PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2009
Carreiras
7
Dica
No mundo digital
Profissional precisa estar atento ao movimento da internet, entender as mídias digitais, seus formatos e características. Deve também sair da frente do computador para buscar influências nas artes, nos livros e nas escolas clássicas de comunicação para entender a linguagem e promover a migração do conteúdo para o ambiente digital. Cristiane Konrath Ramires, 27 anos, arquiteta de informação no núcleo de User Experience da Globo.com ARQUIVO PESSOAL
Bacharelado em Comunicação Digital da Unisinos exporta talentos para pensar a internet
Comunicação Digital O curso
O que a banda Fresno tem a ver com a comunicação digital? Como conseguiu construir a carreira com a ajuda da internet? Por meio de cases de sucesso na rede, alunos do curso de Comunicação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) criaram o site www.quempensaawebfazaweb.com.br. A ideia é divulgar a graduação, ainda inédita no país, que está exportando talentos gaúchos e abastecendo as principais agências do país. Muita mais do que construir sites, o curso se propõe a formar profissionais conceituais para a rede. Em três anos e meio, o currículo envolve o estudante para que ele aprenda a pensar o ambiente digital e acumule repertório suficiente para solucionar problemas, além de propor novas maneiras de relacionamento na web. – A internet já divide a atenção com a TV, com o jornal impresso, com o livro. Os ambientes digitais devem ficar cada vez mais próximos das pessoas. O Brasil é líder em tempo de navegação e precisamos pensar este lugar para evoluir a comunicação – diz o coordenador do curso, Daniel Bittencourt. No universo da comunicação digital, o público não é mais apenas o receptor como era há pouco tempo atrás. Ele interage, produz conteúdos. E, para interferir neste novo modelo, a capacitação profissional é um diferencial importante. É o que empresas e meios de comunicação estão descobrindo. Entre as funções do comunicador da web está a arquitetura da informação, que envolve estudos e mapeamento dos internautas para os projetos. Entre as competências está a descoberta do tipo de experiência desejada para o consumidor no momento que acessa um produto de comunicação digital, como jogos, sites ou vídeos.
Trabalho em equipe é principal característica Para Filipe Guth, 18 anos, aluno do segundo período do curso, a graduação está se revelando acima de suas expectativas. Ele conta que desde os 12 anos passou a se interessar pela internet e encontrou o currículo certo e inovador. – Queria um curso que focasse a web, da tecnologia ao conceito. Temos aulas diárias, sempre com as mesmas pessoas. Isso nos integra e crescemos juntos. A comunicação digital precisa ser mais reconhecida pelo mercado – diz um dos criadores no site do curso. Trabalhar em equipe é uma das características da carreira, que pode ter a velocidade da rede. Foi o que ocorreu com Cristiane Ramires, formada pelo curso. Em quatro dias, ela teve de providenciar festa de despedida e organizar a sua mudança para o Rio. de Janeiro. Na semana passada, ela se integrou à equipe do núcleo de User Experience da Globo.com, que se preocupa com a experiência do usuário ao acessar o portal. Como Cristiane, outros 41 profissionais estão graduados no curso. E o índice de empregabilidade cresce, com a ocupação de cargos em empresas como Cubocc, Dell, Globo, Red, Ag2, Rage, W3house e Locaweb. Conforme a instituição, 70% dos atuais alunos já passaram por uma atividade profissional remunerada na área. No mercado, a publicidade é destaque.
O bacharelado apresenta currículo inédito com áreas que se complementam, como negócios, design, conteúdo e tecnologia digital. São 3.150 horas/aula em sete semestres, uma carga horária que equivale a quase cinco anos em um curso tradicional.
Mercado
O mundo digital favorece novas carreiras e oportunidades no campo da comunicação e da tecnologia. Há mercado na produção jornalística para desenvolver projetos gráficos e no processo de conservação de produtos culturais e agências digitais.
O que é uma agência digital
Como eu fiz Quando conheci a Comunicação Digital, pensei na hora: criaram o meu curso. Até então, nenhuma graduação havia atendido as minhas expectativas. Cheguei a cursar dois semestres de Publicidade, mas o currículo oferecia pouco do que eu me interessava em saber. Por conta disso, fiquei quatro anos sem estudar e cheguei a pensar que não iria encontrar outro curso na universidade. Ingressei na segunda turma do curso, em 2005. Tinha muito pouco conhecimento de software. Mas um ano depois comecei a trabalhar na Unisinos, publicando periódicos científicos eletrônicos. Depois, atuei apoiando a Geologia, digitalizando e traduzindo o complexo conteúdo das pesquisas para diferentes níveis e perfis de públicos. No último ano da faculdade, uma agência me convidou para integrar a equipe como arquiteta de informação. Assumi o cargo no dia seguinte da entrega do meu trabalho de conclusão de curso. Em Porto Alegre, ainda trabalhei por 10 meses em outra grande agência até receber, em outubro, a oportunidade de me aproximar da Globo.com, onde já faço parte da equipe, no Rio. Das conversas à decisão, foi tudo muito rápido. Dentro da comunicação digital, optei pela arquitetura de informação que é uma etapa bem específica num projeto digital. O melhor desta carreira é poder traduzir linguagens, conceber e construir ideias na internet, pensando na experiência de interação de quem acessa o portal. Cristiane Konrath Ramires, bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos
Uma empresa que pode desenvolver para os clientes uma intranet, campanhas de marketing viral (conteúdo pensado para que os usuários repliquem e recomendem na internet), ações de marketing de guerrilha (elementos que provoquem uma exposição na mídia sem que o produto apareça de imediato), sites, portais, arquitetura de informação (estudo e mapeamento de conteúdos e públicos para projetos de comunicação), conteúdo para dispositivos móveis (celular, smartfone, ifone), consultoria de projetos (elaborar estratégias para a empresa), redes sociais (identificar o que as pessoas estão comentando sobre produtos e serviços e, a partir disso, dialogar e propor mudanças na empresa).
Onde estudar Unisinos
Para conhecer o dia a dia da graduação www.unisinos.br/digital