. A brigada de serviço não pode trabalhar bem se não for animada por um bom espírito de equipa.
Designação Aprendiz
Curso: Restaurante
Descrição das categorias profissionais Jovem que após ter terminado o seu período de Escola obrigatória começa na profissão e ao mesmo tempo frequenta um curso num centro de formação profissional.
Formador: Francisco Dias
Página 4 de 7 Estagiário
Jovem que frequenta um curso numa Escola de Hotelaria e efectua um estágio prático num estabelecimento hoteleiro.
Commis
Jovem que terminou a sua aprendizagem e assiste o chefe turno, esse trabalho pode igualmente ser efectuado pelo aprendiz ou estagiário.
Ajudante de turno
Jovem promovido ao posto superior a quem deram a responsabilidade de um pequeno turno e que deve estar em sintonia com o chefe de turno, colaborando com os Commis.
Chefe de turno
Empregado qualificado, que é responsável por várias mesas num restaurante (Rang, quadrado estação ou turno).
Escanção
Elemento que se ocupa essencialmente por todo o serviço de vinhos e outras bebidas, e substitui o chefe de mesa na sua ausência.
Subchefe de mesa
Ele deve antes de tudo substituir o chefe de mesa. Se o hotel possuir um restaurante ou uma sala para grupos, este, responsabiliza-se por um sector.
Chefe de Mesa
Responsável por toda a brigada de serviço do estabelecimento e de assegurar o bom funcionamento das secções inerentes.
Funções de cada elemento Director de restaurante
Assegurar toda a gestão do sector; Orienta a secção, com a colaboração do Chefe de Mesa;
Curso: Restaurante
Formador: Francisco Dias
Página 5 de 7
Deve manter contactos frequentes com a cozinha; Deve manter contactos com a Direcção; Deve saber lidar facilmente com os clientes, superiores e subordinados; Deve dar ordens claras e concisas.
Chefe de mesa
Organiza e orienta os serviços no restaurante e anexo; Assegura a disciplina nas secções a seu cargo; Distribui os serviços de acordo com o número e categoria do pessoal; Assiste o Chefe de Cozinha na elaboração das cartas das iguarias; Elaborar a carta de bebidas com o responsável do sector de alimentação e bebidas; Coloca em dia o «ficheiro de clientes»; Elabora o plano de reservas em função do gosto do cliente; Organiza a formação do pessoal (diário ou mensal); Acolhe os clientes; Vende as sugestões especiais e outras iguarias, e aconselha as bebidas que se acordam com as iguarias; Supervisiona o serviço a fim de garantir a satisfação do cliente; Tem em atenção as reclamações e tenta solucioná-las; Despede-se dos clientes na hora da saída.
Subchefe de mesa • • • • • • • •
Profissional com autoridade a seguir ao chefe de mesa; Dirige os trabalhos matinais das mise-en-places; Ajuda o chefe na recepção dos clientes; Tira o pedido e faz sugestões; Executa os serviços de confecções de sala; Substitui o Escanção; Substitui o Chefe de mesa; Deve ter os mesmos conhecimentos que o chefe de mesa.
Escanção
Curso: Restaurante
Formador: Francisco Dias
Página 6 de 7
Responsável de todo o serviço de vinhos e outras bebidas; Sugere o aperitivo após a escolha da ementa; Aconselha os vinhos adequados para a mesma; Apresenta e serve os vinhos; Deve possuir um certo nível de conhecimentos que lhe permitam substituir o Chefe ou o Subchefe de Mesa; Deve ter conhecimentos de bar; Deve conhecer profundamente os vinhos nacionais e estrangeiros.
Chefe de turno - Empregado de mesa de 1ª
Responsável pela posição de chefe de turno (tem a seu cargo mais ou menos 6 a 8 mesas, chegando por vezes a 10); Prepara as mise-en-place, em colaboração do ajudante de turno; Deve verificar se tudo está limpo e em ordem antes do início das refeições; Planeia os serviços a executar segundo as instruções do superior hierárquico; Informa-se da composição das ementas de forma a poder dar as explicações necessárias; Serve os clientes; Desembaraça as mesas e coloca o material no local de apoio para o seu ajudante transportar de seguida até á copa; Deve saber despenhar e dividir peixes de várias formas; Deve saber desossar e trinchar várias carnes e aves; Deve saber descascar e dividir frutas; Ser amável e simpático sem ser servil; Apresentar-se com aprumo.
Ajudante de turno – Empregado de mesa de 2ª Na maioria dos casos, actua como ajudante de turno, salvo em casa de menor categoria onde neste caso é ele o responsável pelo turno. É um profissional de menor experiência que o anterior, na hora das refeições ele é responsável por: Transporta as iguarias, guarnições, molhos e outros para a sala; Transporta todo o tipo de louça quer sejam quentes ou frias, sujas ou limpas, tanto para o interior da sala como para o exterior; Colabora com o Chefe de turno nas mise-en-places e em todo serviço em geral; Curso: Restaurante
Formador: Francisco Dias
Página 7 de 7
Deve conhecer e saber definir as iguarias; Deve informar-se da composição das ementas.
Curso: Restaurante
Formador: Francisco Dias